:: Página Principal  
 

  - Etapas

  - Recordes


3ª etapa - 9 a 11 de julho

Comentários

Texto: Filipe Sturion / Fabio Pascoal

Em tempo de Copa do Mundo, a Arrancada mostrou sua força! Cerca de 100 pilotos aceleraram na terceira etapa do Campeonato ECPA de Arrancada, que foi realizado entre os dias 9 e 11 de julho, na pista localizada em Piracicaba (SP).

As categorias dos veículos turbinados de tração dianteira foram as que receberam o maior número de participantes, com destaque para a Dianteira Turbo B, que contou com nada menos que 22 pilotos.

Devido ao jogo final da copa, ocorreu um remanejamento no cronograma da prova. O evento começou já na sexta-feira a tarde, com a realização dos treinos livres. O sábado foi o dia principal da prova, com treinos pela manhã e logo em seguida a realização de 3 baterias oficiais. No domingo, o evento foi encerrado com mais treinos e 2 baterias de largada. Em seguida, foi realizado um almoço de confraternização, em que os presentes puderam acompanhar o jogo final da Copa do Mundo de Futebol nos diversos televisores instalados no local.

Ao final das baterias de largada, tanto no sábado quanto no domingo, às atenções se voltaram para o kartódromo, onde a equipe Drift Show, de Guarulhos (SP), rasgou as curvas do pequeno traçado com dois Nissan vindos diretamente do Japão, um Skyline e um Silvia.

Vamos agora aos comentários por categoria:


Desafio
Na categoria Desafio do Campeonato ECPA de Arrancada, vence quem chegar mais próximo do tempo total (pista + reação) de 9s500. Milésimos de segundo foram decisivos na disputa das primeiras posições. Quem conseguiu o feito foi Mateus Eduardo Minami, da equipe Kadu Racing, com tempo total de 9s512. O segundo lugar, apenas 0s0001 atrás de Mateus, foi Marcio Rogério de Oliveira e o Astra Turbo da SR Performance, com 9s513.Já na terceira posição temos Felipe Forti dos Santos, com 9s516, apenas 0s004 atrás do primeiro colocado! Vale ressaltar que os 8 primeiros colocados andaram na casa dos 9s5!

Dianteira Original
Samuel Barbosa dos Santos, da equipe Saúva, segue imbatível na categoria! Com novo patrocínio da Nimix Monitoramento, estreou nova pintura e voltou a andar na casa dos 7s para faturar a primeira posição com 7s967 mais 0s056 no farol. A segunda posição foi conquistada por Cristiano Frank, da Peninha Street, que beliscou a cobiçada casa dos 7s com 8s017 mais a ótima reação de 0s012. Já a terceira posição foi para Mauricio Cursino Rodrigues, da Iguatemi Motores, que também bateu na porta dos 7s com 8s060 mais 0s013 no farol!

Traseira Original
Diogo Carnicelli de Campos, da Nivaldo Motores, bateu o recorde da categoria com 7s212 nos 201 metros! Este tempo mais reação de 0s109 garantiu a Diogo a primeira posição. O segundo colocado foi Luis Fernando “Xuxu” Bonacorso da Rocha. A bordo do Opala preparado pela Maurício Racing, registrou 7s371 mais 0s030. Já o terceiro lugar foi para Guilherme Enrico Paronitti, também da Maurício Racing. Com nova pintura na cor preto fosco no Opala 4 portas, fez o tempo de 7s367 mais 0s036 no farol. Ubiratan Shinohara, o Bira da equipe Allen, foi o quarto colocado. Ainda nos treinos de
sexta-feira, deu um susto em todos quando perdeu o controle logo após engatar a terceira marcha, e acabou rodando com seu belo Opala aspirado!

