:: Página Principal  
 
Reportagens - Gol Alexandre e Rodrigo Mizukami - Recorde de potência Dynojet 4cil 8V turbo

"Quadradinho de oito" faz estrago no dinamômetro!
Gol quadrado com cabeçote 8 válvulas beira os 1000hp de potência!

Texto: Filipe Sturion
Fotos: Fabio Felix Pascoal / Filipe Sturion


Recomende essa materia no Facebook:
Curta o DragsterBrasil.com:

01.jpg

São Paulo, 04 de junho de 2013.

O VW Gol é uma verdadeira paixão nacional. Produzido desde 1980, passou por várias mudanças e está hoje em sua sexta geração. Mas é o modelo "quadrado" ou "caixa" que desperta grande parte dessa paixão.

Na Arrancada, a maioria dos competidores utiliza a versão G4, porém, o antigo "quadradinho" dos irmãos Alexandre e Rodrigo Mizukami vem tirando o sono dos adversários mais novos na categoria Dianteira Turbo A.


O Gol DT-A #2266 da equipe Kadu Racing é o veículo como foi concebido na década de 1980! Carroceria quadrada, motor VW AP equipado com o bom e velho cabeçote 8 válvulas de fluxo unilateral, distribuidor, e é claro, "anos de estrada" para chegar em um resultado considerado inalcançável em um passado recente!

No dia 4 de junho, às vesperas da etapa da segunda etapa do Velopark Series 2013, o preparador Carlos Eduardo Nascimento, o Kadu, da equipe Kadu Racing, levou o VW Gol que neste ano está sendo domado por Alexandre Mizukami para o dinamômetro Dynojet, em busca de novos acertos para a etapa do final de semana.

Devido aos ótimos resultados apresentados nos 402 metros, todos tinham certeza do grande poder de fogo do pequeno 4 cilindros 8V turbo montado em Campinas (SP), porém, era grande a curiosidade pelos números na tela do computador da Dynojet.

06.jpg

09.jpg

O propulsor rendeu nada menos que 831.4 cavalos nas rodas. Aplicando-se as correções, chegamos a um valor aproximado de 997 cavalos no motor! Novo recorde do dinamômetro Dynojet do Brasil para motores 4 cil 8 válvulas. Tal feito foi obtido com 2.7 kg de pressão gerados pelo turbo Garrett GTX42R. O motor AP 2.0 gira 8.500 rpm.

Kadu nos conta que na pista, o veículo trabalha com pressão final de 3.5kg, porém no rolo não foi possivel aumentar esses numeros devido a falha de vedação em um dos o'rings. Mas o preparador promete voltar a Dynojet após a etapa do Velopark para derrubar definitivamente a barreira dos 1000cv com o cabeçote 8V!

A marca antiga pertencia a oficina Espaço Motor, com o Gol de Ricardo Totti, que havia registrado 782.8 cavalos nas rodas em abril deste ano.

Apesar das opções mais modernas existentes no mercado, como cabeçotes de 16 e 20 válvulas, Kadu aplicou neste carro todo seu conhecimento e experiência para conseguir torque, potência e confiabilidade com uma receita muitas vezes considerada antiquada por muitos. O cabeçote 8 válvulas foi exaustivamente desenvolvido pela Dudu Cabeçotes em conjunto com a Kadu Racing. Dudu, que estava presente na Dynojet acompanhando seu cliente em mais um recorde, nos conta que para fazer um 8V brigar de igual para igual com os modernos multiválvulas, é necessário um grande trabalho nos dutos de admissão e escape, ficando bem próximo dos limites de construção da peça.

03.jpg

05.jpg

O sistema de injeção e ignição fica a cargo de uma Fueltech FT400. Além disso, o carro conta também com o Fueltech Boost Controller para gerenciamento de pressão de turbo e também o Gear Controller, que permite trocas de marcha sem tirar o pé do acelerador.

Porém nesta receita, ainda encontramos segmentos da escola antiga da preparação. Não é utilizado o sistema de ignição estática, encontrado na maioria dos carros da Arrancada atual. O bom e velho distribuidor está presente cumprindo muito bem seu papel, assim como o amplificador de faísca MSD digital.

Outro fato curioso é a utilização, com sucesso, da bomba de óleo original! Há alguns anos, o próprio preparador Carlos Nascimento, comentava em diversas publicações sobre a importância de uma bomba de óleo externa em projetos de motores que atingem altas rotações. Porém, mesmo com essa facilidade disponível no mercado, Kadu desenvolveu uma receita de retrabalho da bomba original. Inacreditavelmente, o Gol recordista de potência utiliza esta bomba e mantém a pressão de óleo em 7,5kg durante todo o regime de giro! Fato comprovado por nosso reporter Fabio Felix Pascoal, que teve a oportunidade de acompanhar em tempo real a leitura da pressão de óleo durante uma das puxadas no rolo! A eficiência da boa e velha bomba interna de óleo pode também ser vista na constância deste carro nas pistas, sempre presente nas fases finais das competições do tipo eliminatória.

08.jpg

O próximo recorde que Mizukami e Kadu almejam com o bom e velho Gol quadrado é a casa dos 8 segundos pela categoria DT-A, feito atingido até o momento somente pelos multiválvulas. Vale lembrar que 2 carros feitos pela Kadu Racing já estão neste seleto grupo. Alexandre está bem perto desta marca, já que conquistou o tempo de 9s018 a 274km/h em sua última prova no Velopark (RS).

A equipe do DragsterBrasil.com parabeniza os irmãos Mizukami e Equipe Kadu Racing por mais esta conquista!


Video

01.jpg 02.jpg 03.jpg
04.jpg 05.jpg 06.jpg
07.jpg 08.jpg 09.jpg

 
  :: Página Principal