:: Página Principal  
 
Reportagens - FuelTech FT Education - Curitiba (PR) - 18 a 22 de março de 2013

Participamos do treinamento da Fueltech Education realizado em Curitiba (PR).

Texto e fotos: Filipe Sturion

Recomende essa materia no Facebook:
Curta o DragsterBrasil.com:

Cada vez mais a eletrônica vem fazendo a diferença nas pistas de todo o Brasil. Seja em provas de Arrancada ou circuito, o dominio de equipamentos como injeção programável, datalogger e muitos outros, é indispensável para se obter bons resultados.
Diante deste cenário, a Fueltech lançou, em maio de 2012, a divisão "FT Education", responsável por treinar seus clientes para obtenção do máximo desempenho e confiabilidade no uso de seus produtos. As aulas são ministradas pelo engenheiro Cristian Silva, coordenador comercial da marca. Além da parte comercial, Cristian tem uma grande história com o ensino, já que por anos foi professor de mecânica de automoveis no Senai do Rio Grande do Sul. "Até então, as aulas sobre nossos produtos aconteciam apenas no Senai de Porto Alegre (RS), o que acabava inviabilizando a participação de alunos de outros lugares. Hoje, os cursos da Fueltech Education são itinerantes, e assim, podemos levar o conhecimento para as diversas regiões brasileiras" - nos conta Cristian.
Mesmo com o esforço da Fueltech em levar o Education para várias cidades, algumas regiões ainda não puderam ser atendidas. Nesta edição do curso, além dos alunos de Curitiba, tivemos também participantes do interior do Paraná, Santa Catarina, e até mesmo da região Nordeste!
Entre os dias 18 e 22 de março, ocorreu o treinamento da Fueltech Education - nível básico e intermediário - em Curitiba (PR), e Filipe Sturion, este que vos escreve, teve a oportunidade de acompanhar todo o treinamento, que foi realizado em parceria com a Autolon Racing, revendedora Fueltech na capital Paranaense.

Ao chegar na sala de convenções do Hotel Slaviero Slim, onde o curso foi realizado, a impressão que se tem é a de voltar ao tempo da escola. Já no primeiro momento, o aluno recebe material impresso com caderno de exercícios e as primeiras orientações do curso.

O conteúdo é apresentado com apoio de um projetor, além é claro do bom e velho "quadro-negro". As telas dos softwares da Fueltech também são projetadas, para que os alunos possam acompanhar as explicações quanto ao acerto e configuração de injeção, interpretações de graficos do datalogger, etc. Neste treinamento por exemplo, pudemos fazer uma analise do logger da puxada de 8s7 do Astra DT-A recordista do piloto Adriano Salton, além de outros exemplos. O treinamento conta ainda com videos ilustrativos.
A turma tem total liberdade para expor e discutir suas dúvidas. O curso acontece durante 5 dias, com 8 horas por dia, totalizando 40 horas. Apesar de parecer muito, os diversos assuntos abordados preenchem todo este tempo!

Antes de entrar na parte de acerto, aprendemos um pouco sobre elétrica e instalação. Na foto a esqueda, podemos observar os procedimentos para identificar os pinos de um sensor TPS com a ajuda de um multimetro.

Já na imagem da direita, temos os alunos manuseando os modulos Fueltech FT300 e FT400, que ficaram disponíveis durante grande parte do curso.

Após algumas explicações sobre motores e combustíveis. O professor Cristian passa dicas super valiosas sobre acerto de injeção e ignição! A turma aprende um procedimento passo a passo para acerto em dinamômetro, desde a fase aspirada do carro, passando pela curva de combustível por rotação, ponto de ignição e fase turbo. Além disso, é abordado também o acerto do Boost Controller e como utilizar corretamente o corte de largada. E acreditem, existem muitos recursos nos produtos Fueltech que são simplesmente deixados de lado por grande parte dos preparadores, mas que podem fazer toda a diferença em uma prova de Arrancada ou mesmo em um carro de rua!

No 5º dia de Curso a turma pôde por em pratica todo o conhecimento adquirido em sala de aula. Fomos até o dinamômetro da Panzza Drag Race para efetuar o acerto do Passat turbo de Fernando Baiardi, da MSR Motors! O Passat, que impreciona pelo estado impecável de conservação, conta com Fueltech FT300 e leitor Wideband Slim. Para efetuar os acertos, o carro recebeu um cabo adaptador para se utilizar o Datalogger Fueltech.

Além da pratica em injeção e ignição, pudemos aprender também como utilizar corretamente o dinamômetro, e ficou evidenciado as vantagens de um dinamômetro com freio. Neste sistema é possivel segurar o carro em um determinado giro, e assim chegar em um acerto mais fino.
Contamos também com o apoio da Company Motors, que disponibilizou o Gol DT-B do piloto Alan Fonseca para que pudessemos conferir o acerto de um carro de pista utilizando o metanol como combustível, e também o funcionamento do Gear Controller.
Ao final do Curso, os alunos receberam os certificados de conclusão, com um happy hour oferecido pela Autolon Racing.


Em nome de toda a equipe do DragsterBrasil.com, gostaria de agradecer aos amigos Oswaldo (Autolon), Cristian (Fueltech) e Bruno (Panzza Drag Race) que tornaram possivel a realização do treinamento e a minha participação!



 
  :: Página Principal