:: Página Principal  
 

  - Etapas

  - Recordes


3ª etapa - 10 a 12 de julho

Comentários

Foi realizado, entre os dias 10 e 12 de julho, a terceira etapa de 2009, denominada Etapa Turbo Anhanguera / Master Power do Campeonato ECPA de Arrancada.
Piracicaba continua trazendo premiações diferenciadas para os pilotos. Desta vez, a Azul Linhas Aéreas premiou o primeiro colocado de cada categoria com passagens aéreas para qualquer localidade em que a empresa opera.
A chuva infelizmente prejudicou bastante o andamento da etapa. Na sexta-feira, os treinos livres tiveram intervalos forçados por São Pedro. Já no sábado, a chuva foi constante e não foi possível a realização das puxadas. O domingo amanheceu com céu nublado e frio. Como muitos pilotos não haviam treinado nos dias anteriores devido ao mal tempo, a organização optou por iniciar as atividades com treinos livres. Porém após alguns minutos de treinos, a chuva voltou a cair. A pancada durou pouco tempo. Enquanto a reta do ECPA secava, os comissários da FASP fizeram uma reunião com os pilotos, e decidiram cancelar os treinos, dando inicio a bateria oficial de largadas para agilizar o andamento da prova.
Ainda durante a reunião, muitos pilotos da DT-B reivindicaram a liberação de pneus Drag Radial para a categoria. Segundo eles, a liberação desses pneus na DO trouxe grande evolução nos tempos dos aspirados, que se aproximaram dos DT-B. Por esta razão, também querem andar com os drag radial. Outra corrente de pilotos é contrária, devido a elevação de custos. Estes pilotos acreditam que a DT-A seria a evolução direta da DT-B para quem quer tempos mais baixos.
Os organizadores optaram por não aplicar o track adhesive (VHT) na pista de aceleração. Após ser aplicado, o produto necessita de algum tempo para secar. Caso este ainda não esteja totalmente seco, a pista fica escorregadia. Com frio, tempo úmido e cronograma atrasado pelas chuvas, o produto não foi aplicado. Isso causou o descontentamento de alguns competidores.
Mesmo com todos os problemas impostos por São Pedro, o evento pode ser concluído em tempo, com a realização das 3 baterias oficiais previstas para domingo.

Desafio
A bordo da Saveiro da equipe HW Parts, Bruno Lavorini Ribeiro deu o pulo no farol para faturar com 9s487 mais reação de 0s087. O segundo colocado foi Adriano Macedo de Lima, da Adrenis Motorsports, que fez o tempo de pista mais próximo dos 9s, com 9s392, mas deixou a vitória escapar com a reação de 0s282. Em terceiro lugar temos Gean Paulo Geraci, com 9s558 mais 0s169 no farol.

Dianteira Original
Os pneus Drag Radial invadiram a categoria e estão presentes em grande parte dos carros! O primeiro colocado foi Marcos Paulo Zucaratto, que acelerou o novo Gol amarelo preparado pela Saúva Preparações. Marcos reagiu rápido e deixou para trás pilotos experientes da categoria! Percorreu os 201m em 8s350 mais reação de 0s101. Na segunda posição temos Fabiano “Camarão” Maldonado, da Iguatemi Motors, que fez o tempo de pista mais rápido do fim de semana, com 8s204, mais 0s258 no farol. A terceira posição também foi para a equipe Saúva, nas mãos de Samuel Barbosa dos Santos. Atual recordista da categoria, Samuel registrou 8s257 mais 0s277 de reação.

Traseira Original
3 etapas realizadas, 3 recordes quebrados por Celso Camargo, da equipe Benato Racing! Com novo motor cursado, Celso faturou mais uma com 7s406 (novo recorde da categoria!) mais reação de 0s185. O segundo lugar foi para Diogo Carnicelli de Campos, da Nivaldo Motores, com 7s637 mais 0s179 no farol. Já a terceira posição foi conquistada por Guilherme Henrico Paronitti, da Mauricio Racing, com 7s876 mais a boa reação de 0s046. O quinto colocado, Fernando Arias Gonzáles, fez um dos menores tempos de reação do final de semana, com 0s005.

Dianteira Turbo C
Esta foi uma das categorias mais equilibradas do final de semana, com 15 pilotos andando na casa dos 8s. O vencedor foi Eduardo de Moraes Dias, da AG Motorsport, que chegou próximo ao recorde da categoria com 8s286 mais 0s009 no farol! A equipe Della Rosa Mostrou que além de preparar ótimos motores 6 cilindros, também entende dos propulsores VW AP, e colocou Alexandre Barbosa de Melo em segundo lugar com 8s456 mais 0s014 de reação. A terceira posição foi para Sérgio Ortega Giovanoni. Com o Gol da equipe MCR, registrou 8s477 mais 0s065.

