:: Página Principal  
 
Projetos - Opala TS - Jackson Moura Sodré

A categoria Traseira Super está prestes a ganhar mais um representante de peso. Trata-se do piloto Jackson Sodré, de Salvador (BA). O empresário bahiano já compete em provas de arrancada a bordo de outro Opala Aspirado, montado pela Free Motors, de São Paulo (SP).

Agora, Jackson resolveu andar mais forte e junto ao preparador Testinha, confiou a construção de seu novo Opala à Montanezzi Race Cars, que foi responsável pela funilaria, pintura, construção do chassi e peças em fibras. Para tornar-se competitivo na categoria, o exemplar ano 1976, modelo Las Vegas (com meio teto de vinil que será recolocado em breve) passou por um grande regime. As portas e a frente do Opala foram substituidos por peças em fibra de vidro. Do chassi original sobraram apenas as longarinas dianteiras, exigidas pelo regulamento da TS. O restante foi substituido por chassi tubular, confeccionado em aço carbono. A traseira conta agora com sistema de suspensão four-link e amortecedores coil over da Impacto Amortecedores Especiais. Os pneus Hoosier de 10.5 polegadas de largura são montados em rodas Center Line Convo Pro. O diferencial é um Dana 44, com Spool e pontas de eixo forjadas. Já a suspensão dianteira, é formada bor balanças tubulares, fixadas nas longarinas original, e torres também da Impacto Amortecedores Especiais.

No interior do bólido podemos encontrar o fechamento em alumínio, volante com saque rápido, pedaleiras em alumínio, banco em alumínio e instrumentação Autometer.

A mecânica está sendo preparada pelo Testinha da Free Motors. O motor GM 6 cil teve cilindrada elevada para 4800cc, com adoção de pistões JE, bielas Crower e virabrequim de curso. O cabeçote foi exaustivamente preparado pela Auto Giro competições, e recebeu comando e balanceiros roletados.

O 6 cilindros em linha irá respirar através de 3 TBIs, cada uma com 2 borboletas de 45mm. A alimentação ficará por conta de 6 bicos Trick Flow de 120lbs/h. Já na parte de ignição teremos roda fônica, módulo de potência indutivo Fueltech Fire Pro e bobina de Omega. Tudo será comandado pela nova Fueltech FT300. O câmbio utilizado será o do Dodge 4 machas, e os engates serão feitos através d uma alavanca in-line da Mutante.

Jackson deverá estrear o novo bólido na terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Arrancada, em Itatiba(SP), e deverá participar também de provas no Nordeste do Brasil.


 
  :: Página Principal