:: Página Principal  
 
Reportagens - Gol DT-A Felipe Zaranza - Recorde de potência Dynojet motores 4 cil

O motor VW AP entra para o seleto grupo dos 1000cv nas rodas!

Texto: Filipe Sturion
Imagens: Arquivo/DragsterBrasil.com

Recomende essa materia no Facebook:
Curta o DragsterBrasil.com:

20 de setembro de 2013

O VW AP é de longe o motor mais preparado no Brasil, seja pela facilidade de peças ou infinidade de receitas desenvolvidas durante anos. O pequeno propulsor da VW, de projeto inicial antiquado, dos anos 70, mostra não ter limites! No dia 20 de setembro, o preparador Marcelo Olympio de brito, mais conhecido como "Pezão",, da equipe Steel Racing Motors, levou o VW Gol DT-A de seu cliente, o manauara Felipe Zaranza, para o dinamômetro da Dynojet do Brasil para acertos, e os resultados foram surpreendentes! O bólido de tração dianteira superou a barreira dos 1000 cavalos nas rodas!

Pezão foi um dos pioneiros na preparação dos propulsores VW com o cabeçote de 16 válvulas, e agora, colhe os frutos de anos de pesquisa e desenvolvimento. A "receita dos 1000" utiliza o bloco alto, que equipou os VW Golf. Os pistões são os argentinos Iapel e as bielas, de alumínio, são da marca BMS, já o virabrequim é um "2.0", de aço.

O cabeçote 16 válvulas foi amplamente desenvolvido pela Pro Heads, juntamente a equipe Steel. Os comandos de válvulas são um segredo guardado a 7 chaves pelo Pezão.

O turbo utilizado é um Garrett GTX 4508 roletado, montado em um coletor de escape German Racing. O coletor de admissão é do tipo Plenum, desenvolvido pela Belquip Competições. A empresa ficou responsável também por confeccionar o intercooler e a pressurização do Gol recordista de potência.

Para dar de comer a tantos cavalos, foram necessários 4 bicos Bosch de 160lbs/h, mais uma segunda bancada com 4 bicos Siemens Deka de 225 lbs/h. O metanol é empurrado por uma bomba Weldon modelo 2345-A.

Já a ignição fica por conta de um módulo amplificador de ignição da M&W Ignitions, de origem Australiana, que trabalha com sistema de bobinas múltiplas e roda fônica Fueltech. As bobinas utilizadas são as Bosch originais do Fiat Marea.

Para gerenciar um motor levado ao limite extremo, Pezão escolheu a injeção programável Fueltech FT400. Além disso, o Fueltech Booster Controll 2 comanda a pressão de turbo para que os mais de 1000 cv possam ser aproveitados nos 402 metros. O carro conta também com o Fueltech Gear Controler para as trocas de marcha e controle de tração, e o Datalogger de 24 canais para a aquisição de dados. O responsável pela montagem da parte elétrica é o técnico Junior Fernandes Pantcho, da Pantcho Eletric Systems.

Utilizando a pressão de turbo de 3.4kg e medindo em terceira marcha, o carro de Felipe Zaranza registrou nada menos que 1005,9 cavalos nas rodas, sagrando-se o primeiro 4 cil a ultrapassar os 1000cv nas rodas no Brasil! Este é o novo recorde de potência para motores 4 cil 16V turbo, e também o motor de 4 cil mais forte já medido no dinamômetro Dynojet do Brasil! Considerando as perdas na transmissão e pneus, podemos afirmar que o propulsor desenvolvido pela Steel é capaz de render mais de 1200 cavalos! Com isso, a Steel recupera o recorde de potencia, que havia sido batido pela equipe MotorFort em 2011. Parabéns a equipe Steel e a todos os envolvidos neste grande projeto!

O VW Gol DT-A AP 2.0 16V turbo de Felipe Zaranza registrou nada menos que 1005,9 cavalos nas rodas! Novo recorde de potência Dynojet para motores 4 cilindros!

01.jpg 02.jpg 03.jpg
04.jpg 05.jpg 06.jpg
07.jpg 08.jpg 09.jpg

 
  :: Página Principal