:: Página Principal  
 

  - Etapas

  - Regulamento

  - Recordes


5ª Etapa - 14, 15 e 16 de setembro

Comentários

Nos dias 14, 15 e 16 de setembro, o autódromo Internacional de Curitiba foi palco para o desfile dos carros mais rápidos do país. A 5ª etapa do Paranaense de Arrancada contou com 225 pilotos inscritos, que travaram belas disputas nos 402 metros em concreto da pista do AIC, que recebeu generosas aplicações de VHT. O sol escaldante judiou do público presente, mas também contribuiu para aquecer a pista e também as disputas! Apesar de muitos sustos, a prova ocorreu sem maiores problemas, e todas as baterias de largada puderam ser realizadas ainda com a luz do sol. Na sexta a noite foi realizada uma reunião com os pilotos da categoria FLTD para discussão de regulamento. No sábado, foi a vez das categorias Turbo A e Turbo B serem convocadas para reunião.

Desafio
A categoria de entrada da Arrancada paranaense foi vencida por André Musselli, de jundiaí – SP. André foi quem chegou mais próximo aos 15 segundos na soma reação mais tempo de pista. O piloto do Gol vermelho turbo deu o bote na reação e conquistou a primeira posição com 15.117s mais 0.009s de reação. André foi seguido de perto por Bruno Vasques, de Curitiba – PR, com 15.050s mais 0.102s de reação. Já a terceira colocação ficou com Leandro Tonelada e o Santana Turbo! Como já é de costume, Leandro levantou a galera com os burnouts no melhor estilo ré + segunda marcha! Leandro registrou 0.087s de reação mais 15.088s de pista.

Street Tração Dianteira
A categoria é uma das mais disputadas do ano! Apenas 11 pontos separam Jaques Pacheco e Evaldo Rocha Jr. Nessa etapa quem levou a melhor foi Jaques Pacheco e o Gol G4, com 0.326s no farol mais 12.871 de pista. A segunda posição ficou para o catarinense Juliano Monguilhott, que depois de algum tempo afastado das pistas, voltou com força total a bordo de um Kadett vermelho preparado pela Floripa Drag Racing. Já na estréia, Juliano registrou 13.290s mais 0.543s de reação. Já o terceiro lugar ficou com Evaldo Rocha Jr, que registrou 13.794s mais 0.305s de reação.

Street Tração Traseira
Dobradinha de pai e filho nas 2 primeiras posições! Quem faturou a primeira colocação foi o campeão Paranaense antecipado Raul Correa. Com experiência na categoria, Raul, da equipe Benato Racing, foi o único a andar na casa dos 11s com 11.971s mais 0.144s de reação. O segundo lugar foi para Thiago Correa, que mostrou estar aprendendo com o pai e registrou 12.160s mais 0.076s de reação. Já a terceira colocação ficou para Danilo Aizona, da Autolon, com 12.286s mais reação de 0.051s. Tivemos também a participação do piloto Alessandro Veroneze, que trouxe seu belo Opala verde da cidade de Sorocaba, e deu um susto em todos quando rodou no treino. O piloto conseguiu segurar e evitou a batida.

Street Turbo Tração Dianteira C
O piloto paranaense Dalmo Paes de Abreu, da Turbo Action, reagiu rápido no farol para faturar a primeira colocação com 12.815s mais a reação de 0.031s. Já a segunda colocação foi para o atual recordista Alfredo Luiz de Oliveira Neto, que registrou 12.644s na pista, porém dormiu no farol com 0.461s. Já o terceiro lugar ficou para o experiente piloto Fabrício Coppini, que andou pela primeira vez na Turbo C e registrou 12.899s mais 0.448s de reação.

Street Hot
Luis Fernando Baptista, o Batistinha, segue dominando a categoria com o Maverick preparado por seu pai, Sr Baptista da Automotor. Batistinha baixou mais uma vez o recorde da categoria com 11.179s. Este tempo mais reação de 0.256s garantiu ao piloto o primeiro lugar. Batistinha foi seguido de perto por Perseu Alarcon, de São Paulo - SP, que andou com um belo Opala SS e registrou 11.543s nos 402 metros mais a boa reação de 0.031s. Já a terceira posição ficou com Cristiano Julio e o Opala branco, de Imbituva – PR, com 11.721s mais 0.075s de reação.

