:: Página Principal  
 
Reportagens - FuelTech - 10 anos de desafios

10 ANOS DE DESAFIOS

A FuelTech completa 10 anos de batalhas contra o cronômetro. Para comemorar, a empresa prepara uma grande sequência de lançamentos.

Texto: Regis Vasconcelos / Fotos: FuelTech


Recomende essa materia no Facebook:
Curta o DragsterBrasil.com:

Em 2.003, uma jovem empresa mirava em um mercado expoente, o da alta performance automotiva. O cenário daquela época era carente de produtos eletrônicos específicos para aumento de desempenho, então um pequeno grupo de entusiastas uniu esforços nesse sentido. Nascia assim a FuelTech Engine Management Systems, que hoje, dez anos mais tarde, descreveu uma trajetória inédita de aceitação no mercado — a companhia criou vários produtos de sucesso, que até mudaram a cultura de preparação de carros. Com pressão total, a FuelTech prepara uma série de lançamentos para endurecer a batalha contra o cronômetro em 2.013.

Muitas batalhas
Quem esteve presente nos autódromos e oficinas brasileiras nessa última década, certamente conheceu alguns membros da equipe FuelTech. Eles peregrinaram por quase todos os santuários da performance para disseminar uma nova cultura, a do uso da eletrônica embarcada. Eles bateram de porta em porta até conseguir que os grids de largada, então formados dominados pelos carburadores, se convertessem integralmente para a injeção eletrônica. Essa equipe esteve 24 horas por dia dedicada a quebrar todos os paradigmas que tangiam o uso da injeção eletrônica, e mostrou com resultados na pista a verdade sobre seu produto — vitórias!

A escalada tecnológica partiu de um módulo de injeção suplementar, o TurboPRO-1F, que gerenciava bicos suplementares com correções inéditas para aquela época, como por temperatura do ar. Um ano depois do primeiro produto, a FuelTech lançou o módulo que impulsionaria vertiginosamente seus negócios e mudaria definitivamente a cara do mercado, a RacePro-1Fi. Esse foi o produto que popularizou o uso da injeção eletrônica programável no Brasil. Sua interface amigável, simples de instalar e programar, foi um tremendo sucesso e dita as tendências do setor até os dias atuais. A RacePro-1Fi saiu de linha, mas suas sucessoras mantiveram seu conceito de sucesso: simplicidade, confiabilidade e alto desempenho.

A presença massiva nas pistas e dinamômetros, fez a FuelTech enxergar outras formas de aumentar o desempenho das máquinas. Além dos módulos gerenciadores de motor, ECU, a empresa desenvolveu produtos para ignição, leitura de dados, gerenciador de pressão de turbo, controle de trocas de marcha e outros ‘venenos’. A companhia também contribuiu para a high performance com sérios avanços nas áreas mecânica e comercial. Em parceria com renomadas empresas, lançou volantes de direção, alavancas de câmbio, corpos de borboleta, polias, engrenagens e muito mais. Através do braço comercial FTX, a companhia trouxe para o Brasil a marca de turbos Bullseye, as indumentárias Simpson e lançou sua própria marca de mangueiras e conexões hidráulicas/pneumáticas.



Na temporada de 2.012, a empresa enxergou novas possibilidades e materializou novas armas contra o relógio. A partir do 19º Festival Brasileiro de Arrancada o público conhecerá esses novos produtos da marca, que fazem parte de um pacote de novidades que se estenderá até o inverno de 2.013. Em Curitiba, haverá o lançamento alguns produtos inovadores, muitas atualizações e novas funções para os módulos existentes. Visite o stand da FuelTech no Festival e conheça um pouco do que está por vir. Até lá!


Voltar


 
  :: Página Principal