:: Página Principal  
 

  - Etapas

  - Recordes



Comentários

Texto: Filipe Sturion / Fabio Pascoal

O Autódromo de Curitiba recebeu, nos dias 4 e 5 de agosto, a 4ª etapa do Paranaense de Arrancada. O evento contou com 3 quebras de recorde, nas categorias TO, com Celso Camargo, DT-B, com Adalberto Jahn Jr e Dragster Jr com Isabela Porte. A prova teve também a estreia de grandes carros, como os Camaros equipados com motores V8 big block da americana ProLine Motors e o aguardado Marea Fivetech Aspro de Sergio Filippi Jr, pela categoria DS.

O evento contou com pouco mais de 100 participantes, bom para os moldes da Arrancada brasileira, mas pouco para uma prova do Paranaense de Arrancada. Isso se deve ao fato da grande proximidade entre as provas, já que a etapa anterior aconteceu háapenas 1 mês, e principalmente a antecipação da data do Velopark (Copa Brasil) para apenas 2 semanas depois da etapa do Paranaense. É necessário que os promotores, que organizam um campeonato em comum, tenham responsabilidade quanto ao manejo de datas para que ninguém saia prejudicado.

Além dos pegas na pista, o público que compareceu ao Autódromo pôde acompanhar o som automotivo, que rolou atrás das arquibancadas. O público que curte o som é grande, e todos ficaram extasiados com apresentação da “Carreta Treme Treme”, que com exatos 192 falantes de 15”, é considerado o maior som automotivo do mundo, e realmente faz o corpo tremer! Ao final do evento, foi realizado o aclamado show de manobras radicais!

Mais uma vez o evento aconteceu sem os placares eletrônicos, aumentando ainda mais a responsabilidade do locutor Marko, que trabalhou muito para manter o público a par do que acontecia nos 402 metros.

Traseira Original
Celso Camargo, da Julieta Competições, permanece imbatível na categoria, e está cada vez mais perto dos 9 segundos. Baixou mais uma vez o recorde da pista Paranaense com ótimos 10s025.

Dianteira Turbo B
A equipe Julieta Competições segue fazendo historia na Arrancada Brasileira. Além do recorde na Traseira Original, derrubou o placar também na Dianteira Turbo B, com o piloto Adalberto Jahn Jr, com incríveis 10s775. Adalberto, que está pensando em se aposentar das pistas de Arrancada, fez a grande despedida da DT-B! Mas fica nossa torcida para que ele não aguente ficar longe e siga sua carreira de recordes e vitórias!

Força Livre Dianteira
Sérgio Sapinho Ganga que compete na categoria Força Livre Dianteira, sofreu com a quebra do bolachão e acabou dando uma “lambida” no muro ainda nos treinos e por esse motivo acabou ficando impedido de fazer as puxadas oficias. O grande vencedor da categoria foi o paranaense Airton Carraro, com o tempo de 9s575 @ 251 km/h.

Dragster Jr
Depois dessa etapa, muito marmanjo ficou com vontade de acelerar um Dragster Jr! Aos 15 anos de idade, Isabela Porte, da equipe Dominator, atraiu a atenção para a categoria ao registrar impressionantes 7s409 nos 201 metros! Novo recorde da categoria e tempo de um DT-B de ponta!

Pro Mod
A categoria Pro Mod foi a mais aguardada do final de semana, pois contou com a estreia dos Camaros Pro Mod dos pilotos paranaenses Roderjan Busato e Fabio Costa. Os carros contam com motores Big Block bi-turbo que podem chegar aos 4000cv de potência, quando usado pressão de turbo máxima. Em um treino na pista SPID, esses carros chegaram a
andar nos 6 segundos baixos, porém em Curitiba, os monstros dos 402 metros esbarraram na falta de grip. Mesmo com pressão baixa, não foi possível acelerar os bólidos, que destracionavam assim que o acelerador era levemente pressionado! O VHT foi aplicado por diversas vezes para tentar que os carros pudessem fazer seu show, porém, além do VHT, é necessário a aplicação de borracha para garantir um grip que aceite este tipo de carro. Quem levou a melhor foi Hiroshi Abe, da Illicit Customs, que também sofreu com a falta de Grip, mas conseguiu uma boa puxada e registrou 8s035 com o Chevy Malibu biturbo. Nesta etapa, Hiroshi abandonou as peças em fibra e retornou as originais em lata,
resgatando a bela pintura inspirada em um avião de guerra. Hiroshi foi o mais rápido do fim de semana na competição. Helder Gandolfo, que prometia colocar fogo na disputa da Pro Mod, ficou de fora da disputa devido a problema com os aneis de seu motor Chevy V8 big block.

Curta o DragsterBrasil.com no Facebook:


 
  :: Página Principal