Street Turbo Tração Dianteira B
Mais uma vez vitória de Murilo Kratzsas, da Kadu Racing. O piloto, da cidade de Campinas – SP, é campeão antecipado da categoria, e andou várias vezes próximo ao recorde. Murilo conquistou 11.467s mais 0.114s de reação. Já o segundo lugar foi para Marcio Evangelista, da Turbo Anhanguera/MCR, que estava inspirado nos burnouts e andou forte para registrar 11.709s mais 0.206s de reação. Já o terceiro lugar foi para o brasiliense Gustavo Guimarães, da equipe Lelo, que voltou a andar forte, agora pela turbo B, e conseguiu a marca de 11.879s mais 0.184s de reação.

Street Turbo Tração Traseira
A briga pela categoria STTT está pegando fogo! Os pilotos Fabio Stelle e Hermes Batista estão separados por apenas 6 pontos na briga pelo campeonato! Esta etapa foi vencida por Fabio Stelle e o Omega turbo com preparação da equipe Flash. Fabio registrou 11.075s e 0.248s de reação. Já Hermes ficou em segundo lugar, levando o belo Fusca “Herbie” ao final dos 402 metros em 11.309s mais reação de 0.118s. A terceira colocação ficou para Guilherme Emiliano da equipe Motortech, que fez belos burnouts e marcou 11.845s mais 0.066s no farol.

Street Turbo Tração Dianteira A
O piloto catarinense Vicente Orige Silva, da Floripa Drag Racing, possui grande experiência em motores aspirados. Agora o piloto mostrou também estar adaptado com os motores turbo. Vicente registrou ótimos 11.266s mais 0.312s de reação, garantindo assim o primeiro lugar. Já o segundo lugar ficou para Alexandre Silva, piloto e preparador da equipe Espaço Motor. O “Anão Voador” registrou 11.630s mais 0.105s de reação a bordo do Gol G4. Já a terceira colocação ficou para Alexandre Mizukami, da Kadu Racing. O piloto da cidade de Campinas – SP arrancou forte e registrou baixou 11.404s, mas deixou a segunda posição escapar com a reação de 0.399s. O campeão antecipado Caca Daud enfrentou problemas na transmissão durante o fim de semana e não pontuou nesta etapa. A parte triste do fim de semana ficou por conta do Gol G4 de Hedvã Menezes, que pegou fogo no final dos 402 metros e ficou bastante avariado.

Super Street Tração Dianteira
Harrison Totty, da cidade de Maringa – PR, aposentou a carroceria do Gol quadrado e estreou um novo Gol G4. Com nova carroceria, o campeão antecipado da categoria entrou na casa dos 11 segundos com 11.987s mais 0.135s de reação. O segundo lugar também foi para cidade de Maringá, nas mãos do piloto Sandro Antunes, o “Pé d Manga”. A terceira posição ficou com o catarinense Felipe Brillinger, com 12.665s mais 0.187s de reação.

Street Super Tração Traseira
Além de faturar a Street Hot, Batistinha venceu também na SSTT. O piloto, campeão antecipado da categoria, faturou a primeira colocação com 10.083s mais 0.287s de reação. Batistinha promete a casa dos 9s para as próximas etapas! Já a segunda posição ficou para Valdecir Baptista de Oliveira, que retornou as pistas com o Opala aspirado da equipe Carburão e andou na casa dos 10s com 10.997s mais 0.184s de reação. O terceiro lugar ficou para o chileno Daniel Sanchez, que acelerou o Fusca aspirado da Sportsystem e registrou 11.167s mais 0.170s de reação.

