:: Página Principal  
 
Bau do Pascoal - Reportagens - Arrancada em Caruaru 2005 - 3ª etapa - 27 e 28 de agosto

Comentários

A terceira etapa do Campeonato Pernambucano de Arrancada foi show de bola. Ou melhor: Show de bólidos! O nordeste esteve presente em peso para prestigiar e disputar no Autódromo Internacional de Caruaru, que contou com representantes do Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Bahia e, lógico, de todo Pernambuco.
Foi uma grande festa, que teve início na manhã da Sexta feira, com a chegada dos primeiros carros, e prosseguiu por todo fim de semana, com um grande público e disputas acirradas entre os 82 carros inscritos na prova. O Sábado já dava indícios que o bicho ia pegar nos 300 mts da reta do Autódromo, pois a cada momento mais e mais carros chegavam. Todos havidos em acelerar tudo em busca de tempos baixos e um lugar alto no pódio. O público foi um show à parte, com milhares de pessoas torcendo e vibrando a cada puxada, mostrando que o Nordeste além de grandes carros e pilotos, possui um povo apaixonado por motor forte, cheiro de metanol e pó de pneu.
Como sempre, a ProRacing tocou a prova com muita garra e competência. Todos os horários foram cumpridos e a prova seguiu organizada do início ao fim. Bom para o público e melhor para os pilotos, que não precisaram esperar muito tempo entre os intervalos das baterias, que contou ainda com um instigante show de manobras radicais.
Visando moralizar ainda mais o Campeonato, o Departamento Técnico da prova passou um “pente fino” em todos os carros, flagrando irregularidades nas categorias STANDARD, TBOD (Turbo Original Tração Dianteira) e FLTT (Força Livre Tração Traseira).
Outra inovação posta em prática nessa etapa pela ProRacing, foi o seguro para os pilotos, que contam a partir de agora com uma apólice individual, que garante a cada um deles uma indenização em caso de acidente com morte ou invalidez.
A ProRacing espera nunca precisar usá-la, sendo este serviço apenas mais uma demonstração de zelo, atenção e cuidado com os pilotos. O que torna o Campeonato Pernambucano de Arrancada cada vez mais sério, seguro e organizado.
Como em todas as etapas, foi realizado o campeonato dB Champions de Tuning e rebaixados, que contou com os melhores carros do gênero, vindos de João Pessoa-PB e de várias cidades de Pernambuco. Foi um atrativo a mais para o grande público presente, que pode apreciar verdadeiras jóias como uma Karman Ghia vermelha impecável, até um Mitsubishi L200 2005 com rodas aro 24!

A próxima etapa do Campeonato Pernambucano de Arrancada está marcada para os dias 08 e 09 de Outubro e, a julgar pela 3° etapa, será um grande sucesso, com recorde de público e pilotos, transformando o evento em uma grande festa do Automobilismo Nordestino. Quem viver, verá!

Comentário das Categorias

1.000cc
O recifense Carlos Monteiro veio com tudo para essa etapa e, trocando as marchas do seu Uno com o pé dentro, levou o 1° lugar com 15,197. Em segundo ficou o Caruaruense Audifax Jr e seu Uno 2005 com o tempo de 15,467. O terceiro lugar ficou para Thiago Henrique, que marcou 16,282 com seu Corsa. Destaque para Avanílson Jr., que apesar de ter destruído seu Uno em um acidente de trânsito há pouco tempo, compareceu com um Gol emprestado e somou pontos valiosos para a classificação do campeonato.

STANDARD
O Alagoano Mac Rocha fez bonito e levou o caneco de 1° lugar com 13,642 em seu Gol. Em segundo ficou Rodrigo Caridade, que estreou em grande estilo e marcou 13,780. O terceiro lugar ficou com Fabiano Falangola e seu Fusca. Fabiano foi o campeão da etapa passada e nessa cravou 13,921.
O melhor tempo dessa etapa foi marcado por Marcelo Silvestre e seu bonito Gol, mas ele se negou a passar pela verificação das medidas dos comandos de válvulas e foi automaticamente desclassificado.

