:: Página Principal  
 


6º Festival ECPA de Arrancada
28 a 30 de janeiro de 2011


Comentários
Leia abaixo

Comentários

Texto: Fabio Pascoal / Filipe Sturion

Começou a temporada 2011 de Arrancada em São Paulo, com a realização da sexta edição do tradicional Festival ECPA, prova que antecipa o paulista de Arrancada e serve de treino para pilotos e preparadores testarem seus carros para o certame de 2011. Realizada entre os dias 28 a 30 de Janeiro a prova foi um sucesso de publico e pilotos. Foram 150 carros divididos em 15 categorias. Dessas quinze, cinco categorias tiveram seus recordes pulverizados nesta etapa, sendo que em uma delas, a Standard, o tempo é referencial, já que a categoria foi introduzida a partir desta prova.


Desafio (resultados)
A categoria Desafio, nesta etapa, contou com o bom numero 19 competidores, com carros e motores bem diferentes, mas o bom e velho Gol quadrado levou a melhor mais uma vez. Felipe Forti dos Santos, da equipe Bossolan Motorsports, levou a melhor 8s831 no 1/8 de milha, e graças a reação de 0s186, somaram 9s017 que lhe garantiu a vitoria na categoria que tem como vencedor o competidor que mais se aproximar dos 9s.

Standard (resultados)
Por se tratar de uma categoria nova, o numero de inscritos foi baixo (apenas 3). Porém o custo relativamente baixo para se montar um carro para esta categoria, promete atrair novos competidores no decorrer da temporada. O mais rápido nesta estréia foi o piloto Marcelo Bot Ribeiro, piloto e preparador da Borboleta Preparações, de Campo Largo (PR), marcando 8s507 e estabelecendo o tempo referencial da categoria.

Dianteira Original (resultados)
Mesmo com um forte calor, os carros aspirados mostraram seus músculos com maestria. Cristiano Frank, da equipe Peninha Street, não se intimidou com a presença dos poderosos motores 16V e mesmo equipado com o valente 8V, levou a melhor e de quebra ainda estampou o novo recorde, estampando estúpidos 7s782 no placar.

Traseira Original (resultados)
Grandes nomes da categoria TO voltaram a acelerar na reta do ECPA. Os Opalas dos Paranaense Los Hermanos e de Marcelo Padeiro estiveram na pista de Piracicaba(SP) para engrandecer o evento. Mas quem levou a melhor foi Celso Camargo, com o poderoso Opala amarelo preparado pela Benato Racing. Celso marcou o tempo total de 7s283, que lhe garantiu o caneco.

Dianteira Turbo C (resultados)
A categoria de acesso aos turbinados na Arrancada profissional foi decidida nos 45 minutos do segundo tempo. Sergio Ortega, a bordo do Gol numeral 207 da equipe MCR Performance, tirou o coelho da cartola na ultima puxada do final de semana, marcando estúpidos 7s963 + reação de 8s076, garantindo a primeira colocação. “O carro estava perfeito, já tínhamos feito uma puxada de 8s0, porém sofremos com o diafragma da blow-off que rasgou nesta puxada dos 8s0. Conseguimos arrumar e na ultima puxada do dia veio os 7s9. O carro passou por uma vistoria minuciosa, e estava tudo em ordem”, comemorou o preparador Marcelo “Bolinha” Crespilho.

Dianteira Turbo B (resultados)
A categoria foi a mais disputada do final de semana! Foram 38 inscritos e a disputa pelos milésimos de segundo foi de arrepiar. Os Paranaenses fizeram a limpa, conquistando primeira, segunda e terceira colocações. O primeiro colocado foi o curitibano Joacir Cordova, da equipe Auto Street, com 7s885. Na segunda colocação Flavio Cazzado, de Rolândia (PR), da equipe Teruo com 7s921, e na terceira colocação, Lendro Maia Betine, de Foz do Iguaçu (PR), da Evolution Performance, com 7s950.

Dianteira Turbo A (resultados)
Duelo de titãs na Turbo A! Entre os 21 inscritos, oito deles entraram na seleta casa dos 6 segundos. O melhor do festival foi Edvan Menezes da equipe paulista Espaço Motor. Edvan fez uma prova impecável, beliscou o recordes por diversas vezes e culminou com invejáveis 6s554, que lhe garantiram a vitoria e o recorde da competitiva categoria Turbo A. “O carro estava perfeito, mudamos muita coisa para esta temporada, foi só fazer uma puxada limpa que o recorde apareceu”, disse o piloto.

Traseira Turbo (resultados)
Com apenas 1 competidor inscrito, as emoções ficaram por conta do Chevette equipado com motor AP da equipe rapidus de limeira. Mas nem por isso Luis Eduardo “Aranha” Figueiredo deixou de acelerar forte. Aranha marcou bons 6s980, com direito a belas empinadas.

Dianteira Super(resultados)
Confronto direto na categoria! De um lado Dario Lopes Razio e do outro Fabiano Rocha de Souza. Melhor para Dario com 7s812 contra 7s823 de Fabiano.

Traseira Super (resultados)
Após colocar em pânico na categoria no Festival Brasileiro de 2010, Fernando Leme, da equipe paulista Allen Preparações, foi até o ECPA para estampar o novo recorde nos 201 metros. Fernando marcou 6s357 passando a nada menos que 183km/h. “Estamos com um acerto bem mais manso do que o utilizado no Festival, pois está dificil frear com segurança, resolvemos não arriscar muito. Mas se apertar acredito que temos carro para chegar nos sonhados 5 segundos”, contou Fernando Leme.

Força Livre Dianteira (resultados)
Novamente a categoria reuniu os mais rápidos do final de semana entre todas as categorias. Na frente desta tropa de elite, está a equipe Sapinho com dois carros. Primeiro Lugar para Sergio “Sapinho” Ganga, com 6s015 mais a boa reação de 0s40, totalizando 6s055. Na segunda posição seu companheiro de equipe João “Tiozinho” Tasso, com 5s947 mais reação de 0s183 totalizando 6s130. O terceiro colocado foi Renato Soares de Araujo da equipe Ferreto Motores, com 6s128 mais 0s254 de reação, totalizando 6s382. “Estou muito feliz com o resultado, já consegui baixar meu recorde pessoal, quem sabe na próxima chegou nos 5 segundos”, contou Renatinho.

Força Livre Traseira (resultados)
Cristian Flavio de Castro, da equipe Criscar, de São Carlos (SP), reina absoluto nos 201 metros do ECPA. Venceu mais uma com 6s221, passando nos final da reta piracicabana em invejáveis 197km/h.

Extreme 10.5 (resultados)
José Cordeiro estreou seu belo Dodge Charger R/T na categoria, ainda em fase de acertos registrou 8s414.

Dragster Jr C (resultados)
Daniel Scarazzatto andou sozinho na categoria e fez um tempo de reação de gente grande, com 0s005 no farol!

Drag Bike (resultados)
Frederico Favaron acelerou a SRAD 1000 turbo e, mesmo destracionando pelos 201 metros, andou na casa dos 6 segundos e conquistou o recorde da categoria com 6s861.


 
  :: Página Principal