:: Página Principal  
 
Reportagens - A Fueltech é o Brasil na PDRA Texas Nationals

Recomende essa materia no Facebook:
Curta o DragsterBrasil.com:

Texto: Filipe Sturion

De 19 a 21 de maio, os competidores da PDRA se reunirão na pista Texas Motorplex para a disputa da PDRA Texas Nationals. O evento deveria começar já na quinta-feira, porém as atividades foram canceladas em virtude da chuva. Pilotos e equipes estão com tudo pronto torcendo por uma melhora no tempo, para que as atividades em pista possam acontecer na sexta-feira.

Mais uma vez, grandes nomes dos doorslammers (carros com portas) americanos estão presentes e prometem grandes disputas na distância de 201 metros. Como não poderia deixar de ser, a brasileira FuelTech está presente nos carros de algumas das melhores equipes da competição!

Esse intercâmbio de informações entre a desenvolvedora brasileira e equipes americanas tem trazido grandes inovações para nós brasileiros! Nos últimos meses, foram implementadas inúmeras funções para controle de largada, como por exemplo curvas de atraso de ponto para manter a tração. Esta função foi desenvolvida para que carros equipados com Blower, que não possuem controle de pressão, tivessem sua potência diminuida no momento da largada para garantir a tração. A função trouxe resultados excelentes também no Brasil, mesmo nos carros equipados com turbo compressor e booster eletrônico! E vem mais por aí! Dentro de mais alguns dias a Fueltech deverá liberar uma nova atualização para a FT500!

Infelizmente nesta etapa não teremos a presença do brasileiro Sidnei "Grandão" Frigo, já que ele sofreu um acidente em uma prova anterior da NHRA. O piloto está bem, porém o carro precisa ser reconstruído.


Assista a prova ao vivo:

Veja abaixo quais são os carros que utilizam a injeção FuelTech FT 500 e outros produtos da marca brasileira:

02.jpg
PRO Extreme
El General
01.jpg
PRO Extreme
Q80 Turky
06.jpg
PRO Boost
Melanie Salemi

Gerald Bunce
PRO Boost
03.jpg
PRO Nitrous
Ron Muenks
04.jpg
PRO Nitrous
Ed Burnley

Pro Extreme - Esta é a categoria com "tudo liberado" para os Pro Mods, e encontramos diversos tipos de preparação, como blower e turbo. A tecnologia do turbo vem fazendo frente aos blowers... ganha-se em desempenho, porém perdemos o barulho do blower que é algo incomparável! Aqui, a FuelTech fez história ao aplicar sua injeção FT500 em um carro de competição com blower, algo antes considerado impossivel pelos preparadores! Mesmo com poucas provas, o Q80 Turky já mostra-se extremamente competitivo na categoria. Além disso, a prova contará também com o novo carro do "El General".

Pro Boost - A Pro Boost é a categoria onde compete o piloto brasileiro Sidnei "Grandão" Frigo. Ela apresenta algumas limitações em relação a Pro Extreme: o tamanho dos motores é limitado em 520 polegadas cubicas. Já os turbos devem ter no máximo 88mm de rotor, e para veículos com blower, esse deve ser do tipo Roots. Os carros são ainda 150lbs (68kg) mais pesados em relação a Pro Extreme. Grandão escolheu participar desta categoria, já que ela se parece bastante com a Pro Mod da NHRA, e com isso, a Corvette do brasileiro pode participar de provas das duas ligas. Na NHRA existe ainda o limite de pressão de turbo, que é de 41 PSI, e a competição é disputada em 402 metros. Nesta prova teremos a presença da bela Melanie Salemi, que acelera um Firebird V8 blower, com injeção FuelTech e bicos Atomizer Racing. Já Gerald Bunce possui uma Chevy Corvette 2008 equipada com o novo motor LSU de 427 polegadas, bi-turbo, desenvolvido pela Pro Line.

Pro Nitrous - A categoria reúne carros equipados exclusivamente com injeção de óxido nitroso. A FuelTech desenvolveu um pacote de funções para controle da injeção e utilização do gás que são amplamente utilizados pelos bólidos da Pro Nitrous. Nesta etapa teremos dois competidores utilizando a FuelTech FT500, Ron Muenks e Ed Burnley, ambos utilizando bolhas de Camaro e motores V8 big block com óxido nitroso.


 
  :: Página Principal