:: Página Principal  
 
Projetos - Opala TT - Julio Cesar "Portuga" Mendes

Julio Cesar Mendes, 25 anos, é conhecido na Arrancada por fazer bonito na antiga categoria STTD-A com uma Saveiro vermelha, com a qual também anda na ruas diariamente. Em busca de performance extrema, o empresário do ramo de bares e padarias procurou a German Racing Car Construction para a confecção de um Opala para a categoria Traseira Turbo. “A liberação dos pneus drag radial injetou novo ânimo na categoria, e decidi então partir para um tração traseira! Porém a Saveiro sempre continuará rodando!”
Ao chegar na German Race Car Construction, o futuro bólido de Arrancada recebeu novas caixas de roda para acomodar os gigantescos pneus Michey Thompson ET Drag Radial na medida 295x65x15, montados nas levíssimas rodas Weld Pro Star. Todo o cuidado foi tomado para preservar a originalidade do Chevrolet Opala, que receberá em breve todas as forrações originais. Para garantir a tração necessária à categoria, foi construído um sistema de suspensão traseira do tipo ladder-bar com amortecedores coil-over da brasileira Impacto Amortecedores. Assim como as caixas de roda traseiras, o Santo Antonio foi construído de maneira a não só garantir a segurança do piloto, mas também permitir que os itens originais do carro sejam mantidos.
Com uma estrutura impecável construída pela German Race Car Construction, o bólido foi levado até a Allen Funilaria, onde ficou aos cuidados dos especialistas Paulo e Rossi, que capricharam na pintura do veículo.
A mecânica ficará a cargo da Kadu Racing, de Campinas(SP). Carlos “Kadu” Eduardo já é responsável pela Saveiro do piloto, e agora recebeu a missão, junto a seu parceiro Heraldo Bueno, de construir uma mecânica 6 cilindros para brigar na Turbo Traseira. Para garantir um conjunto resistente, o motor “inline”do GM Opala recebeu pistões JE e bielas Cunningham. O turbo-compressor utilizado será um gigantesco Bullseye S372, que será montado em um coletor de escape German Race Car Construction, e levará a pressão até o motor através de uma pressurização em alumínio construída pela mesma empresa. O icecooler utilizado para resfriar o ar admitido e otimizar a mistura é da Belquip. O cabeçote ficou a cargo da empresa Hot Flow. A injeção de combustível será a programável Fueltech RacePRO1Fi, que comandará 12 bicos injetores que receberão combustível empurrado por 2 bombas Weldon 2345. Na ignição será utilizado os módulos Spark Pro e Fire Pro, para a adoção de roda fônica e sistema multibobinas, possibilitando o uso de 6 bobinas de ignição da marca MSD. Para controlar a pressão do turbo será utilizado ainda o sistema de booster eletrônico também da Fueltech, além do Datalogger da mesma marca para monitorar tudo o que acontece no carro.
Portuga aguarda ainda a definição do regulamento de 2010 para decidir qual câmbio usar. “Em princípio usaria o câmbio do Dodge, porém, se os câmbios importados forem liberados, optarei por um modelo Jerico de 4 velocidades. Assim terei uma melhor relação de marchas e engates mais rápidos e precisos.”
A estréia do novo bólido da categoria Traseira Turbo está prevista para o ano de 2010. A equipe do DragsterBrasil.com deseja sorte ao piloto portuga e a equipe Kadu Racing.

foto01.jpg foto02.jpg foto03.jpg foto04.jpg foto05.jpg
foto06.jpg foto07.jpg foto08.jpg foto09.jpg foto10.jpg
foto11.jpg foto12.jpg foto13.jpg foto14.jpg foto15.jpg
foto16.jpg        

 
  :: Página Principal