:: Página Principal  
 
Baú do Pascoal - Reportagens - Novos recordes de potência para motor 4 cilindros 16v e 8v

Nos últimos dias a Dynojet esteve muito movimentada. Os recordes de potência na roda para motores 4 cilindros foram quebrados. Os preparadores brasileiros estão extraindo potências absurdas dos motores AP 4 cilindros, com receitas nacionais, e principalmente com muitos produtos fabricados aqui no Brasil. Os carros apresentados abaixo possuem preparações totalmente diferentes, mas resultados igualmente notáveis.


O motor 4 cilindros mais forte que já acelerou nos rolos da Dynojet pertence ao piloto Everson de Camargo, que é recordista da categoria FLTD. Preparado pelo Pezão, da Steel, O Gol FLTD equipado com motor AP com cabeçote 16 válvulas registrou nada menos que 652.8hp nas rodas, novo recorde de potência para motores 4 cilindros. Se fosse medido em dinamômetro de bancada, teríamos números próximos a 780hp. A medição foi prejudicada pela quebra da turbina, que aconteceu quando a pressão registrada era de 2.8kg. Pouco para os padrões de Everson de Camargo, que promete nova turbina, mais pressão e muito mais potência na próxima medição. O motor AP 16v de Everson é alimentado por 2 bancadas com 4 bicos injetores cada, totalizando 8 bicos. As 2 bancadas são controladas independentemente pelo módulo de injeção nacional Fueltech Race PRO 1Fi, que controla também a ignição do carro.

Recorde de potência para motor 4 cilindros, conquistado pelo piloto Everson de Camargo e seu Gol FLTD AP turbo 16v.

Click na imagem ao lado para ampliar.



No dia 27 de novembro de 2005 o preparador Marcos Cotton levou o Gol verde FLTD para o dinamômetro da Dynojet em São Paulo. Depois de alguns ajustes finos, Marcos conseguiu a marca de 626.6hp nas rodas do belo Gol, que acelerou forte em cima dos rolos do dinamômetro. Estes números mostram que na era dos cabeçotes multi-válvulas, os simples 8 válvulas ainda tem muito o que render. O motor 4 cilindros 8 válvulas mais forte que já acelerou nos rolos da Dynojet é alimentado por 2 carburadores Weber 50 DCOE e 4 bicos suplementares controlados por módulo HIS turbo, muito utilizados por grandes equipes. Caso apotência fosse medida no virabrequim do motor, chegaríamos a um número próximo a 750hp. A equipe aguarda anciosa o início do Campeonato Paranaense de 2006, para colocar toda a potência na pista e esquentar a briga na categoria FLTD.

Recorde de potência para motor 4 cilindros 8v, conquistado pelo Gol FLTD AP turbo 8v preparado por Marcos Cotton.

Click na imagem ao lado para ampliar.





Voltar


 
  :: Página Principal