:: Página Principal
 
Reportagens - 3º Motor Day 2009 - 28/06/2009 - Mega Space (MG)

Arrancada solidária
A 3º etapa do Motorday arrancou uma tonelada de alimentos para a caridade e cinco recordes nos 201 metros

A massa mineira de entusiastas da velocidade deu show de solidariedade e performance na 3º etapa do Motorday, que acontece nos 201 metros o Mega Space, Santa Luzia – MG. Além do show na pista, que derrubou cinco recordes nas sete categorias, foram doados mil quilos de alimentos não perecíveis para instituições de caridade.
Roney R.P., presidente do Clube do Gol Quadrado, foi o responsável pela iniciativa da arrecadação dos alimentos, “O nosso clube sempre teve essa preocupação social. Arrecadamos alimentos, visitamos asilos, doamos sangue e tudo mais que possamos ajudar a sociedade carente. E, finalmente, conseguimos concretizar esse sonho de encontrar os principais clubes automotivos de Minas Gerais com um propósito nobre, arrecadar alimentos. O Motorday e o Megaspace foram o palco perfeito para essa grande festa”. O Clube do Gol quadrado foi quem mais doou alimentos, seguido de perto pelo Clube do Opala BH e Arrastandos.
Saindo da área de boxes e seguindo para a pista, vamos as novidades da arrancada. Na categoria Força Livre, a mais rápida do torneio, houve quebra de recorde e um acontecimento remoto na pista do Mega, o cronômetro ficou na casa dos 6 segundos, fato que não acontecia há 2 anos. A equipe Action Racing, praticamente parte do patrimônio histórico da arrancada mineira, levou a gaiola AP turbo de Rubens Vargas para registrar 6s844, mais que um temporal, quase uma nevasca!
Duas estréias de peso nas categorias Turbo Dianteira — Alexandre “Peitchola”, equipe HP, na Turbo Top, e Luiz “Hulk”, equipe Press Racing, na Turbo Original. Os dois pilotos quebraram os recordes das categorias e chegaram as finais das chaves eliminatórias. “Eu não esperava virar tão baixo com um carro que foi montado há 30 dias. Acreditava que levariam alguns meses para alcançar as melhores marcas da pista, mas o trabalho sério da equipe trouxe os resultados rapidamente. Batemos o recorde do Motorday com 7s9 e tenho o segundo melhor tempo das Mega Quinta, 8s1”, comemorou Alexandre “Peitchola”.

ASPIRADO DIANTEIRA
Direto de Uberlândia (MG), César Acciardi, equipe Motor Race, trouxe seu Gol quadrado injetado para liderar a prova de ponta a ponta. Classificou-se em primeiro para as eliminatórias e venceu todos oponentes com tranqüilidade. Acciardi bateu o recorde da categoria com a marca de 8s968.
Será esse o fim da hegemonia do Gol de Kleyner, atual campeão e invicto em todas as provas que participou? Kleyner não compareceu a essa prova, mas certamente retornará na próxima para brigar por seu antigo recorde.
O Passat da equipe Mecânica Weber, pilotado por Eduardo Luiz, ficou em segundo com o melhor tempo de 9s938.
Quem está liderado o torneio é Washiton Maciel, que com duas terceiras colocações e um segundo soma 48 pontos , sete a frente de Kleyner Vinicios, vice líder.
ASPIRADO TRASEIRA ORIGINAL
Quando aparecerá alguém capaz de bater Alessandro Gomes? O piloto e seu inseparável Opala sedan preto assombram todas as etapas do Motorday, ninguém jamais intimidou a dupla. Disparado no torneio com três vitórias e o recorde da categoria, parece que uma das mãos já está na taça de bi campeão.
Na segunda colocação da prova, e do torneio, está Alexandre Souza, que marcou 9s719 total nessa etapa. O piloto está firme na caça por Alessandro com três segundas colocações.
Estreante no torneio, Ricardo Michetti, fez bela corrida com melhor tempo de pista de 10s203 e garantiu a terceira colocação, a frente do atrevido Opala 4 cilindros de Fernando Guimarães.

