:: Página Principal  
 
Projetos - Dragster V8 blower injetado - Luciano Bento

Fotos: Fabio Felix Pascoal / Texto: Filipe Sturion


Recomende essa materia no Facebook:
Curta o DragsterBrasil.com:

Preparação americana! Tecnologia brasileira!

Na Arrancada americana, não existe nada mais tradicional que um motor V8 equipado com blower e injeção mecânica. Seja pelo ronco incomparável do motor ou pelo desempenho explosivo, não há como ficar parado durante a largada de um carro com esta configuração! No Brasil, temos poucos representantes destes puro-sangues americanos, mas podemos dizer que já estamos colocando o jeitinho brasileiro em uma das preparações mais antigas e tradicionais dos Estados Unidos! Durante décadas, os americanos desenvolveram estes motores com injeção mecânica de combustível. Esta preparação possui algumas peculiaridades, já que o blower do tipo parafuso entrega grandes volumes de mistura ar/combustível para o motor ao toque do acelerador.

Como todos nós sabemos, a Brasileira FuelTech, junto a americana Pro Line, vem obtendo grande sucesso com os motores V8 turbinados, atingindo grandes marcas na categoria Pro Mod. Porém com os turbos, a pressão na admissão sobe de maneira mais linear. Até pouco tempo, julgava-se impossível alimentar com sucesso um motor V8 blower com potências extremas com a injeção eletrônica. Mas tudo é impossível até que alguém o faça, e foi isto que a FuelTech fez! A marca brasileira trabalhou junto a Pro Line e a equipe Q80, conseguindo resultados expressivos com um Pro Mod V8 blower. Isso causou grande espanto no mercado americano! Agora tinhamos o show do blower aliado aos controles de largada, combustível e ponto da injeção eletrônica!


Dragster V8 blower injetado no Brasil!

O carro que conheceremos agora é o Dragster Top Alcohol de Luciano Bento, da equipe Grid Race Team, grande destaque na construção e preparação de Dragsters no Brasil!

O novo bólido está sendo finalizado em São Paulo e em breve deverá rasgar a pista de 402 metros Amazonas Dragway, localizada em Iranduba, cidade próxima a capital Manaus.


O novo carro de Luciano conta com uma extensa lista de equipamentos de ponta, a começar pelo chassi, construído em aço cromomolibdênio pela McKinney. O motor é um lendário V8 Hemi TFX com 500 polegadas cúbicas e cabeçotes Brad Anderson Stage 8. A mistura ar / combustível é empurrada para dentro do motor por um gigantesco blower PSI.

O preparador Alexandre Murushita possui grandes marcas na Arrancada Brasileira nas categorias Dragster Light, XTM, DT-A e etc. Com um grande conhecimento em injeção eletrônica, decidiu seguir com a evolução e montar o primeiro Dragster V8 Hemi equipado com blower (screw) e injeção eletrônica do mundo!


Para alimentar o sedento motor V8 de 4 mil cavalos de potência, são utilizados 16 bicos injetores Atomizer de 800lbs/h cada! Uma bomba mecânica Waterman é responsável por manter a pressão de combustível na linha principal de 1.5 polegada!

E por falar em linha, aqui temos a primeira particularidade do projeto! No blower, é necessário que se injete combustível acima da peça, pois o metanol é responsável pela lubrificação e resfriamento da mesma. Por esta razão, foram montados 8 injetores acima do Blower. É claro que além de resfriar o compressor, o combustível entregue por estes injetores é importante também na mistura ar / combustível do motor.


Fato curioso é que os bicos são posicionados em uma especie de flauta localizada acima do scoop, e daí saem mangueiras que vão até o blower, com conexões e roscas, como era na injeção mecânica. Para viabilizar as conexões no scoop, são utilizados gicleurs antigos de injeção mecânica, porém com diâmetro do furo aumentado de forma a não interferir no fluxo do combustível. Além de não existirem flautas especificas para uma aplicação tão exclusiva, tal disposição garante uma proteção contra a vibração, que é muito grande neste tipo de carro.


Já abaixo do blower temos mais 8 bicos devidamente posicionados na admissão, um para cada cilindro, o que garante o acerto fino do motor. Os injetores Atomizer possuem rosca de 1/4 em suas pontas, enquanto a injeção mecânica utilizava roscas de 1/8. Aqui a adaptação foi um pouco mais simples, bastando acertar as roscas na admissão. Existe uma regua distribuidora de combustível, posicionada na parte de trás do motor e mangueiras levam o metanol até cada bico posicionado no coletor de admissão.


O dosador de combustível, responsável por erguer a pressão de linha de forma rápida para acompanhar as váriações de pressão na admissão oferecidas pelo blower, é da marca Weldon. Já a ignição ficou a cargo de um MSD Pro Mag 44, que fornece uma faísca extremamente forte para queimar a mistura ar combustível.


Para controlar tudo com sucesso foi utilizado uma FuelTech FT600, que além de comandar os 16 bicos injetores e o magneto, também é reponsável pelo gerenciamento de potência e telemetria do carro. No blower, não é possivel o controle de pressão de trabalho, já que este é feito pela relação das polias. Por esta razão, é necessário combinar atrasos de ponto de ignição com enriquecimento de mistura ar/combustível para fazer o carro caminhar na largada! Estes controles, aliados a uma mistura menos rica em algumas faixas, trazem grandes vantagens a performance do carro e a saúde do motor. O carro conta também com o EGT-8 Can, que monitora a temperatura de cada um dos 8 escapes através de pirômetros.

Atualmente, o carro conta com 2 sondas controladas pelos Wideband Slim, mas futuramente receberá mais 6 sondas para buscar o monitoramento total do motor. Já o câmbio Lencodrive, possui trocas de marcha pneumáticas acionadas também pela FT600.


Para garantir que toda potência chegue ao chão com sucesso, o carro conta com diferencial Strange e pneus traseiros gigantescos com nada menos com 36 x16x17!

A equipe do DragsterBrasil.com deseja sucesso no novo projeto, e parabeniza a toda equipe Grid pela coragem em inovar!


0001.jpg
0002.jpg
0003.jpg
0004.jpg
0005.jpg
0006.jpg
0007.jpg
0008.jpg
0009.jpg
0010.jpg
0011.jpg
0012.jpg
0013.jpg
0014.jpg
0015.jpg
0016.jpg
0017.jpg
0018.jpg
0019.jpg
0020.jpg
0021.jpg
0022.jpg
0023.jpg
0024.jpg
0025.jpg
0026.jpg 0027.jpg 0028.jpg 0029.jpg 0030.jpg
0031.jpg
0032.jpg
0033.jpg
0034.jpg
0035.jpg
0036.jpg
0037.jpg
0038.jpg
0039.jpg
0040.jpg
0041.jpg
0042.jpg
0043.jpg
0044.jpg
0045.jpg
0046.jpg
       

 
  :: Página Principal