Dianteira Turbo C
Luis Carlos Angeli Jr, O Tomate, piloto e preparador da equipe Tomate Racing, levou a vitoria para casa com 8s170 mais 0s006 no farol. Vale ressaltar que durante os treinos, Tomate chegou a andar nos 8s0, abaixo do recorde da categoria! O segundo colocado foi Alexssandro Cecchini, da AG Motorsport, com 8s249 mais 0s131. Já o terceiro colocado, Nelson Martelli, da Motor Power, registrou 8s226 nos 201 metros, mas deixou a segunda colocação escapar com 0s175 no farol. Não podemos deixar de
destacar a estréia da nossa amiga e colaboradora do DragsterBrasil.com, a piloto Renata “Catplus” Santos, que acelerou o Gol Turbo C preparado pela Kadu Racing e promete vir para a briga nas próximas etapas. “Curti cada segundo como se fosse o último. Apesar de todos os problemas de uma estréia, deu para sentir que o carro tem potencial. Fiquei muito feliz com essa primeira prova e estou feliz com o resultado. Daqui pra frente é só sincronizar carro e piloto para começar a colher os resultados”, comemorou Renata.

Dianteira Turbo B
Foi grande a disputa pelas primeiras posições, com os 5 primeiros colocados na casa dos 7 segundos! Ivan Costa Silva, piloto e preparador da equipe Motor Power, segue dominando a categoria utilizando o bom e velho carburador 3E. Com 7s907 mais 0s028 no farol, Ivan venceu a terceira etapa consecutiva e desponta como o favorito na disputa do Campeonato Paulista de Arrancada. Ivan foi seguido de perto por Alex dos Santos Barbosa, da Espaço Motor, que ficou com a segunda posição
com 7s926 mais 0s039 de reação. Já o terceiro lugar foi para o Estado de Santa Catarina, nas mãos de Alexandre Curti Vasconcelos, da equipe Pezinho Preparações, de Curitiba (PR). Alexandre, que conquistou o tempo de 7s858, deixou a vitoria escapar no farol, com a reação de 0s148.

Dianteira Turbo A
A bruxa estava solta na DT-A durante todo o final de semana! Com os bólidos de tração dianteira cada vez mais rápidos, a distância de frenagem acabou ficando pequena e diversos carros acabaram entrando na caixa de brita. Infelizmente o piloto Henry Hoepers acabou acertando a barreira de pneus no final da reta e o Gol da equipe Pro-Mec sofreu algumas avarias. O pára-quedas é item obrigatório na categoria, mas a grande maioria dos pilotos ainda não se atentou a importância de acionar esse
equipamento no final da reta do ECPA. Certamente diversos sustos e acidentes poderiam ser evitados se o pára-quedas não estivesse só de enfeite na maioria dos carros da categoria. A vitória da Turbo A ficou com Edvan Hilário de Menezes, reagiu rápido no farol para faturar o caneco! O piloto da Espaço Motor percorreu os 201 metros em 6s730, mais a ótima reação de 0s010. A segunda colocação foi para André Minoru Matsutani, da Esther Turbo, com a marca de 6s711 mais 0s115. Já o terceiro lugar foi conquistado por Rafael Bortoluzzo dos Santos, da Autotec, com 6s792 mais 0s043.

Traseira Turbo
Luis Eduardo “Aranha” Figueiredo, de Limeira (SP), levou a melhor com o Chevette AP Turbo Preparado pela equipe Rápidos. Com uma nova configuração na transmissão, Aranha beliscou os 6 segundos com 7s078 mais 0s202 no farol. A segunda colocação foi para Luciano Pavanelli Pereira, da equipe Sportsystem. Luciano levou o Fusca turbo ao final dos 201 metros em 7s309, mais 0s158 de reação.

Dianteira Super
Cristiano de Camargo não sai mais da casa dos 6 segundos com o Kadett Aspirado preparado pela Cotton Motorsport. Andou muito próximo ao recorde da categoria e faturou mais uma etapa com o tempo de 6s863 mais 0s070 no farol. Em segundo lugar temos Dario Lopes Laizo, da equipe Dragon, com 7s771 mais 0s157. Já a terceira posição foi para João Matsusako, da Iguatemi Motores, com 8s230 mais 0s037 no farol. O recorde atual da categoria está estabelecido desde julho de 2008, e pertence ao catarinense Ricardo Thomaz de Carvalho com 6s832.

