:: Página Principal  
 
Reportagens - Camaro Pro Mod - Roderjan Busato e Fabio Costa - 26 a 28 de julho de 2012 - SPID (SP)

Curta o DragsterBrasil.com no Facebook:

Texto: Filipe Sturion / Fotos: DragsterBrasil.com

A categoria Pro Mod leva às provas de Arrancada os carros com preparação mais extrema. Nela competem os doorslammers (carros com portas) mais rápidos do planeta! Acompanhamos de perto os três dias de teste dos belíssimos Chevy Camaro Pro Mod dos pilotos curitibanos Roderjan Busato e Fabio Costa, que levaram sua estrutura até a pista SPID, em Itatiba (SP), para acertos.

O Camaro 1968 de Roderjan, atual recordista da categoria no Brasil, já é conhecido de todos nós, porém, o carro passou por um grande upgrade! Já o Camaro 1969 de Fabio Costa é totalmente novo, e recebeu pintura na cor branca, com as belas faixas do modelo Yenko.

Os 2 carros possuem chassis construídos em aço cromomolibdênio pela empresa Americana Quarter Max Chassi, que forneceu também as carrocerias em fibra de carbono. Os motores V8 big block “Chevy” foram confeccionados pela Pro Line Racing Engines, umas das mais conceituadas preparadoras do mercado americano na categoria Pro Mod.

Mesmo com muitas peças importadas, os carros foram montados no Brasil pela equipe Busato Drag Racing, sob os cuidados do preparador Rogério Cruz e de Anderson Liegel, que recebeu a missão de instalar a injeção eletrônica Big Stuff, até então desconhecida dos brasileiros e responsável por gerenciar o motor, e também a telemetria Race Pack. Os coletores de escape e pressurização são verdadeiras obras de arte, e ao contrário do que muitos pensam, foram sim confeccionados pelos brasileiros! Cada um dos gigantes
motores V8 é sobrealimentado por 2 turbos da americana Precision, de 94mm, e recebem o combustível por 16 injetores Moran Racing. Já a ignição é por Magneto, da marca MSD. Tal configuração é capaz de chegar aos 4.000cv de potência! O câmbio de 3 marchas é automático, da marca Hughes.

Os americanos Steve Petty e Erick Dillard, da Pro Line Racing Engines, estiveram em Itatiba para auxiliar no acerto dos bólidos. Steve é um renomado calibrador de motores da empresa, e Erick, proprietário da empresa, além de conhecer tudo sobre estes carros, é um dos poucos pilotos de Pro Mod que já andaram na casa dos 5 segundos nos 402 metros. Ao analisar os bólidos dos brasileiros, ambos ficaram impressionados com o capricho empregado na montagem, segundo eles, superior a muitos carros
americanos da categoria. Erick gostou tanto dos bólidos que chegou a fazer uma oferta para levar um dos carros embora para os Estados Unidos!

O Camaro de Roderjan foi o primeiro a ir para a pista, e foram feitas algumas largadas acelerando apenas por 100 metros. Foram feitos alguns ajustes na pressão dos turbos e suspensão, e então chegou a hora de ver do que o carro era capaz! Roderjan andou diversas vezes na casa dos 6 segundos, mesmo sem colocar toda a pressão disponivel no par de turbos Precision! Em sua última puxada, o piloto percorreu os 402 metros em incríveis 6s274 a nada menos que 383km/h! Já o Camaro de Fábio Costa percorreu os 402
metros em 6s629, a “apenas” 339km/h! Segundo os especialistas americanos, ambos os carros tem plenas condições de ultrapassar os 400km/h e romper a barreira dos 5 segundos! Para isso é claro, é necessário que a pista ofereça condições, e o grip da pista SPID foi elogiado pelos americanos!

Com os carros acertados, sobrou tempo para diversão! Roderjan levou sua esposa e diversos membros de sua família para sentir a emoção de andar na casa dos 8 segundos a bordo do dragster de 2 lugares da equipe Artivinco Racing! Filipe Sturion, este que vos escreve, também teve esta oportunidade, ao dar uma voltinha junto com o piloto Sidnei Frigo! Além disso, o Opala XTM do piloto Fabio Costa também trouxe muitas alegrias, ao beliscar a casa dos 7s com ótimos 8s062 a 274km/h!
Adriano Kayayan, que fez sua última participação em provas de Arrancada no Festival de Barueri, no ano passado, também acelerou seu Camaro XTM e andou na casa dos 8s7. E para completar, o pequeno Lucas Frigo, filho de Sidnei “Grandão” Frigo, da Artivinco Racing, acelerou seu Dragster Jr e beliscou a casa dos 10 segundos.


Parabéns aos pilotos Fabio Costa e Roderjan Busato por encararem um projeto tão arrojado, e trazer para o Brasil o que há de melhor em termos de Drag Race no mundo!




Curta o DragsterBrasil.com no Facebook:


 
  :: Página Principal