:: Página Principal  
 
Reportagens - O Jet Car de Ricardo Pudim Bersani já tem data marcada para retornar às pistas!

Texto: Filipe Sturion / Fotos: Fabio Felix Pascoal

Recomende essa materia no Facebook:
Curta o DragsterBrasil.com:

O Jet Funny Car de Ricardo "Pudim" Bersani está prestes a voltar para as pistas! Desde 2010 afastado devido a quebra da turbina no 17º Festival Força Livre de Arrancada, o carro passou por diversas mudanças e melhorias para voltar a acelerar com força total em todo o Brasil!

Durante duas semanas, o preparador americano Paul Miller, especializado em jet cars, ficou no Brasil para aprontar o carro para as competições. O brasileiro Marcelo Materlini, que mora em Miami e estava no Brasil assessorando os americanos, chegou a retornar para os Estados Unidos e retornar após dois dias com peças necessárias para a reconstrução. A turbina Pratt-Whitney modelo JC-60 teve o rotor substituido, e diversos equipamentos indispensáveis para corte de combustível e gerenciamento de temperatura, que antes não estavam presentes no bólido, foram instalados e irão garantir a segurança da apresentação. O sistema de segurança é homologado pela NHRA, com extintor de incêndio específico para querosene, que é o combutível queimado pela turbina. Além disso, Pudim adquiriu outro macacão, com grau de proteção mais elevado para atender aos requisitos da tocada do Jet Car.

Existe também um timer que corta a turbina e em seguida aciona o pára-quedas automaticamente, caso o piloto não o faça, mas é claro que Pudim espera nunca utilizar este sistema!
O carro recebeu também novos fechamentos em fibra de carbono, feitos pela TC Pinturas, para aliviar o peso.

O jet funcionou algumas vezes para testes, e logo em seguida, Pudim foi para os Estados Unidos para acompanhar de perto a equipe de Paul Miller (que será chefe da equipe Jet Car Show no Brasil) em uma prova, e se familiarizar com os procedimentos corretos. Infelizmente, devido a chuva, essa corrida foi cancelada, e Pudim não pode participar da prova nos Estados Unidos, mas mesmo assim, a equipe de Paul Miller fez vários testes para que o piloto brasileiro pudesse acompanhar. Em breve, Pudim retornará aos Estados Unidos, onde irá tirar a licença especial da NHRA para acelerar este tipo de carro. Pudim está construindo outro Jet Car em terras americanas, onde irá participar de algumas temporadas, e em seguida, trazer o outro carro também para o Brasil! Já em solo brasileiro, Pudim lança sua equipe própria, que contará com o preparador Paul Miller e o pessoal da Pudim Drag Racing/Jet Car Show.

"O momento da partida do motor a jato é o mais perigoso da apresentação. É preciso que o arranque, acoplado a turbina, faça com que ela atinja o giro correto para que o combustível seja liberado. Além disso, é preciso monitorar com muita atenção a temperatura! Depois que a turbina está com giro alto, é só alegria!" - nos conta o piloto.

Um dos momentos mais impressionantes da apresentação do Jet Car é o afterburn, quando uma quantidade enorme de combustível é queimada já na saída da turbina. Neste momento, é
produzido uma grande labareda de fogo, e o barulho é simplesmente 9 vezes mais alto do que um Boeng 747 no momento da decolagem! Na aviação, o afterburn só é usado em momentos críticos em caças super sônicos. Neste momento, é produzido uma grande labareda de fogo, e o barulho é simplesmente 9 vezes mais alto do que um Boeng 747 no momento da decolagem! Na aviação, o afterburn só é usado em momentos críticos em caças super sônicos. O consumo de combustível é enorme! São nada menos que 200 litros de querosene de aviação por largada! A alavanca posicionada a direita libera o combustível no escape da turbina. Com o excesso, são produzidas as núvens brancas de fumaça. Já o botão no volante, faz a ignição deste combustível, quando acontecem as chamas mais fortes e os estouros!

O carro, que conta com bolha em fibra de carbono inspirada em um Ford Probe, recebeu nova pintura nas cores da bandeira do Brasil. Com pouco mais de 500kg de peso, 10.000 cavalos e 2500kg de empuxo gerados pela turbina de avião ao acionar o pós-combustor (afterburn), Pudim promete um grande show com muito fogo, fumaça, barulho e velocidades acima dos 400 km/h!

Além das provas de Arrancada, Pudim espera também participar com o Jet em apresentações em provas de circuito e feiras, para assim difundir a Arrancada para novos públicos. A primeira prova de Ricardo "Pudim" Bersani com o Jet Car será em Curitiba, nos dias 1, 2 e 3 de agosto.


Leve o Jet Car para o seu evento!
Entre em contato com Fabio Felix Pascoal, pelo e-mail pascoal@dragsterbrasil.com ou fone (11) 94814-4440.


Não deixe também de visitar e curtir a fan page do piloto em https://www.facebook.com/Pudimdragracing?fref=ts


 
  :: Página Principal