STD (Street Tração Dianteira)
Aqui o bicho pegou forte. O recorde da categoria, que se mantinha desde o ano passado (12,234) foi batido três vezes consecutivas. Primeiro foi o Alagoano Leto Costa, que pisou forte em seu Gol e marcou baixos 12,082. Em seguida foi a vez do experiente Fábio Lacerda, que a bordo de Gol baixou o recorde para 11,986. Em seguida foi a vez do representante de Natal Cláudio Henrique, que pôs a faca entre os dentes e pulverizou de vez o recorde da categoria: 11,791 a bordo de seu Gol, para levar o troféu para Natal-RN.

STT (Street Tração Traseira)
A briga ficou entre o Fusca do experiente Joaquim Albuquerque e o bonito Opala do estreante Suetônio Sílvio. O Opala teve problemas de acerto e facilitou a vida de Joaquim, que levou o 1° lugar com 12,724 enquanto Suetônio cravou 14,110 e ficou em segundo.

SSTD
Com problemas nas sedes de válvulas do cabeçote de seu Gol, Ricardo Dondo não ofereceu resistência a Arthur Carneiro, que estreou em grande estilo seu Gol injetado e marcou 11,609. Ricardo Dondo ficou em 2° com 18,349. A próxima etapa promete uma grande disputa entre essas duas feras.

SSTT
Não deu pra ninguém! O Paraibano Antônio Alves voou baixo em seu Cobra V8 e bateu o recorde da categoria ao marcar 10,974. Em segundo ficou o Alagoano Carlos Eirado, que marcou 11,702 com seu bonito Opala calçado com pneus Mickey Thompson de rua. O terceiro lugar ficou para Roberto Jr. que representou muito bem a cidade de Natal-RN e cravou 12,550 a bordo do valente Opala 4 portas. Ao final da prova, Roberto foi comemorar com galera e as presenteou com um show de Zerinhos até estourar os pneus.

|TBOD
Com recorde de participantes na etapa, foi uma das categorias que proporcionou grandes disputas na pista. Melhor para Alisson Nogueira, que marcou 11,146 com sua Saveiro e levou o caneco para Natal. Em segundo ficou seu conterrâneo Roberto Alexandre, cravando 11,222 com um Gol. O terceiro lugar ficou com o recifense Thiago Melo e seu Gol com o tempo de 11,246.

TBOT
Vindo de Natal, Rousseau Xavier tocou de maneira competente seu Fusca até o 1° lugar no pódio. Marcou 11,719 e deixou O Chevette do recifense Ricardo Alexandre para trás. O melhor tempo do Chevette ficou em 13,467.

TBSD
Essa categoria teve número recorde de carros inscritos, provando que não basta ter turbo, tem que ser forte! A Bahia ficou com o 1° e 2° lugares, representada por Luiz Calheiros que cravou 11,276 com seu Gol, e Leonardo Cazé com 11,334. O terceiro lugar coube ao Alagoano Galba Souza e seu Gol com 11,386.

FLTD
O baiano Guto repetiu a dose e novamente levou a melhor nessa etapa. A bordo de seu Gol “Hulk” bateu todos os adversários ao marcar 10,525. Em segundo ficou Rodrigo Meireles, que andou na FLTD com o Gol n° 920 de Galba Souza e cravou 10,637. O terceiro lugar ficou com o recifense Arthur Carneiro, que além de vencer na SSTD, andou na Força Livre e levou o troféu de 3° lugar para casa ao marcar 11,361 com o Gol aspirado/injetado. Destaque para a saveiro superaliviada de do Cearense Ícaro Bezerra, que teve problemas de acerto no motor, mas mostrou grande potencial e promete baixar os tempos nas próximas etapas.

FLTT
Como na SSTT, não deu pra ninguém. O Cobra V8 injetou a cavalaria do nitro pra dentro e o resultado não podia ser diferente: 10,271e levou pra João Pessoa o troféu de 1° lugar. Em segundo o lindo Fusca AP Turbo de Ricardo Salazar, que teve o motor quebrado na 2° etapa e não desanimou. Botou o besouro pra voar e levou pra casa o troféu de 2° lugar. Esses dois monstros das pistas proporcionaram a melhor puxada do dia, quando o Fusca disputou palmo a palmo com o V8 Nitro até os 200mts, mas não suportou a cavalaria extra do Cobra nos metros finais. Foi um pega de arrepiar!

Fotos

Resultados

Texto e fotos: Proracing


 
  :: Página Principal