:: Página Principal  
 

Texto: Filipe Sturion / Fotos: Fabio Felix Pascoal / Alan Bibbo


Recomende essa materia no Facebook:
Curta o DragsterBrasil.com:

18 a 20 de Janeiro, Palm Beach, Florida, Estados Unidos.

Após os treinos fechado dos dias 14 e 15, a equipe Artivinco Racing Permaneceu em Palm Beach para o Pro Winter Warm Up, treino coletivo da NHRA. 10 Top Fuels, diversos Funny Cars e alguns carros de outras categorias marcaram presença, e utilizaram os treinos para deixar os carros prontos para a temporada de 2013, que se iniciará no dia 14 de Fevereiro, em Pomona, na California. Ao todo, o Mello Yello Drag Racing Series contará com 24 etapas, divididas em 10 meses de Campeonato. Sidnei "Grandão" Frigo pretende participar de pelo menos 12 dessas 24 etapas.


No dia 18 de janeiro, Grandão fez sua primeira puxada ao lado de um adversário. O tempo obtido foi de 3s883 nos 1000 pés (304,8 metros, distância oficial de aceleração para a categoria Top Fuel). Nesta puxada, o piloto brasileiro atingiu a 5ª maior velocidade registrada no treino, e ultrapassou pela primeira vez a incrivel barreira dos 500km/h. com velocidade final de 512.04km/h em apenas 3.8 segundos!


Em outra puxada, já a noite, o Top Fuel perdeu a tração alguns instantes após a largada. Já no dia 19, a chuva impediu a realização das puxadas, que voltaram a acontecer no dia 20, no domingo. Infelizmente, o grip ficou prejudicado com a chuva, e Grandão continou com problemas para tracionar. Diversos acertos diferentes foram feitos pela Artivinco Racing, mas não foi possível melhorar o tempo de 3s8 obtido na sexta-feira.


14 e 15 de Janeiro, Palm Beach, Florida, Estados Unidos.

O brasileiro Sidnei "Grandão" Frigo acelerou pela primeira vez seu Dragster Top Fuel!

Nos dias 14 e 15 de janeiro, a equipe Artivinco Racing esteve na pista de Palm Beach, na Florida (EUA), para fazer os primeiros testes com o novo Dragster Top Fuel. O piloto brasileiro irá participar da temporada 2013 da categoria máxima da NHRA!
O novo dragster, construído pela McKinney Corporation, carrega as cores da bandeira do Brasil, com um layout escolhido por você nosso leitor! Foram 2 dias de treinos fechados na pista de Palm Beach, com apenas algumas equipes testando seus equipamentos para 2013.


Sob os cuidados do Chefe de equipe Donnie Bender, Grandão fez 4 passagens com o novo Top Fuel, e mostrou já estar em sintonia com a nova máquina!

Em sua primeira passagem, no dia 14, Grandão acelerou apenas 150 metros, para que Donnie pudesse coletar os primeiros dados do carro. Mesmo assim, o tempo obtido foi de 4s4 na distância de 1000 pés, ou seja, 304,8 metros. Lembramos que nos últimos anos, os carros das categorias Top Fuel Dragster e Top Fuel Funny Car tiveram a distância de aceleração reduzida para 304 metros, por motivos de segurança.


Na passagem seguinte, Grandão foi para pista para acelerar por 201 metros, e mesmo sem passar os 304 metros de pé embaixo, já entrou na sonhada casa dos 3 segundos com 3s958, a "apenas" 395 km/h!

Em um treino realizado no Top Fuel de outra equipe, no ano de 2012, Grandão havia registrado o tempo de 4s0, e agora o piloto acabara de baixar seu recorde pessoal! O resultado foi comemorado por todos, pois as parciais obtidas foram ótimas!


Enquanto o chefe de equipe Donnie Bender coleta os dados da puxada para aprimorar o acerto do Top Fuel, os mecânicos trabalham rápido para refazer o motor V8 de mais de 8000 cavalos de potência. A cada puxada, pistões e bielas são trocados. Enquanto o motor recebe novas peças, as já utilizadas são levadas para análise, e se aprovadas, retornam ao carro em uma puxada seguinte, caso contrário, são descartadas.


A equipe Artivinco Racing contou com a ajuda do experiente piloto de Top Fuel Spencer Massey, atual recordista de velocidade da NHRA com 534,47km/h!

Os equipamentos utilizados pela equipe são o que há de mais moderno em corridas de Drag Race. A direita podemos ver uma mesa com diversos relógios, que serve para mostrar se uma determinada peça, como por exemplo o assentamento de um coletor de escape, está perfeitamente plano.

Em uma corrida de extremos, onde cada milésimo de segundo é importante, o acerto fino faz uma grande diferença na competição. Para isso, são utilizados nada menos que 23 sensores no carro. Alguns deles já são conhecidos dos brasileiros, como os sensores de temperatura de escape, mas podemos destacar os curiosos sensores que medem o quanto a whellie bar apoiou e até mesmo um equipamento que mede a torção do chassi durante a puxada! Fatores como a temperatura da pista e grip da pista, e também variações climáticas como humidade do ar, são importantissimas para se chegar ao acerto perfeito.


No dia 15, Grandão voltou a pista para seu primeiro fullpass (passagem dos 304,8 metros com o pé embaixo). Era grande a expectativa de todos para ver o real tempo do carro! O dragster largou forte e veio fazendo parciais ótimas, quando na altura dos 250 metros, a correia do blower se rompeu. Mesmo assim, Grandão fechou os 1000 pés com o tempo de 3s959 a 464km/h. Vale lembrar que os Top Fuel ultrapassam os 500 km/h em 3 segundos!

O atual recorde da categoria pertence ao piloto Antron Brown, com 3s701.


Após novos acertos, o piloto brasileiro voltou para pista para fazer a sua primeira puxada a noite a bordo de um Top Fuel. Após uma belíssima largada, o Top Fuel passou por um tire shake e o piloto precisou abortar a puxada. O tire shake ocorre quando por uma diversidade de fatores, ocorre uma deformação descontrolada dos pneus, que faz com que todo o carro trepide com uma força descomunal. Continuar acelerando nesta condição pode trazer grandes avarias, como até a quebra do chassi!


A equipe Artivinco Racing retornará a pista de Palm Beach já no dia 18 de janeiro, para o Pro Winter Warmup, treino livre oficial da NHRA que reunirá os principais pilotos da modalidade!


 
  :: Página Principal