Traseira Super
A categoria protagonizou belos duelos durante todo o final de semana, com briga entre 4, 6 e 8 cilindros! O grande vencedor foi Paulo Sérgio Denadai. Com o Maverick aspirado preparado pela Equipe Flash, registrou 6s825 mais 0s072. Na segunda posição temos Marta Bruno, com o Fusca aspirado da equipe Sportsystem. Marta estava com dificuldades no engate da quarta marcha e não andou na casa dos 6 segundos como nas etapas anteriores. A piloto fechou a prova com o tempo de 7s181 mais 0s172. A terceira posição foi para Luis Fernando “Xuxu” Bonacorso, que colocou o Opala TO ao lado
dos bólidos aliviados da TS e registrou o tempo de 7s486 mais 0s019 no farol. Não podemos deixar de destacar a participação de Eduardo Dutra da Silva com a bela Karmann-Ghia da equipe Sportsystem. Dutra chegou a andar na casa dos 6s7 nos treinos, mas problemas de câmbio o impediram de seguir na disputa.

Força Livre Dianteira
Sérgio “Sapinho”Ganga, da Sapinho Câmbios, segue imbatível na categoria. Andou na casa dos 5 segundos mais uma vez e venceu mais uma etapa, com 5s952 mais 0s091 no farol, passando a nada menos que 201km/h com o VW Gol AP 8V turbo no final dos 201 metros! A segunda posição foi para Marcelo “Cabide” Brito, da DNT Turbos/Pro-Mec. Com nova pintura inspirada no VW Fusca FLT de seu amigo e companheiro de equipe Fabio Alarcon, fez o tempo de 6s209 mais 0s013 no farol “Entrei na casa dos 5 segundos em uma largada queimada por apenas 0s006, sei que o carro tem potencial para
abocanhar o pulo do Sapo”, na próxima ele não escapa”, comentou Marcelo. Já em terceiro lugar temos Rodolfo Signoreti, da Extreme Motorsport. Rodolfo, de São José do Rio Preto (SP), fez o tempo de 6s144, mas deixou a segunda posição escapar com a reação de 0s142. O piloto ainda deu um susto em todos, quando no momento da frenagem, as rodas traseiras do VW Gol saíram do chão.

Força Livre Traseira
Com um novo motor injetado, Alexandre Mattos, da ASR Racing, faturou com o tempo de 6s579 mais 0s098 no farol. Em segundo lugar temos Marcos Aguila, da Aguila Motors, com 7s506 mais 0s203 no farol. Já a terceira colocação foi para Waldomiro “Barão”de Lima, da DNT Turbos/Pro-Mec, com 8s063 mais 0s199. Não podemos deixar de destacar a participação do 4º colocado Jorge Gitirana, que trouxe a Puma FLT da Bahia para acelerar forte no ECPA, mas teve problemas de embreagem que impediram bons resultados nesta etapa.

Extreme 10.5
Rafael Pagluica, piloto e preparador da equipe Motorfort, acelerou o VW Gol AP 16V turbo, equipado com sistema de tração integral, e baixou o recorde da categoria Extreme 10.5 para ótimos 6s239!

DragsterJr
Felipe Luna, filho de Edenilson ”Beleza”Luna, entrou na casa dos 11s e venceu a bordo do Dragster Jr da equipe German/Belquip com 11s873 mais 0s171 no farol. O segundo colocado foi Guilherme Senne Jr, filho de Guilherme Senne, da Lelo Motorsport. O pequeno piloto acelerou um Dragster Jr da German e fez o tempo de 12s136 mais 0s015 no farol. Já a terceira colocação foi para Daniel Scarazzato, com 12s947 mais 0s311 no farol.


 
  :: Página Principal