:: Página Principal  
 
Bau do Pascoal - Reportagens - Pernambucano de Arrancada - 4ª etapa - 07,08 de outubro de 2005

Comentários

Superando expectativas, a 4° etapa do Campeonato Pernambucano de Arrancada, realizado nos dias 07 e 08 de Outubro foi um festival de carros fortes, profissionalismo e recordes.
Sob um céu azul e sol castigante, a penúltima etapa do Pernambucano de Arrancada foi mais um daqueles encontros de gigantes, onde estiveram presentes alguns dos melhores pilotos de Arrancada do Nordeste, vindos dos estados do Ceará, Rio Grande Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia, decididos a rasgar o asfalto do Autódromo de Caruaru em busca dos menores tempos na pista. Foi, sem dúvidas, um dos maiores índices técnico entre todas as etapas do Campeonato, haja vista o número de recordes batidos, inclusive o da pista, que já perdurava desde o início de 2003.
Com um sol que mantinha a temperatura em torno de 30°, Caruaru foi pouco a pouco recebendo carros e pilotos, que desde a Sexta-Feira já se faziam presentes na Capital do Forró, aguardando a abertura da temporada de caça aos tempos baixos e acelerações fortes. Durante os treinos do Sábado já se podia prever que o Domingo seria infernal, com alguns carros já beliscando sucessivamente os 10.1”, recorde da pista, marcado pelo piloto Marcelo Viana durante a 2° etapa do campeonato 2004. Com tantos carros fortes, também aumentou o número de quebras, forçando alguns pilotos e preparadores a dormir mais tarde ou até virar a noite arrumando os carros para o dia seguinte.
O Domingo amanheceu novamente ensolarado e pouco a pouco os bólidos foram invadindo a pista para os treinos livres, já sob os olhares de um bom público, que aumentava a cada momento e esperava ansioso pelas batalhas que iriam ser travadas nos 300mts da reta do Autódromo. Enquanto não era dado início as baterias o público tratou de apreciar o evento dB Champions de Tuning e Rebaixados, que recebeu belos exemplares da arte “afinada” em equipar carros.
Ao meio dia foi dada à largada para os 62 carros inscritos, iniciando-se uma sucessão de brigas incríveis na pista, com puxadas acirradíssimas a cada segundo, acompanhas de perto por um bom público que, fiel à alta performance, não arredou o pé até a última puxada do dia.

Comentários das categorias:

1.000cc
Mostrando que as “milletas” também podem ter alma rebelde, o recifense Carlos Monteiro acelerou forte seu Uno e bateu o recorde da categoria, fazendo a categoria entrar na casa dos 14”, arrastando o troféu de 1° lugar com 14,827. Em segundo ficou o valente Caruaruense Audifax Jr com seu Uno 2005 totalmente original, fazendo 15,566. Seu Uno é tão original que possui todos os lacres de fábrica, mostrando que sua pontuação no campeonato é fruto da sua regularidade, vontade de acelerar e, claro, muita técnica.

STANDARD
O piloto Rodrigo Caridade, que havia estreado em grande estilo na etapa passada, desta vez confirmou sua força: cravou 13,360” com seu Gol n°22, ficando em 1° lugar e batizando o novo recorde da categoria. O segundo lugar ficou para o “Fusca Canhão” n° 29 de Fabiano Falangola com 13,525”. Com esse resultado, Fabiano sagrou-se Campeão Pernambucano 2005 da categoria. A terceira posição ficou para Renato Florêncio, que a bordo de Voyage n°14 marcou 14,256”.
Mais uma vez a vistoria passou o “pente fino” na categoria e flagrou o piloto Getúlio Jr. com algumas irregularidades de ordem técnica, sendo o mesmo automaticamente desclassificado.

STD (Street Tração Dianteira)
Novamente a briga ficou entre os Alagoanos Leto Costa, Fábio Lacerda e o representante de Natal Cláudio Henrique. Desta vez quem levou a melhor foi Leto e seu gol “Black Power” 66 com 12,459”. Em segundo ficou o recordista da categoria Cláudio Henrique, que marcou 12,736” com seu Gol n°88. Em terceiro ficou o experiente Fábio Lacerda e seu Gol n°13, cravando 12,757”. Fábio e Leto estão disputando “pau a pau” o campeonato, que será definido na próxima etapa.

STT (Street Tração Traseira)
Briga de dois Fuscas e um Opala nessa categoria. O estreante Cristophe Vasconcelos chegou, acelerou e levou. Com 12,799” arrastou para para casa o troféu de 1° lugar, a bordo de seu endiabrado fusquinha n° 15. Em segundo com 13,074” o belíssimo Opala 332 de Sílvio Filho, que não conseguiu repetir os ótimos “doze baixos” que vinha fazendo no Sábado. Joaquim Albuquerque tocando o “Fusca Canhão” do Campeão STA Fabiano Falangola ficou com a terceira colocação ao marcar 13,330”. Com essa colocação, Joaquim sagrou-se BI-Campeão da STT.