Força Livre Tração Dianteira
O campeonato da categoria FLTD segue em aberto! Os pilotos Marco Salles e Mauro Schneider estão separados por 20 pontos. Esta etapa foi vencida pelo recordista Marco Salles, que mostrou grande constância, sempre andando abaixo de 9.7s. O melhor tempo do piloto foi de 9.568s mais 0.106s de reação. Já a segunda colocação foi para Mauro Schneider, que mostrou que o bom e velho carburador Weber ainda apresenta muitos recursos! Mauro, agora de carroceria G4, registrou 9.710s mais reação de 0.332s. A terceira colocação foi conquista por João Roberto Tasso, o Tiozinho da Sapinho Câmbios, que andou novamente na casa dos 9s com 9.848s e reação de 0.250s. Não podemos deixar de destacar também a participação do piloto Alessandro Rezende, que também entrou na sonhada casa dos 9s com 9.951s, e Thomas Edson de Pauli, que assumiu o controle do Gol da equipe RCR e beliscou os 9s com 10.013s.

Força Livre Tração Traseira
Com nova turbina, Sandro José Bruno, piloto e preparador da equipe Sportsystem, largou na veia e marcou impressionantes 9.007s, baixando o recorde que pertencia a Rodrigo Facchini. Agora Sandro quer a casa dos 8s, e Rodrigo Facchini o recorde novamente! Quem será o primeiro a entrar na casa dos 8s? Sandro venceu com 9.007s mais 0.128s de reação. Já o segundo lugar ficou para o mineiro Gleison Moreira, que é o campeão antecipado da categoria! Gleison mostrou grande sintonia na tocada do Fusca equipado com motor AP, cravando o pé no acelerador mesmo com o Fusca insistindo em balançar! O piloto registrou 9.988s mais reação de 0.308s. A terceira posição ficou com Rodrigo Facchini, que estreou nova turbina roletada, mas sofreu com a trinca em uma das camisas. Facchini marcou o tempo de 10.028s mais 0.270s de reação. Já o quarto lugar Márcio Martins, protagonizou belas fotos nas empinadas, porém muitos sustos! Em uma largada ao lado de Gleison, os 2 pilotos foram para o meio da pista e andaram lado a lado perigosamente perto! Na largada com Rodrigo Facchini, Márcio empinou alto, invadiu a pista de Facchini e por pouco não tivemos um acidente. Acreditamos que o show feito por Márcio, que tem um histórico de empinadas e trocadas de pista, é muito bonito, porém ao mesmo tempo muito perigoso. Quando o piloto invade a pista do adversário, deveria ser penalizado com a perda do tempo, assim como acontece nos EUA, para evitar assim possíveis acidentes.

Street Bike
Vinicius Kolber andou sozinho apenas no sábado e registrou 14.996s. Sabemos que existem muitas motos que poderiam participar dessa categoria! Vamos tira-las da garagem e acelerar pessoal!

Drag Bike
Giuliano Zanetti, da cidade de Pelototas – RS vem melhorando a cada etapa. O piloto acelerou forte a Hayabusa turbo e registrou o ótimo tempo de 9.424s!

Estruturada
Fabio Quinalha, da equipe Nunes Preparações, trouxe a bela Santa Matilde turbo novamente a Curitiba. Com nova estrutura e em fase de acertos, Fabio registrou 9.752s mais .221s de reação. A segunda posição ficou para Luis Octavio Rolim de Moura, que já pode comemorar o título de Campeão Paranaense de 2007. A bordo do Opala preto, Luis Octavio beliscou a casa dos 9s com 10.048s mais 0.259s de reação! Já a terceira posição foi para Vinicius Mascio, que assumiu a tocada do Gol alaranjado da equipe Steel e registrou 10.223s mais 0.214s de reação.

Importados
A categoria Importados protagonizou grandes disputas durante o fim de semana! A rivalidade Ford X Chevrolet levantou a arquibancada! Quando os pilotos Cláudio Castañon, a bordo do Ford Mustag bi-turbo, e Adriano Kayayan, como Chevrolet Camaro bi-turbo entravam na pista, o show estava garantido! Belos burnouts, empinadas e o ronco dos 2 motores V8 marcaram a disputa entre os 2 grandes pilotos. Castañon baixou o recorde de Adriano já na primeira largada, porém adriano recuperou a marca na largada seguinte. Foi então que Cláudio, campeão antecipado da categoria, estampou no placar o tempo de 9.670s, garantindo o recorde e faturando a primeira posição. Adriano ficou em segundo lugar com 10.008s, mas já prometeu que vem mais forte para a próxima e também andará na casa dos 9s! Após ver o irmão Alexandre Kayayan dar uma aula de pilotagem com a SS10 (veja mais nos comentários da categoria Super Pro Mod) Adriano resolveu fazer a lição de casa, e também mostrou muita perícia para segurar o Camaro que saiu destracionando na largada e apontou para o muro na altura dos 200 metros! A terceira posição ficou com Cláudio Martins, que comperiu com uma BMW amarela e registrou 17.629s. Tivemos também a participação de Geraldo Jafet Filho, o Geraldinho. O piloto trouxe sua fortíssima Lancer Evolution de rua, mas foi traído pela quebra do diferencial ao largar em cima do VHT. Geraldinho prometeu voltar a Curitiba para mostrar o desempenho de sua EVO.