TURBO DIANTEIRA ORIGINAL
Luiz “Hulk” Freitas chegou a pista com seu novo carro, um Gol quadrado amarelo, foi barrado na vistoria devido a presença de lastros não autorizados e logo após a correção do problema iniciou sua batalha contra o cronômetro na pista. O carro começou o dia andando 10s3 de pista, e alguns ajustes da equipe Press Racing o classificaram para as finais com 9s422, 6º tempo da categoria.
Nas quartas, Luiz derrubou Fernando Lins, piloto que corria 9s1 com seu belo GTI 8v preparado pela HP. Fernando estava a caminho da final, mas a queima da largada salvou Luiz que não fez nada melhor que um 10s2.
Hulk enfrentou Edimar Junior na semi-final. O Astra 16v de Edimar corria 9s1 constantemente ao longo do dia. O Astra pulou 0s300 a frente na reação e seguiu pista abaixo com pouca pressão, um vazamento na pressurização derrubou a potência do GM. O incrível Hulk, mesmo atrasado, mostrou sua força na hora necessária e venceu o duelo com excelentes 8s9 de pista.
Na final a briga foi contra Luis Borges, que derrubou Daniel Pereira e Eduardo Luiz, antigo recordista, no seu caminho, sempre virando entre 9s3 e 9s6. O constante Gol bola de Borges fez a lição de casa na final, largou com 0s125 de reação e fechou a pista com bons 9s469. Porém, o Hulk estava mais nervoso ainda, dessa vez com boa reação, 0s125, ainda quebrou o recorde da categoria com 8s938. Caneco para o Hulk, equipe Press Racing.
A classificação geral tem Luiz Borges na liderança com 60 pontos, duas vitórias e um segundo lugar. Edimar e seu Astra estão em segundo com 48 pontos, seguido por Eduardo Luiz com 41.
A Turbo Original está sendo um grande sucesso. Fiquem atentos ao Gol de Fernando Lins, atual 4º lugar geral, que com sua nova equipe, a HP, já está correndo 9s0 de pista e trará muitas novidades para a próxima etapa. O Astra do Edimar também já está com um arsenal de melhorias, que devem entrar no cofre do motor antes até a quinta etapa.

ASPIRADO TRASEIRA TOP
Marcos Vinicius, da equipe Tsumaa, mesmo líder o torneio e com novo carro, não deu mole e faturou mais uma. Marcos agora pilota um Dodge Dart com motor 318 e cabeçotes de alumínio, que não anda tanto quanto seu antigo Charger 400+ polegadas cúbicas, mas virou ótimos 8s125 e levou o caneco.
Na segunda colocação chegou o novo Opala de Enrick de Filippis, que estreou muito bem com 8s735 de pista. O seizão correu calçado de pneus radias nacionais, o que torna muito difícil alcançar o Dojão de pneus MH. Os 60 pés confirmam, 2s391 do Opala contra 2s031 do V8.
As quebras mecânicas sacrificaram as chaves finais da categoria, que contou com apenas três carros no grid. Ótima noticia para Alexandre Graça, que corria na 6º colocação com seu Dart, mas a confiabilidade mecânica rendeu a terceira colocação.
Marcos Vinicius lidera o torneio isolado, enquanto Mucio Rudimar (Clebinho Preparações) e Eder Rodrigues (Action Racing) estão embolados na briga pelo segundo lugar.

