PROMOD Pety Fuser

Data: 10/10/2019

Local: USA

 

O piloto e empresário paulista Pety Fuser, famoso no Brasil e no mundo, por construir o Beetle XTM apelidado de Carbon (veja matéria no link: Carbon Beetle XTM Pety Fuser) resolveu colocar o "pé na Jaca" e radicalizou em seu novo projeto.

Ainda sem um apelido, o bólido promete ser a sensação do FuelTech's World Sports Compact Challenge IX , que será realizado na pista de Orlando-FL neste mês. "Ainda temos muito acerto para fazer no carro, não sei se de cara iremos conseguir aproveitar todo o potencial. Pois desde o início do projeto até o dia da prova foram apenas 6 meses", Ressalta Pety.
O chassi originalmente construído pela empresa americana Gary Naughton Race Cars para competir na categoria PROMOD, foi adaptado pela Titan Motorsport (parceira no projeto) para acelerar forte na categoria Modified Pro Compact, onde competem carros com motores Rotativos, 4 e 6 cilindros. 

A lista de equipamentos e parceiros é gigantesca, e só tem coisa boa:
*Chassi tubular em cromo molibdênio
*Bolha e fechamento interno de carbono inspirada no VW Arteon
*Freios de carbono e pinças Strange
*Rodas Weld
*Amortecedores Penske
*Diferencial Strange
*Cardã de Carbono
*Câmbio Liberty Gears
*Ignição FT Spark-4
*Injeção FuelTech FT600
*A empresa Titan Motorsports famosa por construir alguns dos motores 2JZ mais poderosos do mundo está cuidando de toda parte de fabricação e adaptação do motor no chassi, suspensão, embreagem... E no projeto do "Compound Turbo" que conta com uma pequena turbina Precision 88 mm montada em sequência com uma "maiorzinha" também Precision de 106mm.

 

 


*A brasileira FuelTech deu todo o apoio técnico na parte de gerenciamento eletrônico  deste ousado projeto, já a parte elétrica ficou aos cuidados de outro brazuca, o "Gauchinho" Fernando Bitzki. 

O ponto alto do projeto está no motor. "No motor não existe nada igual no mundo, o projeto e a usinagem das peças (bloco, cabeçotes...) foram totalmente idealizadas e executadas por mim, aqui no Brasil. Já algumas peças internas como: bielas, virabrequim, pistões.... Foram feitas sob encomenda por empresas renomadas dos USA. Da para se chamar de VW Type V. Alguns problemas que tínhamos no motor do Carbon, que era preparado pela equipe Grid Race Team, que na época identifiquei juntamente com o preparador Alexandre Morishita, foram solucionados e aperfeiçoados nesta nova versão de 3.5 litros billet". Revela Pety, que completa, "Tudo é invenção e desenvolvimento neste motor, até o sentido de rotação do comando de válvulas é invertido em comparação com todos os motores boxer do planeta!".

O DragsterBrasil estará presente na estreia do bólido e irá trazer muitas novidades, fique ligado e na torcida!!!

Texto: Fabio Felix Pascoal

Galeria de Fotos: PROMOD Pety Fuser

Fotos: Divulgação Pety Fuser Engines