Super Hot
Quem levou a melhor foi César Evangelista, de São Bernardo do Campeo – SP, que entrou na casa dos 11 segundos com seu Opala equipado com motor V8 de Dodge. Vale lembrar que o Opala é utilizado em passeios de fim de semana! César marcou 11.963s nos 402 metros mais reação de 0.248s. Já a segunda posição ficou para Luis Aparecido Rodrigues e o belo Ford Cobra da equipe Nytron, com o tempo de 13.275s mais 0.105s de reação. O terceiro lugar ficou para André Carrillo, que efetuou apenas uma largada com um Galaxie para pontuar na categoria, enquanto o Dodge aspirado passa por melhorias.

Pro Mod
A categoria Pro Mod protagonizou um dos maiores pegas do fim de semana! Os astros foram os pilotos André Carrillo e o Mustang V8 blower, e Gerson Choinski e a Chevy Nova V8 blower. Mais uma vez a rivalidade Ford X Chevrolet veio a tona, e mais uma vez quem ganhou foi o público! Os 2 pilotos fizeram questão de alinhar lado a lado nas puxadas, garantindo assim o show! Além de brigar contra o relógio, o esporte fica bem mais interessante quando a disputa é feita lado a lado! Quem levou a melhor foi André Carrillo, que levou o Ford Mustang preparado pela BPM ao final dos 402 metros em 9.116s mais reação de 0.330s. Já Gerson ficou em segundo lugar, e entrou na casa dos 9s com 9.923s mais 0.348s de reação. O terceiro lugar foi para o representante dos motores 4 cilindros. Em meio aos gigantes V8, Edenilson Luna, o Beleza, está fazendo bonito a bordo do Audi tubular equipado com motor AP Turbo. Beleza registrou 10.147s mais 0.147s de reação. O piloto ainda deu um susto em todos quando resolveu trocar de pista na altura dos 300 metros. O campeonato da categoria Pro Mod segue sem definição, com André Carrillo com 89 pontos, e Beleza com 82 pontos conquistados.

Super Pro Mod
O campeão antecipado da categoria, Alexandre Kayayan, deu uma aula de pilotagem para todos os presentes no autódromo. Confiante no grip da pista, Ale “Louco” saiu forte com a SS10, que perdeu a tração alguns metros após a marca dos 60 pés. A SS10 apontou violentamente para o muro, e Ale a trouxe para a esquerda. Para evitar a rodada, Kayayan apontou a SS10 novamente para a direita, porém agora a pickup tinha um destino certo, o muro! Foi aí que Kayayan mostrou sangue frio e um excelente domínio do carro, e conseguiu traze-lo de volta a pista. Acha que eu exagerei? Então assista ao vídeo e fique impressionado! Parabéns Ale! Mesmo depois do susto, o piloto acelerou fundo e registrou 7.734s mais reação de 0.131s. A segunda colocação ficou para Hugo Huinca, o “Pocahontas”, que levou a Puma preta ao final dos 402 metros em 11.979s mais 0.131s de reação. Em terceiro lugar tivemos o “Kamikaze” André Taekda, que andou com um bonito Lexus para pontuar no campeonato e poder participar da Super Final. Será o retorno da Bel Air?

Dragster Light 4 cilindros
Everson de Camargo andou forte e registrou 8.282s mais reação de 0.474s. Everson espera andar na casa dos 7 segundos em breve! O segundo colocando foi Fabio Felix do Prado, o Pascoal, que passeou com um Fox para pontuar na categoria e poder participar da Super Final! O Dragster 4 cilindros está pronto, aguardem matéria nos próximos dias!