Dianteira Turbo B
Na era das injeções programáveis, Ivan Costa Silva, da equipe Motor Power, mostrou do que o bom e velho carburador é capaz! Utilizando um 3E desenvolvido pelo Bolinha, da MCR, faturou com 8s029 mais a ótima reação de 0s005. Ivan presenteou Bolinha com as passagens aéreas da Azul. O segundo colocado foi o paranaense Cristian Portugal. A bordo do Gol preparado pela Street Race, fez o menor tempo de pista do final de semana, 7s985, mas deixou a vitória escapar com 0s164 no farol. Paulo Daurício, vencedor da última etapa do Velopark, ficou em terceiro lugar. Com o Gol preparado pela
Nicola turbo, registrou 8s088 mais reação de 0s097. Destaque também para os belíssimos burnouts de Marcel Falato, 4º colocado, que fechou a reta do ECPA de fumaça com o Gol da Keller Competições.

Dianteira Turbo A
Alexandre Henrique Silva, piloto e preparador da Equipe Espaço motor, assumiu as rédeas do carro de seu cliente Galba Acciolly, e bateu o recorde da categoria! Com o Gol AP 16V turbo, registrou 6s871 (novo recorde) mais 0s166 no farol. Vale ressaltar que nos treinos de sexta-feira, Xandy chegou a percorrer os 201 metros na casa dos 6s7. O segundo colocado foi Alexandre Mizukami, da equipe Kadu Racing. Alexandre, que teve a honra de ser o primeiro a acelerar nos 402 metros da pista SPID, registrou 7s104 mais 0s046 de reação. Alexandre foi seguido de perto por Ricardo Duarte de Paula, o
Kiki da equipe Lelo Motorsport. O tempo de pista de Kiki foi de 7s103, 0s001 mais baixo que o de Alexandre. Este tempo mais reação de 0s107 garantiu a Ricardo o terceiro lugar.

Traseira Turbo
Com diversos competidores utilizando pneus Drag Radial, a categoria ganhou novo ânimo e aumentou a rivalidade entre Opalas e Fuscas! Luis Alberto de Souza derrubou o recorde da categoria, que já era dele, para 6s728! Este tempo mais reação de 0s147 garantiu ao piloto o primeiro lugar. Em uma de suas largadas, Luis olhou para o céu quando o besouro tirou as rodas dianteiras do chão no momento da largada! O fusca verde empinou alto! O segundo colocado foi Juliano Silva, da Flash Preparações. A bordo do Opala turbo, beliscou os 6s com 7s020 mais 0s211 no farol. Com problemas de embreagem,
o recordista brasileiro nos 402m, Guilherme Emiliano, ficou na terceira posição com o Opala preparado pela Motortech, com 7s277 mais 0s103 no farol. Não podemos deixar de destacar também a participação de Waldomiro Lima, o “Barão” da equipe DNT Turbos. Barão saiu forte com o Fusca amarelo, tirando as rodas dianteiras do chão. Ao colocar a segunda marcha, o besouro ergueu ainda mais alto!

Dianteira Super
Ricardo Thomaz de Carvalho, de Florianópolis (SC), trouxe mais uma vez para sampa seu o Kadett recordista e faturou o caneco! Mesmo com problemas de transmissão, registrou 7s017 mais 0s424 de reação. A segunda posição foi para Sérgio Fillipi Jr, da Troyano Racing, com 7s719 mais 0s104 no farol. Em um de seus burn-outs, Sérgio deu um susto em todos quando teve problemas com o saque rápido do volante do VW Gol, que soltou e fez com que Sérgio virasse passageiro. O piloto conseguiu frear a tempo e nada de mais grave aconteceu. Anderson Saraiva deixou a segunda posição escapar na
reação. O piloto da HG Preparações ficou em terceiro lugar com 7s631 mais 0s229. Cristiano Camargo, da Cotton Racing trocou o antigo Gol que o acompanhou por muitos anos por um Kadett, e promete brigar pelo recorde em breve!

Traseira Super
A briga entre 6 e 8 cilindros esquentou o dia frio em Piracicaba! Quem levou a melhor foi Fernando Leme. Com o belo Opala preparado pela equipe Allen, registrou 7s145 mais 0s125. Fernando foi seguido de perto pelo mineiro Leandro Pereira dos Santos com o Dodge da Gêmeos Racing. O piloto de Uberlândia (MG) registrou 7s218 mais 0s133 no farol. A terceira posição foi para Carlos Almeida Nogueira. A bordo do Opala “Bala Negra”, registrou 8s809 mais 0s318 no farol.

