DragsterBrasil.Com

Em prol do Esporte Arrancada- Nova pista em Tapejara-RS

Data: 23/08/2020

Local: Tapejara-RS

Rio Grande do sul esta prestes a ganhar mais uma pista de Arrancada! A reta está cidade gaúcha de Tapejara, que conta com cerca de 22.000 habitantes, está localizada proximo a cidade de Passo Fundo. 

 

O Nascimento da pista!

Associação Automobilística Tapejarense, filiada junto a Federação Gaúcha de automobilismo e consequentemente a Confederação Brasileira de Automobilismo desde 2003, e chefiada pelo atual presidente Henrique Dalposso e seu vice Ronaldo Canali,  foi criada inicialmente com intuito de organizar provas de arrancadas em vias públicas, na época legalizadas, mas logo proibidas. 
       Sem lugar para acelerar, os associados adquiriram uma área de 6.9 hectares para a construção de uma reta em asfalto com cerca de 500 metros, a qual foi concluída em meados de 2012, com recursos do poder público Federal. Após o termino da das obras, por questões jurídicas a área onde a mesma foi construída foi doada ao poder público,  a partir de então tendo como proprietários o poder público, praticamente nada mais foi feito, demonstrando a total falta de interesse no esporte Arrancada, tudo ficou apenas em promessas. "Até hoje a pista encontra-se na mesma. Pois para muitos políticos da cidade, a pista não passa de uma reta cercada de mato onde teve dinheiro mal investido!", lamenta o presidente da AAT, Henrique Dalposso, que completa. " A reta de Tapejara pista possui 201m de aceleração, 260 metros de frenagem, e uma caixa de brita de 20 metros. Já temos o projeto pronto, comtemplando muros de contenção, box para 90 carros, pista de retorno aos boxes e até uma ampliação na área de frenagem de mais pista em 50m".   

       Com a ausência de provas devido a pandemia, a AAT viu uma oportunidade de mostrar o potencial do esporte para as autoridades locais e aproveitou para realizar um treino fechado e limitado, seguindo todos os protocolos de segurança e saúde exigidos, na reta de Arrancada de Tapejara até então esquecida. 
       "Para que esse "treino-teste" pudesse virar realidade, a AAT contou com o apoio do preparador Elvis Giacomin (Popular Feijão); que através de seu bom relacionamento e influencia entre pilotos e preparadores do RS, conseguiu em pouco tempo preencher as 28 vagas  com equipes e carros de alto nível, que chegaram a rodar mais 300km até Tapejara para participar e prestigiar nosso treino, assim como o pessoal da cidade de Passo Fundo que esteve em peso, e também a competente equipe de tratamento de pista, a Full Traction que foi responsável pelo grip e pode proporcionar e conferir o potencial  de nossa reta", comemorou Henrique e seus associados. 
      "Por se tratar de uma pista nova e com apenas 20 horas de tratamento, o grip surpreendeu, e essa pista tem potencial para ser umas das mais rápidas do brasil em 201m, pois tivemos parciais invejáveis em alguns carros, como a da chevy TTB do piloto André Aguiar preparada da equipe Exclusive, que veio de 1,3s/4.0s/6.1s,  a Puma FLT  piloto Buzin 6.4s, Gol DTC Guilherme Sabo virando 7 médios e Gustavo Manica um dos pilotos representante da casa mesmo se adaptando a nova caixa e embreagem com o seu gol DTB  passou 7 baixos, acreditamos que pela primeiro treino estamos no caminho certo", revelou o tratador Sábo. 
 

 "Em nome da associação automobilística Tapejarense, gostaria de agradecer pela atenção e oportunidade de contar nossa história  e divulgar a beleza e grandeza deste esporte, por nos dar oportunidade de demostrar que todas entidades de bem, devem ser respeitadas pelo poder público, pois todas entidades tem um proposito, e a nossa sempre foi ter uma pista de arrancadas em nossa cidade, trabalhamos e investimos, para quem saiba um dia a reta rodeada de mato seja finalizada e ali nasça definitivamente a  Tapejara Speedpark, que irá trazer recursos e alavancar o turismo para a nossa cidade", finaliza Henrique.

 

O DragsterBrasil torce para que esse treino seja um inicio de uma nova era do esporte em Tapejara e espera muito em breve estar novamente contemplando a pista já com as obras de estrutura finalizadas! 
Siga o isntagram da Associação clicando no link: https://www.instagram.com/aat_tapejara_rs/

 

Confira algumas fotos do treino feitas por Jefferson Dornelles. 

 

Galeria de Fotos: Em prol do Esporte Arrancada- Nova pista em Tapejara-RS

Fotos: Jefferson Dornelles


Voltar