:: Página Principal  
 
Projetos - Camaro Super Stock - Henrique Porte

Desde pequeno, Henrique Porte sempre foi um grande admirador dos motores V8, em especial dos Chevy Big Block. Antes mesmo de completar 18 anos, realizou seu sonho e adquiriu um belíssimo Camaro 68 com motor big block! Já com a CNH na mão, mal andou com o Muscle Car e a vontade de acelerar forte tomou conta do jovem piloto! O Camaro contava com motor big block aspirado, com preparação da Profix Drag Race, e era difícil percorrer as ruas da cidade de Arujá (SP) sem destruir os pneus M/T Street.
Henrique confiou a missão de transformar o raríssimo Camaro em um bólido de pista à German Racing. Sem dó, a traseira foi cortada para receber os novos pneus Hoosier 31x14x15, devidamente acomodados em rodas Aluma Star modelo 5.1. A equipe da German iniciou então a construção do santantonio, com a missão de manter o painel do veículo e forração das portas intactas. Além de garantir a proteção do piloto, o santantonio tem também função de evitar a torção demasiada da carroceria, causada pelo torque brutal do Big Block. A traseira do Camaro recebeu estrutura tubular, e conta com uma suspensão do tipo Ladder-Bar, com amortecedores Coil Over da Impacto. Diante da preocupação do piloto com a originalidade do veículo na parte frontal do cockpit, o pessoal da German inovou e confeccionou os fechamentos em alumínio com frisos que lembram a forração original do clássico americano, garantindo um belo acabamento com muito capricho! O projeto foi executado em tempo recorde! Foram aproximadamente 25 dias de serviço na estrutura do veículo!
Na dianteira, são utilizados pneus Hoosier medida 15x4,5, montados em rodas Center line modelo Telstar. A suspensão conta com bandejas tubulares Global West e amortecedores QA1.
Com a estrutura pronta, Henrique poderá passar a potência do motor Chevy Big Block de 502 polegadas cubicas para o chão! A parte de baixo conta com bloco de 4 parafusos por mancal, virabrequim forjado e pistões e bielas GM Performance. O comando de válvulas é roletado, da marca Competition Cams. A alimentação fica por conta de um carburador Holley Dominator 750cfm, montado em uma admissão Team G. O big block recebe ainda 175cv provenientes do sistema de injeção de óxido nitroso da Nitrous Express.
O câmbio é um TH400, que conta com 3 velocidades e sistema de transbrake TCI. O conversor de torque foi desenvolvido no Brasil pelo Paulinho. O stall de 5000rpm denuncia o "uso esportivo" do veículo. Já o diferencial é um robusto Ford 9", com blocante Detroit Locker.
A mecânica ainda não está ao gosto do piloto. Em breve receberá um par de cabeçotes BB2 Brodix em alumínio, coletor de escape Lemons Headers de 2 1/4, e pistões e bielas mais resistentes, para que o conjunto suporte doses maiores de nitro!
Henrique deverá estrear nas pistas brasileira com o Camaro Super Stock ainda no primeiro semestre de 2009!


 
  :: Página Principal