:: Página Principal  
 
Reportagens - Recorde de potência (Dynojet) para motores 4 cilindros 16V aspirados

Texto: Filipe Sturion - Fotos: Arquivo / Internet

Recomende essa materia no Facebook:
Curta o DragsterBrasil.com:

Desde a época da Arrancada em Interlagos, o piloto Samuel Barbosa dos Santos é referência em provas de Arrancada no estado de São Paulo, sempre defendendo a bandeira dos motores aspirados. Durante anos conquistou muitas vitórias e recordes a bordo de seu Gol Ap 8 válvulas preparado pela Sauva Competições, acelerando pela categoria Dianteira Original, para carros de tração dianteira aspirados.

Em busca de novos desafios e ainda mais performance, juntamente com a equipe Saúva Competições e o preparador "Coração", Samuel deu início a um novo projeto, um Chevrolet Celta equipado com motor C20XE e cabeçote 16 válvulas. O propulsor de 2.4L recebeu pistões Iasa Box de 90mm, bielas de aço Susin Francescutti e virabrequim com 94,7mm de curso, da mesma marca. A preparação aspirada conta com admissão Formula 3 com 4 borboletas de 45mm, cabeçote 16V exaustivamente trabalhado pela própria Saúva Competições, bomba de óleo externa com 4 estágios, coletor de escape dimensionado Conforma Inox (Argentina) e muito mais! O gerenciamento eletronico do Celta DO ficou a cargo de um módulo Injepro EFI-PRO, que comanda 4 injetores Bosch de 210lbs/h, e também 4 bobinas MSD. O prpulsor GM não possui taxa de compressão tão alta, para poder aceitar uma mistura de metanol e nitrometano como combustível. Por enquanto a porcentagem de nitrometano está próxima aos 30%, mas Samuel espera chegar a utilizar 60% do líquido com segurança.

Por se tratar de um projeto inédito, muitas peças precisaram ser fabricadas do zero, o que acabou atrasando um pouco a estréia do novo carro, que aconteceu esse ano, na pista de 201 metros do ECPA. Já nas primeiras provas, o carro já mostrou para que veio, andando constantemente na casa dos 7 segundos.

Em busca de maiores acertos para a próxima etapa do Campeonato ECPA, Samuel levou o carro até o dinamômetro Dynojet, onde conquistou a ótima marca de 312.2hp nas rodas! Aplicando-se as correções, chegamos a aproximadamente 374cv!

Com esta nova marca, Samuka, como é conhecido nas pistas, unifica os recordes (Dynojet) para motores 4 cil, tanto no multiválvulas quanto no 8 válvulas, já que o piloto detém também um dos recordes mais antigos na Dynojet, com 221hp nas rodas, que foi conquistada no dia 14 de dezembro de 2009!

Novo recorde de potência para motor 4 cilindros 16V aspirado! 312.2 hp nas rodas, registrados pelo dinamômetro Dynojet do Brasil.

Click na imagem ao lado para ampliar.

01.jpg 02.jpg 03.jpg
04.jpg 05.jpg 06.jpg

Quebre o recorde de potência da sua categoria no dinamômetro da Dynojet e não pague a medição.


Voltar


 
  :: Página Principal