Dragster Light 6 cilindros
Valtinho Costa, campeão antecipado da categoria, e César Degreas, recordista da categoria, protagonizaram largadas de arrepiar! Largando lado a lado, a emoção é ainda maior! Degreas, que estreou novas rodas e pneus levou a melhor com o tempo de 7.546s, e mostrou estar em forma com a reação de 0.029s! Já Valtinho conquistou o segundo lugar com 7.728s nos 402 metros mais 0.175s de reação. A terceira posição ficou para a estreante Daniela Frigo, esposa do recordista da Dragster Motor Traseiro, Sidnei “Grandão” Frigo. A primeira dama da Arrancada Brasileira mostrou que não tem medo de acelerar e registrou 8.317s, e prometeu entrar na casa dos 7 segundos em breve! Daniela não pode fazer todas as largadas que gostaria devido a problemas no câmbio, que foram resolvidos graças a equipe Power Plus e uma noite sem dormir.

Dragster Light
Uma das maiores rivalidades da Arrancada brasileira acontece na Dragster Light! Apenas 5 pontos separam Ricardo “Pudim” Bersani e helder Gandolfo na luta pelo título paranaense! Quem levou a melhor nessa etapa foi Helder Gandolfo, que após entrar na casa dos 7.2 segundos pela primeira vez, não saiu mais! Helder registrou bons 7.259s na pista mais reação de 0.082s. E por falar em reação, Pudim, que só correu no domingo, deixou o primeiro lugar escapar no farol. O piloto registrou 7.088s na pista, porém foi traído pela reação de 0.393s. A terceira posição ficou para Arnaldo Scomação, da Street Hot, pode andar apenas no sábado e registrou o tempo de 9.221s.

Dragster Motor Dianteiro
Cleverson Morais, o Nenê, piloto e preparador da Street Hot, teve um fim de semana de muito trabalho, porém foi muito bem recompensado! Ainda na sexta-feira, o blower do Dragster de Arnaldo Scomação apresentou problemas. Cleverson emprestou seu blower para Arnaldo correr no sábado, e no domingo, recolocou o blower no Dragster Nostalgia. Quando o carro foi construído, Nenê sonhava em entrar na casa dos 8s com o brinquedo, porém uma meta ainda maior apareceu, a casa dos 7 segundos! Com muito trabalho em cima do motor Dodge 318 (sim, o virabrequim permanece original!) Cleverson registrou 7.832s, passando a 278km/h! O segundo lugar ficou para André Takeda, que novamente andou com o Lexus para pontuar no campeonato e poder participar da Super Final com a Bel Air Pro Modified. A terceira posição ficou para LAberto Turkot, o Barba, que pontuou com uma Dodge Dakota para conquistar o campeonato paranaense. O funny car está passando com alguns ajustes, mas Barba promete traze-lo para pista em breve!

Dragster Motor Traseiro
A equipe Power Plus apresentou muitas atrações neste final de semana. Além de uma estação meteorológica adquirida por Alejandro Sanchez, que fornece dados para o acerto fino dos motores, o box da equipe contou com a ilustre presença do Americano Ralph Gorr, que é grande destaque na fabricação e acerto de injeções mecânicas nos EUA. Além disso, o uso de um metanol trazido dos Estados Unidos, que exala um aroma adocicado quando queimado, também chamou muita atenção. O preparador Antonio teve muito trabalho durante o fim de semana, pois foram testados inúmeros acertos diferentes para os motores dos bólidos da equipe. Além disso, o cabeçote de Alejandro Sanchez apresentou problemas, e foi levado para São Paulo para receber reparos. Quem levou a melhor foi o campeão paranaense antecipado Alejandro Sanchez, com o tempo de 6.302s mais reação de 0.577s. Já Sidnei Frigo, o Grandão, pode fazer apenas uma largada oficial, devido a quebra de uma biela. O piloto ficou em segundo com 6.705s e reação de 0.386s.

A super final está marcada para os dias 09, 10 e 11 de novembro, e contará com a presença dos 16 melhores de cada categoria.


 
  :: Página Principal