:: Página Principal  
 
Copa Zero 300 - Mendoza - Argentina - 6 a 8 de dezembro de 2013

Recomende essa cobertura no Facebook:
Curta o DragsterBrasil.com:

Texto: Fabio Felix Pascoal

A convite da Injepro (injeção eletrônica programável), O DragsterBrasil.com, foi conhecer de perto a Arrancada na Argentina. Fomos até a pista de Lavalle, localizada na cidade de Mendoza. Lavalle é uma das melhores pistas da modalidade do país. Seu proprietario, José Luis Lo Moro, é um apaixonado por Arrancada e Drift e luta para que sua pista chegue no nivel de grandes como o Velopark, que ele conheceu neste ano e ficou maravilhado com a estrutura da pista brasileira.

As provas na terra dos hermanos são disputadas em sua maioria em pistas de 250 metros de aceleração. As categorias não são divididas em tipos de preparação e sim por tempos. A diversidade de preparação deixa o publico, verdadeiramente apaixonado por automobilismo, muito empolgado, fazendo as arquibancadas lotarem. Para aqueles mais potentes e que brigam pelo recorde da pista, existe a opção da categoria livre, onde vale tudo e ganha o mais rápido. Todas essas categorias tem duas tomadas classificatórias na sexta e no sábado, já no domingo é a grande a disputa do mata-mata. As provas são realizadas nas noites, com as finais acontecendo de domingo para segunda!

O evento que tivemos o prazer de conhecer chama-se Copa Zero300, e é realizado por um organizador do Chile (que fica a 300km de Mendoza). Com isso a disputa entre Chile e Argentina foi acirrada, com carros de alto gabarito e muito constantes. Diversos carros foram rodando do Chile até a cidade de Mendoza para a competição! O mais rápido da prova foi o Chevy SS da equipe argentina Pelado Sport Racing, uma familia de preparadores argentinos
apaixonados por Arrancada, e que são responsáveis por alguns dos bólidos mais rápidos do país.

O Chevy laranja V8 nitro do irmão do meio Vladimir Zumer, percorreu os 250 metros em 7s02 + reação de 0s36. Já o irmão mais velho José Daniel Zumer, teve problemas com a junta de cabeçote de Chevy Verde equipado com motor seis cilindros em linha nitro e mesmo sem estar no seu melhor dia estampou 7s7 segundos, ficando com a segunda colocação no evento.

Várias mulheres aceleram nas provas de Arrancada por toda a Argentina. Uma das mais conhecidas é a piloto Vicky Fontemachi.

Um fato curioso da competição é que o piloto pode fazer o burnout sem capacete. O ítem muitas vezes só é colocado instantes antes da largada.

O Argentino realmente é apaixonado por automobilismo. Em nossa estada no país nos deparamos com rádios e programas de TV especificos sobre automobilismo, além de publicações como manuais de mecânica sendo vendidos em bancas de jornal. Realizam provas de Arrancada a cerca de 40 anos, porém sua principal competição é a Turismo Carretera (TC), que existe a cerca de 80 anos!

O desenvolvimento de peças e componentes é muito grande! Além dos já conhecidos pistões e bielas, os hermanos mandam bem também no desenvolvimento de cabeçotes e blocos. Na Turismo Carretera encontramos por exemplo blocos similares ao "nosso" GM 6 cil em linha, porém construídos especificamente para a competição, além de cabeçotes de aluminio e até alguns exemplares multiválvulas para esse e outros motores! A Arrancada é bem servida com essas peças.
Além de componentes mecanicos desenvolvidos no próprio país, é comum encontrar também carros utilizando acessórios aerodinâmicos utilizados na TC. Com todo esse desenvolvimento, é comum o intercâmbio de peças entre argentinos e brasileiros. Os preparadores tupiniquins buscam muitos componentes argentinos, porém agora, a injeção eletrônica programável invade a Argentina, e os hermanos estão importando a nossa tecnologia.

É na pista de Lavalle que acontece também a Copa das Nações, o maior evento de Arrancada da Argentina, que conta com 500 pilotos participantes.

Fica aqui o nosso agradecimento pela hospitalidade da familia Zumer, pessoal da Zero300 do Chile e tantos outros argentinos e chilenos que nos mostraram um jeito novo e muito bonito de se fazer Arrancada, e também é claro ao Eduardo Deitos da Injepro. Esperamos voltar muito em breve para esse país apaixonado pelo automobilismo.


Fotos
Fotos: Fabio Felix Pascoal

 
  :: Página Principal