SSTD
O Cearense Paulo Fernando veio de Fortaleza e trouxe seu Gol n°22 para arrebentar com a categoria. Já no Domingo pela manhã mostrou bastante disposição e profissionalismo ao soldar as pressas parte do painel traseiro de seu carro para que pudesse andar na categoria. E o trabalho valeu a pena: fincou excelentes 10,975” no cronômetro e levou para o Ceará o 1° lugar e o recorde da SSTD. Em segundo, o experiente Ricardo “Dondo”, que a bordo de seu Gol laranja n° 333 marcou 11,759” e sagrou-se campeão antecipadamente. Alexandre Jucá veio de Maceió com seu Passat 666 e segurou a 3° colocação com 13,031”.

SSTT
O rebelde Cobra V8 pilotado por Antônio Alves andou só nessa etapa, mas nem por isso resolveu se acomodar, enfiando excelentes 10,185” na única puxada do dia. O Paraibano não tá para brincadeira não. É só abrir uma reta livre na sua frente que o “vêoitão” sai urrando! Resultado: Campeão antecipadamente na SSTT...

|TBOD
Com a participação de 14 carros, foi novamente uma das categorias com maior competitividade da etapa. Para ter uma idéia, a diferença entre o 1° e 2° lugar foi de apenas 00,001! Isso mesmo: um milésimo de segundo! Sorte de Cláudio Tenório, que levou para Maceió a primeira colocação da categoria ao marcar 11,195” com seu belo Gol n°100. Em segundo, com 11,196”, o Pernambucano Tiago Melo e seu Gol afinadíssimo n°97. A terceira colocação foi para a cidade de Natal, que foi muito bem representada pelo recordista Álisson Nogueira ao cravar 11,298” em sua Saveiro n°1. Destaque para o acidente com seu conterrâneo Adílson Caetano, que ao realizar sua segunda puxada, perdeu o controle de seu Gol 58 ao frear no final da reta e capotou 3 vezes. O piloto foi imediatamente atendido pela viatura de resgate do Corpo de Bombeiros e por UTI Móvel presentes no local e, felizmente, nada sofreu. Fica o alerta a aqueles que teimam em querer participar da Arrancada sem os devidos itens obrigatórios de segurança. A Vistoria feita pela ProRacing tem sida cada vez mais implacável quando se trata da segurança dos pilotos e do público.

TBOT
E Rousseau Xavier resolveu repetir a dose: em uma única puxada enfiou ótimos 11,224” com seu Fusca n° 16, batendo o recorde e levando mais um troféu de 1° lugar para a capital do Rio Grande do Norte. O Chevette do recifense Ricardo Alexandre não andou bem mais um vez e ficou em segundo com 15,046. Devido à regularidade, Ricardo Alexandre sagrou-se Campeão 2005 na TBOD.

TBSD
Cada vez mais prestigiada, a categoria teve grandes puxadas e mais uma vez a Bahia levou a melhor. Leonardo Cazé subiu ao lugar mais alto do pódio e de quebra ainda levou o título de Campeão Pernambucano de Arrancada na categoria, ao marcar 10,982” tocando seu Gol verde n°5 . Em segundo ficou o Paulista radicado na Paraíba Luciano Trevisan, que marcou 11,176” com seu Gol n° 07. Logo após vem o alagoano Luiz Felipe Calheiros, com 11,181” em seu Gol GTS vermelho n°20.

FLTD
Aqui foi briga de cachorro grande. Sete carros mal encarados no pré-alinhamento esperando a hora de acelerar tudo o que tinha, e o que não tinha. Em sua segunda puxada, Gutemberg Oliveira, o “Guto”, vencedor das duas últimas etapas “pegou na veia” com seu Gol “Hulk” e fincou 10,035, estabelecendo o novo recorde da categoria, e da pista. O segundo lugar da categoria ficou para o Cearense estreante Paulo Cezar que, com um belíssimo e bem montado Gol 33 botou 10,062 e ainda ficou sendo dono do 2° melhor tempo da pista. Em terceiro ficou o Guerreiro Paulo Fernando e seu Gol aspirado n°22. Ele é o mesmo que soldou o carro antes da prova para participar da SSTD. Paulo Fernando fez o tempo de 10,703” e levou mais um troféu para Fortaleza.

FLTT
Para repetir o lugar mais alto do pódio conseguido na 3° etapa, Antônio Alves acelerou seu Cobra V8 nitro n°69 e marcou 10,259”. Em segundo o impressionante Fusca n°16 de Rousseau Xavier e seus 10,549”, desta vez usando nitro. Na sua cola, o experiente Ricardo Salazar e seu lindo Fusca AP Turbo, cravando 10,587. Ricardo sofreu com a quebra das canaletas em 4 pistões no Sábado e praticamente virou a noite arrumando o motor que, infelizmente, não estava 100% no Domingo. A categoria ainda contou com a presença de Renato “TX” de Natal, que voltou a andar nessa etapa com seu Buggy, agora com motor AP turbo em fase de acertos. Renato marcou 11,714” e ficou em 4° lugar.
A próxima etapa do Campeonato Pernambucano de Arrancada será nos dias 26 e 27 de Novembro. Será a quinta e última de 2005 e, a julgar pela 4° etapa, a reta do autódromo de Caruaru irá ferver com um show de carros fortes, colando o ponteiro para decidir definitivamente quem serão os melhores de cada categoria em 2005. Que venha Novembro!

Texto: ProRacing Motorsport


Resultados

Fotos

Fotos: DB Champions


 
  :: Página Principal