:: Página Principal  
 
Reportagens - Recorde de potência (Dynojet) para categoria Turbo B

02 de julho de 2008

Atualmente, a categoria Turbo B é sem dúvida a mais disputada da Arrancada brasileira. O regulamento não impõe limitações nos turbo-compressores, porém existem limitações na alimentação, o que faz com que os preparadores busquem sempre soluções para “dar de beber” aos sedentos motores.
A marca que mostraremos a seguir não é um recorde da Dynojet, que divide a categoria 4 cilindros em cabeçotes 8 e multiválvulas, mas é com certeza uma marca respeitável, e recorde para propulsores montados com apenas 4 bicos injetores!
Nas últimas 2 provas em que participou, o piloto paulista Roberto Cossarros, que vinha andando muito bem anteriormente, não pode fazer boas apresentações. Por esta razão, o preparador Alexandre Henrique Silva, O Xandy, da equipe Espaço Motor, levou o VW Gol G4 de seu cliente para a Dynojet. Foi constatado problema no dosador de combustível, que foi substituído por um da marca brasileira Belquip. Com a pressão na linha estabilizada, Xandy pode efetuar os acertos, e chegou na incrível marca de 703.36hp nas rodas, aproximadamente 840 hp no motor. A mecânica é a mesma que já equipava o carro, 2.1L com pistões JE e bielas Pauter, e cabeçote 8V de fluxo unilateral, com coletor de admissão original do Gol, porém retrabalhado. O combustível é empurrado até os bicos injetores por meio de uma robusta bomba Magna Fuel. São utilizados 4 injetores Ford Racing, retrabalhados pela PAP Injetores para a vazão de 210lbs/h. O Turbo é da Master Power, com tampa fria .70, eixo de 67mm e caracol quente de A/R 1.00. A pressão utilizada para obter a marca foi de 3.2kg. A injeção é a já conhecida Fueltech RacePRO1Fi, auxiliada por um datalogger da mesma marca. Com isto, é possível chegar em uma mistura perfeita. Xandy explica que a potência deste motor foi limitada na alimentação, já que não foi possível suprir toda a sede do motor com apenas 4 bicos! Vale lembrar que a marca para motores 4 cilindros 8V, pertence ao Gol Turbo A da equipe CK Motorsport, com 719.2hp.

Recorde de potência para categoria Turbo B! 703.36 hp nas rodas, registrados pelo dinamômetro Dynojet do Brasil.

Click na imagem ao lado para ampliar.

 

Quebre o recorde de potência da sua categoria no dinamômetro da Dynojet e não pague a medição.


Voltar


 
  :: Página Principal