:: Página Principal  
 

  - Etapas


1ª Etapa - 10 e 11 de março - Caruarú - PB

Foi realizada nos dias 10 e 11 de Março, no Autódromo de Caruaru-PE, a etapa de abertura do campeonato Pernambucano de Arrancada 2007, com a presença de grandes nomes da Arrancada no Norte/Nordeste. A etapa tinha tudo pra ser repleta de recordes e grandes duelos na pista, mas São Pedro não estava de bom humor, e acabou jogando água no metanol.
Mostrando muita gana em iniciar o campeonato acelerando forte, muitos carros e pilotos já chegaram ao autódromo na sexta-feira, mesmo sabendo que a pista só seria aberta a partir do dia seguinte.
O Sábado já amanheceu com muitas nuvens, dando o aviso que o fim de semana não seria fácil para os amantes da Arrancada. Mesmo assim, o dia foi de muitas puxadas nos treinos livres, com os pilotos acertando os últimos detalhes de seus carros, visando chegarem o mais forte possível no momento da luz verde nas baterias oficiais. As puxadas se estenderam até as 17:00, apesar de algumas interrupções devido à chuva fina que caiu em alguns momentos. Finalizadas as puxadas, foi à vez do show de zerinhos apresentado pelos pilotos David e Jr, que rodaram seu Opala sem dó, não parando nem após o pneu se desintegrar totalmente, com a rodar “limando” literalmente no asfalto.
O Sábado se estendeu até as 00:00h, com o Campeonato dB Champions de Som automotivo, que teve a participação de competidores vindos até de Paulo Afonso, na Bahia.
O Domingo amanheceu com o tempo ainda mais feio que o dia anterior, preocupando muito a ProRacing, que tratou de liberar os treinos o mais cedo possível, tentando agilizar o início das baterias oficiais, que eram programadas para as 11:30. O público, estimado em três mil pessoas, já podia perceber durante os treinos que era evidente a grande evolução de alguns carros em relação ao ano passado, mostrando que alguns pilotos estão seriamente comprometidos em levantar o título de Campeão do Pernambucano de Arrancada 2007.
Após o término dos treinos livres, foi realizado o briefing, momento onde são discutidos pontos importantes para o bom andamento da prova. A ProRacing deu bastante ênfase à segurança dos pilotos e do grande público presente, orientando todos a serem sempre competitivos, sem esquecer de serem responsáveis e cautelosos. Ao final da reunião foi realizado o esperado sorteio de prêmios, como Kits de embreagem Displatec, peças high performance Restaurakar e Turbina Master Power.
Com o tempo cada vez mais fechado, a pista foi aberta as 11:30 para a volta de apresentação e início das baterias oficiais para os quarenta e cinco pilotos participantes.

Desafio
A categoria de acesso da Arrancada Pernambucana foi vencida pelo Paraibano estreante “Catatau”, que marcou 14,481 acelerando sua Pick up Corsa #71.
O segundo lugar ficou com Eyder Cruz, que é um velho conhecido da categoria, e marcou 14,501 em seu belo Astra #13.
A terceira posição foi para outro estreante: Guilhardo Rodrigues, de Recife, marcou 15,132 em seu corsa #28.


SD – Standard Dianteira
Estreando o novo visual de seu Gol #1080 “Patinho feio”, que agora é cor de rosa, o piloto Getúlio Jr acelerou forte e marcou 12,308 em sua primeira puxada. O segundo lugar foi para o experiente piloto Adriano “Magão”, que depois de dois anos afastado das pistas, voltou e já mostrou que não perdeu a prática tocando seu Gol #01: 12,849 e o segundo lugar no pódio. A terceira posição ficou com o recifense Márcio Gomes, que acelerou seu Gol #12 e marcar 13,730.


STD – Street Tração Dianteira
Mostrando muita competência, o piloto Getúlio Jr. Também levou a categoria STD, marcando 12,027 em seu Gol #1080. A segunda colocação foi para o piloto de Natal Alexandre Jucá, que além de subir ao pódio, estava sorrindo a toa, por ter ganhado o sorteio da turbina Master Power no briefing. Seu tempo foi de 16,263, com seu Passat #06.


STT – Street Tração Traseira
Estreando novo motor, o Campeão 2006 Igor Brasileiro levou mais um troféu de 1° lugar para casa: 13,910 pilotando seu Fusca #28. O outro participante da categoria, Ivan Filho, teve problemas com seu Opala #77 e não conseguiu marcar tempo.


SSTD – Super Street Tração Dianteira
Arthur carneiro, que foi o Campeão 2006 da STD, subiu de categoria e estreou seu novo Gol #09 com pódio: 13,038. A segunda posição foi para Alexandre Jucá e seu Passat #06, ao marcar 13,098 no cronômetro.


