:: Página Principal  
 

  - Etapas

  - Regulamento

  - Recordes


2ª Etapa - 27, 28 e 29 de Abril

Comentários

A Etapa Master Power Turbo, válida pela segunda etapa do Paranaense de Arrancada, que aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de Abril, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, reuniu 185 pilotos divididos em 24 categorias. A temida chuva pairou pelo evento durante o final de semana, mas não chegou a prejudicar a festa.
A prova contou também com duas ações sociais realizadas pela Goodyear em parceria com a Força Livre Motorsport. Na sexta-feira, cerca de 150 adolescentes de colégios estaduais da Região de Curitiba estiveram no Autódromo, participando de mais uma palestra de conscientização no trânsito. “A ação vem crescendo a cada etapa. Mostramos para as crianças os perigos de fazer rachas nas ruas e damos a oportunidade delas conhecer o esporte Arrancada”, explica o diretor da Força Livre Motorsport, Eduardo Pereira.
No sábado à tarde, crianças e jovens portadoras de Mielomelingocele puderam ver de perto as emoções da velocidade nas pistas e ainda conhecer de perto os pilotos patrocinados pela Goodyear: Agenor Scortgagna, Helder Gandolfo, Luis Fernando Baptista, Cacá Daud e Rodrigo Facchini, em uma sessão de fotos e autógrafos.
Recordes e destaques
Os grandes destaques da prova foram as cinco quebras de recordes: Agenor “Urso” Scort a bordo do Opala Yelow Black Lethal, levantou o público em sua primeira puxada oficial pela Super Pro Mod, percorrendo o quarto de milha em estúpidos 7s370 reavendo o recorde da categoria. O aniquilador de recordes Alexandre Kayayan sofreu com a quebra da transmissão de sua SS10, ainda no sábado, a equipe trabalhou duro e conseguiu aprontar o bólido a tempo, Ale marcou 7s5 e vem ”babando” para a terceira etapa na busca do recorde perdido.
Fernando “Batistinha” Baptista impedido de andar na Street Tração Traseira com seu Maverick devido a mudanças no regulamento, inscreveu-se na Street Hot, estabelecendo o recorde de 11s812. Já André “V8” Carrillo a bordo de seu Dodge aspirado estabeleceu a marca de 10s985 na Super Hot.
César “Xuxu” Degreas veio com tudo nesta etapa para conquistar o recorde recém criada Dragster Ligth 6 cilindros que pertencia a Valter “Valtinho” Costa. “Cesinha” em sua primeira puxada no sábado já havia quebrado o recorde com 7s6, mas na ultima puxada do domingo “Xuxu” aumentou a pressão de turbo e mesmo sem estar usando o nitro, estabeleceu lindos 7s481. “O motor está perfeito, mudamos muita coisa no carro e tudo ocorreu conforme o planejado, nenhuma quebra durante o final de semana. Para a próxima etapa teremos mais mudanças e quem sabe iremos baixar mais um pouquinho o recorde. O “motorzinho” seis cilindros está fazendo bonito”, comemorou o piloto. As motos também tiveram recorde quebrado, o piloto paranaense Tiago Fadel percorreu os 402m em 10s590 na Street Bike.
Quem não bateu o recorde mas bateu na porta foi Sandro “Xuxa” Bruno fez uma puxada espetacular! O piloto e preparador da Sportsystem arrancou forte com parciais perfeitas chegando a beliscar o recorde com 9s065 a 252 km/h! Deixando o mineirinho Gleison “Sonic” Moreira na segunda posição com 9s539.
Disputadíssima, a Força Livre Tração Dianteira teve como vencedor o catarinense Mauro Schnaider com seu Gol turbo nitro preparado pela Furlan Preparações com o tempo de pista de 9s843, em segundo Valmor Menegatti Jr. Com 9s936 e em terceiro ganhando na reação ficou maranhense Alessandro Resende com 0s184 + 10s272 de pista. O catarinense Marco Sales ficou em quarto lugar com 0s257 + 10s202.
Cacá Daud acertou a reação na “veia” venceu a Street Tração Dianteira Turbo A no pulo no farol, com 0s070 + 11s658. Passando no final dos 402m a 216 km/h. Rodrigo Donato fez o tempo mais baixo de pista ficando em segundo devido a reação de 0s392 + 11s434. O terceiro colocado foi Edvaldo “Picolé” Posses com o Gol Turbo B, (isso mesmo! O piloto que compete na B andou na Turbo A e papou a terceira colocação com o mesmo carro) com o tempo de 0s095 + 11s780. E Picolé não para por ai, o piloto se prepara para uma nova categoria, seu Dragster Ligth 6 cilindros está na fase final de construção na Fifa Drag Racing de onde seguirá para a Grid Racing Team para receber o motor V6 Biturbo que pertencia ao piloto Ricardo “Pudim” Bersani.
Correndo atrás do recorde da categoria Ricardo Tomaz de Carvalho acelerou sem dó seu Kadett 16v aspirado na Super Street Tração Dianteira, percorrendo os 402m da reta paranaense em 10s834, tempo que lhe garantiu o primeiro lugar, mas não fois suficiente para recuperar o recorde que pertence atualmente ao Golf “Carbon Fiber”de Felipe Johanpeter.
Melhorando a cada etapa o piloto e preparador Jaques Bilardo da Jaques Motorsports de Foz do Iguaçu PR, levou para casa o caneco com o tempo de pista de 12s962. “ O carro está muito bem acertado, a cada prova venho com uma novidade e tem dado certo esta estratégia. Hoje tenho o Ap mais rápido da categoria e prentendo melhorar ainda mais esta marca”, Promete Jaques.
Enquanto seu Mustang recordista passa por um upgrade, o mineiro Claudio Castañon trouxe para acelerar em Curitiba e marcar preciosos pontos no campeonato seu Mustang conversível de passeio, marcando 14s423, que lhe garantiram o caneco.
Mesmo tendo problemas com a correia de seu blower durante todo o final de semana, o recordista da Dragster Ligth 8 cilindros, Ricardo “Pudim” Bersani conseguiu marcar, belos 6s871 passando no final da reta a 306 km/h!
Pela Dragster Motor Dianteiro quem levou a melhor foi Alberto Turkot, que vem andando na casa dos 7s baixos com o Funny Car. O segundo colocado, Cleverson "Mopar" Morais assustou a todos quando subiu apontando para todos os lados com o Dragster Nostalgia. Uma largada que vai ficar na memória de todos os que estavam presentes no autódromo.
Helder Gandolfo, que também é preparador do Opala de Agenor Scortgagna, ficou em 2º com 0,091 + 7,511 e passou a 291 km/h.
Mesmo sem concorrentes nesta etapa Alejandro “The Flash Power ” Sanchez pisou sem dó em seu Dragster Motor Traseiro marcando estúpidos 6s092 passando a 379 km/h. Com seu motor andando no limite, o cabeçote não aguentou deixando o piloto fora das ultimas puxadas do domingo.
No fim do dia, o público acompanhou a show de manobras radicais com os chevettes e opalas. A próxima etapa da Arrancada acontece nos dias 02 e 03 de junho
.

Voltar


 
  :: Página Principal