Força Livre Dianteira
Com diversos desfalques, a categoria contou com apenas 2 participantes. Sergio “Sapinho” Ganga andou forte e faturou mais uma com 6s204 mais 0s242 de reação. Na segunda posição temos Sérgio Stringuetto, que voltou às pistas com a Saveiro da equipe Soldera Powerstation. O bólido impressiona pelo capricho! Em fase de acertos, Sérgio registrou 8s030 mais 0s176 no farol.

Força Livre Traseira
Cristian Flavio de Castro, da equipe Criscar, teve um fim de semana difícil. O Fusca AP turbo apresentou problemas nas primeiras puxadas, e a equipe Criscar trabalhou muito no bólido. Na última largada do dia, todo o esforço foi recompensado, e Cristian baixou o recorde da categoria! O piloto da cidade de São Carlos (SP) beliscou a casa dos 5s com 6s024, e com reação de 0s211, faturou o primeiro lugar. A segunda posição foi para Fabio Alarcon de Lima, que veio com diversas modificações na mecânica, que está em fase de acertos. Fabio, da DNT Turbos, andou forte e registrou 6s338 mais
0s082 no farol. Em terceiro lugar temos Anderson Carpanezi, o Dê, da Montanezi Race Cars. Anderson registrou 7s175 mais 0s882 no farol.

Importados
André Navarro trouxe a forte Mitsubishi EVO a Piracicaba. Mesmo com diversas peças em fibra de carbono e pneus maiores, Navarro não pôde melhorar seu tempo devido a problemas mecânicos. André registrou 7s535 mais 0s229.

Hot Rods
O pega da categoria TS se repetiu na Hot Rods. Novamente Fernando Leme levou a melhor e colocou o Opala 6 cilindros no lugar mais alto do pódio! Quem esteve em Piracicaba pôde ouvir o ronco do 6 cil, sofrendo com a pré-detonação em marcha lenta. Isso acontece devido a doses de nitrometano misturadas ao metanol! Fernando venceu com 7s103 mais 0s152 de reação. O segundo lugar foi novamente o Dodge da equipe Gêmeos Racing, mas agora pilotado por Fernando Periolo, com 7s123 nos 201m mais 0s267 no farol. A terceira posição foi para Luis Aparecido Rodrigues, que não teve um
bom fim de semana com o Ford Cobra da equipe Nytron. Naprimeira puxada, o Cobra, que é um carro extremamente constante, “se negou a andar na casa dos 6s”, e Luis virou 7s415 mais 0s157 no farol. O bólido já avisava o que estava por vir. Infelizmente, na segunda puxada, o carro saiu de traseira e acertou o muro de proteção de frente. O belo Ford Cobra ficou bastante danificado, mas graças aos equipamentos de segurança, Luis nada sofreu. Fica nossa torcida para que Luis, um dos maiores representantes da Hot Rod brasileira, traga o Cobra novamente para a pista ainda mais forte.

Stock
Além de quebrar o recorde na FLT, Cristian Flavio de Castro andou forte também na Stock. Colocou o Fusca AP turbo/nitro na primeira posição com 6s281 mais 0s179 de reação. O segundo lugar foi para Adriano Duarte, com o Opala da equipe Master / R-X. O novo blower, instalado pelo preparador Rodrigo, trouxe ainda mais saúde para o motor V8! Em sua primeira largada, o Opala empinou violentamente, e quando a frente voltou ao chão, o pára-quedas abriu devido a pancada. Adriano, que não sabia da abertura do pára-quedas, seguiu de pé embaixo! Para conseguir sair forte, o Opala de Adriano receberá
novamente as whellie bars. O piloto, que registrou o tempo de pista mais baixo da prova, deixou a vitória escapar na reação de 0s500. Em terceiro lugar temos Elcio Pelegrini. Com a quebra do sistema que transfere a tração entre as rodas dianteiras e traseiras, Elcio levou sua Mitsubishi Eclipse para a pista apenas com tração dianteira. Com dificuldades para tracionar, registrou 8s607 mais 0s428 no farol.

Drag Bike
Rodrigo Corbisier, piloto e preparador da G&R Drag Racing, acelerou a fortíssima Hayabusa Turbo nos 201 metros de Piracicaba. Rodrigo está cada vez mais familiarizado com a arisca Busa, e registrou 7s122 mais 0s457.

Dragster Jr
Depois de entrar na casa dos 9s em Curitiba, Isabela Porte voltou a acelerar em Piracicaba. A piloto registrou 10s229 mais reação de 0s181. Devido ao baixo número de puxadas, ocasionado pela chuva, Isabela não pode testar doses maiores de óxido nitroso no pequeno motor.

 
  :: Página Principal