:: Página Principal  
 
Reportagens - Sérgio "Sapinho" Ganga - Recorde FLD - 8s774

O Doutrinador!
Sérgio "Sapinho" Ganga nos fala um pouco sobre a receita de sucesso na FLD.

A equipe Sapinho câmbios entrou para a categoria FLD, uma das mais disputadas da Arrancada brasileira, para testar e desenvolver seus produtos e serviços. Os testes deram certo, e após algum tempo, João "Tiozinho" Tasso e Sérgio "Sapinho" Ganga estavam quebrando recordes nas pistas de todo o país.
Após uma temporada recheada de sucessivas quebras de recordes em 2008, João Tasso decidiu dar um tempo e confiou a tocada do Gol FLD da equipe à Sérgio Sapinho. Algumas melhorias foram feitas, como a adoção de um turbo Garrett GT4088R e novo coletor tubular de escape. O novo turbo e mais acertos na injeção programável HIS PW6X fizeram com que o bólido rendesse nada menos que 730hp nas rodas, medidos no dinamômetro da própria Sapinho Câmbios. O valente motor AP 8V de fluxo unilateral gosta de girar! A potência segue crescendo já nos 9000rpm, mas por motivos de durabilidade, Sérgio acelera até os 8000 rpm. "Tentaremos baixar ainda mais o recorde, e por isso, o corte de giro vai ter que subir!", explica Sapinho.
Na última etapa do Paranaense de Arrancada, Sapinho fez história ao baixar o recorde brasileiro da categoria com 8s774! Com um acerto perfeito do sistema de booster eletrônico da HIS, o GOL caminhou muito e registrou as seguintes parciais:

60 pés: 1s371
100m: 3s759
201 metros: 5s674
300 metros: 7s306
402 metros: 8s774
Velocidade: 261.139 km/h

Além do ótimo tempo de 60 pés (primeiros 18 metros da pista), o FLD 3900 grudou no chão e conquistou incríveis 5s674 nos 201 metros, deixando até mesmo os veículos de tração traseira para trás. Daí para frente, o motor 8V turbo falou alto e Sapinho derrubou o recorde da categoria com 8s774, a nada menos que 261km/h!
A receita do tração dianteira mais rápido do Brasil é simples, e Sapinho não faz mistério! "Utilizamos o comando de válvulas 296 Sam Cams. Este é um dos mais adotados aqui no Brasil, e entrega potência até altos giros!" nos conta o novo recordista. São utilizados ainda molas, pratos e travas da americana Crane. O cabeçote, retrabalhado pela Pro Heads, recebeu ainda válvulas de inox de 40mm na admissão e 35mm no escape. O turbo utilizado é um Garrett GT4088R, montado em um coletor de escape tubular feito pela German. A admissão foi confeccionada pela Belquip.
A parte de baixo conta com pistões Iapel 83.5mm, bielas Howards, em alumínio e virabrequim original, com 92,8mm de curso. O volante de aço é confeccionado pela própria Sapinho, e a embreagem utilizada é da argentina Barpran, com multidiscos. Todo o conjunto foi balanceado. A taxa de compressão é de 8.5 para 1.
A alimentação é feitoa por 8 bicos Bosch de 160lbs/h, que recebem o combustível de uma bomba Weldon 2345D. Para regular a pressão da linha, são utilizados 2 dosadores do Fiat Tempra, que possuem relação de 1:1 e regulagem de pressão inicial. Já a ignição conta com um potente amplificador de faísca MSD10, bem como distribuidor, bobina e cabos de mesma marca. Ignição e alimentação são gerenciados por um HIS PW6X com roda fônica.
Outro ponto alto do bólido da Sapinho Câmbios é a expantosa capacidade de tração! Sapinho chegou em um setup de suspensão invejável. Para isso, a equipe conta com equipamento de alinhamento, que o acompanha em todas as etapas nas quais participa. Os amortecedores são da Impacto, e as barras de tração são da própria Sapinho Câmbios.
O icecooler foi confecionado pela Super Cooler, e possui um grande diferencial: no sistema adotado por Sapinho, não existe água. O ar é resfriado pelo próprio metanol armazenado para ser queimado pelo sedento VW AP.
O câmbio, evidentemente, recebeu engrenagens, tampas laterais e spool Sapinho. A relação de marchas é perfeita! A alavanca inline também é fabricada pela empresa do piloto.

Log (Innovate) da puxada de 8s772
Sapinho disponibilizou o LOG do datalogger Innovate da puxada do recorde para todos os nossos leitores.
Podemos observar que o bólido recordista larga com 1.4kg de pressão. Em cerca de meio segundo, Sapinho já conta com 2.5kg de pressão, e ao final dos 402 metros, são 3.1kg de pressão. A mistura é rica, com lambda variando na casa dos 0.6 na maior parte do trajeto.

Click e baixe o Log completo! (É necessário ter o programa LogWorks da Innovate Motorsport para visualizar.)




Voltar


 
  :: Página Principal