SSTT – Super Street Tração Traseira
Participando com o mesmo Fusca #28 de seu filho Igor Brasileiro, o piloto Aldo Brasileiro andou sozinho na categoria e marcou 13,840 e levou mais um troféu de primeiro lugar a bordo de besouro.


STTD-B - Street Turbo Tração Dianteira – B
A categoria mais disputada da Arrancada Pernambucana teve mais uma vez grandes puxadas. Desta vez a disputa ficou entre os pilotos de Pernambuco e Alagoas, com os representantes de Maceió levando a melhor. O 1° lugar ficou com o piloto Alcyr Jr e seu Gol #100 ao marcar 11,637. A segunda posição foi para seu conterrâneo Luís Felipe Calheiros, ao marcar 11,667, tocando seu Gol #4646.
Defendo os “turbos-B” Pernambucanos, Thiago Mello subiu à terceira posição do pódio com o tempo de 12,167, a bordo de seu Gol #097. Essa categoria promete pegar fogo esse ano, com carros cada vez mais fortes e grandes pilotos se revezando na dianteira do campeonato.

STTD-A - Street Turbo Tração Dianteira – A
Mostrando por que foi o Campeão Brasileiro e Pernambucano 2006 da turbo A, o piloto Leonardo Case, mais conhecido como “O Miserave”, acelerou forte seu Gol #05 com nova configuração de motor e marcou 10,685 em sua única puxada, levando para casa mais um troféu de 1° lugar. O segundo lugar foi para o estreante baiano José Eduardo “Bill Gates”, que acelerou forte seu belo Gol #40, marcando 11,587 no cronômetro. A terceira colocação ficou para o experiente piloto pernambucano Rômulo Guimarães, que tocou forte seu Voyage #88 da turbo – B e cravou 11,937.


STTT - Street Turbo Tração Traseira
Depois de um ano afastado das pistas, o piloto Ricardo Alexandre retorna as pistas com novo carro. Andou sozinho na categoria com seu Chevette Hatch #80 e marcou 17,566. O carro está ainda está em fase de acertos, mas promete grandes duelos contra Rousseau Xavier, que esteve ausente nesta 1° etapa.

FLTD – Força Livre Tração Dianteira
Mostrando que não será fácil para os concorrentes tirar seu bi-campeonato, o Baiano Guto acelerou seu Gol “Hulk” #16 e marcou bons 09,964 em sua única puxada. O piloto confidenciou que o carro está bom e vai bater o recorde na próxima etapa, já que largou sem arriscar muito na reação para não arriscar uma queima em seu único tempo, já que o céu estava pronto pra chover.
A segunda colocação foi para o piloto de Natal Weiner Siqueira, que marcou 10,905 a bordo de Gol #32. A terceira colocação ficou para o piloto baiano estreante no Campeonato Rafaelle Bechonte, que acelerou seu Passat #111 e marcou 12,338.

FLTT – Força Livre Tração Traseira
A categoria dos carros mais fortes e atraentes do Campeonato Pernambucano teve, mais uma vez, a presença do grande recordista Bruno Pena, tocando seu belo Fusca AP Turbo Nitro #96. Em sua única puxada, o piloto largou com o carro empinado e atravessado na pista e, mesmo assim, ainda cravou excelentes 09,864 no cronômetro. O piloto ainda teve problemas para segurar o carro ao final da puxada, pois o Fusca teve problemas no freio e só parou nas britas da área de escape. Bruno nada sofreu, mas o bólido teve algumas avarias na suspensão traseira.
Passado o susto, o recordista confidenciou que largou, a pedido de seu pai, com “apenas” 1,8kgs de pressão no turbo, ao invés dos 2,5 kgs da capacidade do motor. Para a próxima etapa, Bruno promete vir com pressão total e com os pára-quedas devidamente instalados, visando “pulverizar” seu próprio recorde.
A segunda colocação ficou com o experiente piloto Alagoano Luciano “AP”, que tocou seu Fusca AP turbo #73 e marcou 12,648. A terceira colocação foi para o estreante Ricardo “Trator”, que adquiriu o Fusca AP turbo #057, que pertencia ao piloto Ricardo Salazar. “Trator” teve problemas no acerto do carro e marcou 23,674.

A 2° etapa do Campeonato Pernambucano de Arrancada acontecerá nos dias 05 e 06 de Maio e promete grandes duelos na pista, já que a etapa de abertura foi bastante prejudicada pelas chuvas que caíram em todo Nordeste, impossibilitando a presença de muitos carros e realização de todas as baterias previstas.


Fotos

Fotos: Proracing Motorsport


Resultados


 
  :: Página Principal