:: Página Principal  
 
Reportagens - FuelTech - "Presentech"

Texto: Regis Vasconcelos / Fotos: FuelTech


Recomende essa materia no Facebook:
Curta o DragsterBrasil.com:

A FuelTech completa 10 anos de performance com potência máxima. Para entrar em uma nova década com o pé direito no fundo, a FuelTech apresentará no 19º Festival de Arrancada, entre os dias 07 e 09 de dezembro, uma série de novos produtos e atualizações. Alguns desses lançamentos foram divulgados antecipadamente e você poderá conferir abaixo, mas para conhecer a lista completa de novidades em primeira mão, terá que visitar o stand da FuelTech no Festival.

KnockMeter: lançamento
Um novo equipamento para monitoramento de detonações do motor. Ele indica no display o nível das detonações dentro do bloco em tempo real, muito antes de ser audível aos nossos ouvidos. O KnockMeter também emite um alerta sonoro de detonação e auxilia muito no mapeamento ao limite dos motores de competição.
Conectado as injeções FT300/350/400, o KnockMeter pode alterar o avanço do ponto de ignição em caso de detonação, o que aumenta muito a vida útil do motor! Seus dados podem ser transferidos para dataloggers.


FT250 e FT350: custo X benefício
As novas injeções FuelTech chegam para entregar mais performance, mas sem aumentar os preços. A FT250 é a sucessora da FT200, a injeção feita para motores com distribuidor hall. Além dos controles tradicionais de injeção, ignição, computador de bordo, booster por válvula N75, Two-Step, clamper integrado e muitas outras funções, a FT250 ganhou três grandes atrativos. O novo módulo tem datalogger integrado de 18 canais, entrada para sonda lambda para o datalogger e display OLED.

A FT350, que promete ser um best-seller, possui todas as funções da poderosa FT300, mas com a interface da FT400. Essa ECU pode monitorar motores com distribuidor hall ou roda fônica. A FT350 usa interface via display touchscreen colorido de 4,3” e tem cinco saídas de ignição para controlar bobinas individuais ou sistemas de centelha perdida. Sua grande diferença em relação a FT400 é a ausência do controle de borboleta eletrônica.



FT400: assistente de mapeamento + malha fechada

A poderosa FT400 inova mais uma vez o mercado com os lançamentos da aguardada correção automática de mistura por sonda lambda, também chamado de sistema de malha fechada, e o inovador Assistente de Mapeamento. O sistema de malha fechada permite que o programador estipule valores de mistura ar/combustível a serem alcançados pelo motor. A partir da leitura da sonda de banda larga, a FT400 aplica uma confiável estratégia de alteração do mapa de injeção em busca da mistura desejada.

O inédito Assistente de Mapeamento é uma ferramenta que automaticamente gera um mapa principal de injeção para o usuário. O processo é inteiramente feito sem a ajuda de computadores, a própria FT400 desenvolve todo o mapa. A equipe de engenharia da FuelTech desenvolveu e testou exaustivamente o Assistente de Mapeamento, que tem o poder de gerar mapas para marcha lenta e pouca carga fantásticos. A FT400 pode até ser utilizada temporariamente em motores com outras injeções FT com a finalidade de usar o Assistente de Mapeamento, para posteriormente transferir o mapa gerado via cabo USB-CAN.


GearController: Controle de tração ativo
O GearController recebe uma poderosa atualização: o Controle de tração ativo por velocidade de roda. Através dos dados de velocidade das rodas dianteira e traseira, o GearController controla a entrega de potência para o nível de tração programado.

Este recurso utiliza os fios do chicote de “expansão futura” do GearController conectados aos sensores de velocidade das rodas. A programação do controle de tração ativo é feita através da diferença de velocidades entre as rodas, ou seja, programa-se o quanto a roda de tração pode correr mais rápido que a roda de sustentação. Isso é um poderoso recurso para carros potentes de rua e pista.

A utilização do Controle de tração ativo é independente do corte de troca de marcha e do sensor de alavanca, ou seja, o GearController pode ser instalado apenas para tirar vantagem dessa nova função.

 
  :: Página Principal