TURBO DIANTEIRA TOP
A equipe HP era a favorita para vencer a etapa. Estava no grid com o Gol GIII de Rodrigo Castro, que virava na casa dos 7 segundos constantemente nas ultimas quinta-feira, e com o Gol quadrado de Alexandre “Peitchola”, que logo cedo bateu o recorde do torneio com 7s953. Parecia que a equipe faria barba, cabelo e bigode. Para melhorar ainda mais, Ricardo Rocha, também da HP, se classificou para as finais em terceiro lugar, 8s859 de pista.
Os ventos começaram a mudar de direção com a quebra de Rodrigo Castro. Peitchola ainda era franco favorito, classificado em primeiro e vencido por WO as quartas e semi finais.
Ricardo Rocha também seguia firme em seu caminho, e havia derrotado Harley Alves nas quartas. Ricardo, vulgo Gordinho, marcou 8s828 nessa passada com sua Saveiro vermelho, que se despede do carburador Weber após anos de alegria. Na próxima etapa o carro estará injetado na busca por tempos mais baixos.
Foi então que as atenções se voltaram para o Gol de Wayne Rocha, equipe Tração. O carro se classificou em segundo com 8s328 de pista. Na semi final tirou Ricardo Rocha da disputa com 8s687 contra 8s984 total.
Wayne não se intimidou com a presença do recordista, Peitchola, ao seu lado na disputa da final. O Gol da Tração pulou no semáforo 0s500 a frente de Peitchola, e mesmo o Gol da HP sendo mais rápido na pista não foi o suficiente para tirar a vitória de Wayne Rocha.
Rafael Marinho, HP, continua liderando o torneio, seguido de perto por Ricardo Rocha, companheiro de equipe. A consistência de ambos os carros vêm se destacando perante aos mais velozes, que nem sempre chegam inteiros ao fim da etapa.

TURBO TRASEIRA
Rodrigo Murta, o Monga, vem destruindo nas quinta-feira e não foi diferente no Motorday. Seu Opalão SS 6 cilindros turbo de Quadrijet se classificou com o segundo melhor tempo total, 8s922, mas perdia apenas na reação para o primeiro, Joel Lima.
A final foi entre o seizão turbo do Murta, equipe Action, contra o Chevette hatch AP turbo do Joel, equipe RR. Os dois carros reagiram bem no pinheirinho, passaram pelos 60 pés lado a lado e depois disso o seizão mostrou potência e fez o melhor tempo do dia e novo recorde da categoria, 8s266.
O Chevette de João Bosco chegou na terceira colocação e continua liderando o torneio, 8 pontos a frente de Rodrigo Murta.

FORÇA LIVRE
A grande expectativa do dia era a disputa entre as gaiolas AP turbo contra o Fusca Força Livre da equipe HP. A gaiola de Rubens Vargas, equipe Action, vinha andando abaixo dos 7 segundos nas ultimas aparições na pista, enquanto a gaiola de Ivan Fichel, equipe Motor Forte, havia marcado 7s2 no ultimo treino.
Ivan se classificou com o terceiro melhor tempo, mas ficou de fora das finais devido a problemas com o sistema de engates do câmbio. “Acredito que o conjunto mecânico esteja se movendo, o que causa a falha nos engates. Agora vamos rever todo sistema de fixação do motor e câmbio”, comentou Guto, chefe da Motor Forte.
A gaiola de Rubens Vargas se classificou em primeiro, já batendo o recorde, 6s844. Depois veio o Fusca de Eduardo Amorim com 7s110. A Bel Lair de Jack Bala e o Corsa AP de Afonso Cláudio se classificaram com tempos na casa de 8s4.
Por questões de WO, a gaiola de Rubens ficou com o caminho livre até a final. Do outro lado, Eduardo e seu Fusca tiveram que derrotar o Buggy de Moacir Barbosa e a Bel Lair de Jack para chegar a final.
Então os dois carros mais rápidos do dia se enfrentarem no semáforo na ultima largada do dia. O Fusca vinha de duas puxadas de 7s0, enquanto a gaiola repousava desde o recorde. Pre Stage, Stage e o pinheirinho desceu. Rubens emocionou no semáforo e acendeu a luz vermelha. Eduardo, com o caminho livre, correu 7s1 e faturou a etapa.
A quarta etapa do Motorday será no dia 26 de julho, as inscrições são feitas na Balasso Motorsport, telefone (31) 3245.5001.

Texto: Regis Vasconcelos


Fotos: David F. Menezes



:: Página Principal