:: Página Principal  
 
Classificados - Carros

Projeto Gol GTI 1993 AWD (4x4)

Gol GTI 1993 2.0L AWD (4x4)

Este carro foi adquirido originalmente já com intuito de preparação. Desde o início a ideia era ter um GTI com tração AWD (ou 4x4). Então eu encontrei este carro num estado de conservação razoável, mas nada de relíquia (pra não ter dó de mexer).
Quase nem andei no carro depois que comprei, e já desmontei inteiro.
Vou tentar resumir em alguns tópicos abaixo como o carro está e o que foi feito.
Também tem fotos, e não mexi em nada de como o carro está pra não parecer que tentei “camuflar” alguma coisa. O carro tem ferrugem superficial (vide fotos), porque ficou parada muito tempo. Mas sempre coberto e longe de água. Em nada está afetada a estrutura ou partes do mesmo.

Lataria:
Na parte externa foram retirados todas as imperfeiçoes que estavam corrigidas com massa e foram refeitas acertando a chapa. Em alguns lugares com a frente e o Capô preferi comprar peças novas, porque as que estavam no carro estavam muito ruins.

Suspensão:
Como a ideia era ter um carro AWD modificado, o primeiro requisito que me veio a mente (já tendo tido outros carros modificados) foi ter facilidade em peças de reposição. Então montar um carro desses com transmissão de RS2 quase impossível de achar, ou quando acha com preço absurdo, não era uma opção. Então pesquisando e estudando decidi pelo driveline do Subaru. Junto com ele peguei toda a ideia da suspensão traseira.
Uma suspensão bem leve (diferente da do RS2 que é super pesada) e com design multi-link, facilitou a adaptação no Gol. Isso foi possível depois de algum estudo de dinâmica veicular e geometria de suspensão para que o comportamento do carro modificado ficasse dentro de um previsto para um AWD de asfalto. Na parte traseira, os multilinks foram encurtados para se encaixar na bitola do Gol, as torres foram inclinadas e a fixação do eixo de tração deslocado para que a suspensão trabalhasse conforme planejado. A traseira tem regulagem de altura das molas e os amortecedores são da marca Kayaba, com regulagem de pressão de amortecimento. As torres de suspensão são totalmente personalizadas. Foi feita também uma barra de Torção Traseira para regular a rolagem do carro na traseira. Ela tem 3 níves de dureza que podem ser ajustados. Foi feito um reforço onde fixa a barra.
Na dianteira a torre do Gol foi mantida, porem foi modificada para também receber os amortecedores Kayaba com regulagem de pressão. Além disso foi feito um design de Pratos de Regulagem de Caster e Camber exclusivo para melhor Tunning da geometria dianteira.
Barra de Direção se mantém inalterada. Todos os cubos de roda foram modificados para receber as tulipas do Subaru, com 5 furos e estriado do semi-eixo do Subaru. Ainda falta encurtar os semi-eixos para montagem final.

Transmissão:
A transmissão escolhida foi de uma Legacy 2.5L 1992, de 5 marchas. Com diferencial traseiro reforçado, já que algumas versões vinha com redução no cambio. O cambio foi acoplado ao bloco do AP com uma Flange. Esta flange possibilita o uso de volante do AP e motor de partida do AP. A embreagem ainda falta ser adaptada, mas pode ser tanto AP quanto Subaru. O eixo de entrada na transmissão está corretamente posicionado pra receber os discos com estriado padrão Subaru. O atuador da embreagem também precisa ser feito para funcionar com o novo conjunto.
Os coxins e suportes do cambio e motor foram refeitos para segurar o novo conjunto.
O cambio conta com quatro fixações laterais que previne a torção e a inclinação em relação ao chassis.
A parte de trambulador e troca de marchas já está feita, com a alavanca engatando todas as marchas.
O cardã já está no lugar e posicionado respeitando os ângulos permitidos de inclinação. O suporte intermediário está iniciado, mas precisa ser finalizado.
O diferencial Traseiro já está posicionado corretamente e toda estrutura no lugar com solda ponteada faltando somente a solda definitiva depois de tudo confirmado.
Semi-eixos traseiros precisam ser encurtados, mas as tulipas e estriado do cubo já no lugar com 5 furos e disco de freio traseiro do Subaru.

Chassis:
O túnel do chassis foi todo refeito para acomodar a nova transmissão e o cardã. Com o objetivo de reforçar a estrutura o túnel foi feito em chapa mais grossa que a lataria e em formato trapezoidal para ganhar rigidez. Nele se fixa o coxim da transmissão também.
Ainda faltam algumas soldas definitivas nas torres dianteira e traseiras e alguns pontos no fixação da suspensão, além de todo o Roll Cage.

Motor:
Só está o bloco puro montado. Falta bastante coisa. Tenho várias peças suplementares e as originais que vieram no motor do carro (que estava funcionando). A ideia era montar um 20v 2.0L Turbo. Mas essa parte de motor tem que sair quase do zero mesmo.

Freio:
O taseiro já está com disco no lugar e torre pronta pra recebre as pinças do Subaru (que eu tenho). A dianteira está com a torre do Gol, então precisa fazer o suporte pra uma pinça e um disco pra ser montado.

Elétrica:
Não tem nada feito.

Acabamento:
Tenho algumas coisas como maquinas de vidro, vidros, maçanetas, painel, botões e etc... Mas não tenho bancos, nem parte externa (faróis, lanternas, parachoque, etc...).
Não tem praticamente nada de pintura, porém a lataria está sem massa.

Rodas:
Já está com rodas 16 modelo do Golf (que bate furação com Subaru) e pneus Toyo.

Por fim, ainda tem muito trabalho. Este carro é só para quem realmente entende o que ele pode ser e o quanto precisa de trabalho. Mas a parte boa, é que muito, mas muito, trabalho já foi feito. Então a estrada já foi desbravada neste início.
E no final, se tudo der certo como imaginado e projetado, ele vai virar um monstro cola banco, devorador de Mitsubishi e de próprios Subaru.

Motivo da venda: Casei, arrumei dois filhos e vou morar com a sogra... não precisa falar mais nada, né?

OBS: Tenho várias outras fotos. Se houver real interesse, entre em contato q envio.

Nome: Glaucio Duarte
Fone: (27) 99889-8182
E-mail: glaubd@gmail.com



 
  :: Página Principal