:: Página Principal  
 
Reportagens - 1º Open Night Velopark - 22/01/2009

Na noite de 22/1, quinta-feira, os 402 metros do Velopark foram abertos para que não só pilotos profissionais, mas também motoristas comuns, pudessem acelerar a vontade, com toda a segurança a estrutura da melhor pista de Arrancada do país. Foi o primeiro Open Night, que contou com mais de 90 participantes, além de shows musicais e o tradicional encontro gaúcho de carros antigos Crazy Kranz.
Na pista, ocorreram 2 formatos de disputa: O já conhecido desafio por classes de tempo, com espaço para carros que andam na casa dos 18s, até os mais rápidos, que buscaram percorrer os 402 metros no tempo mais próximo possível dos 12 segundos.
Aconteceu também disputa no formato Bracket Racing! Muito difundido nos Estados Unidos e até então inédito no Brasil, a modalidade premia a constância nos tempos e reações. Cada participante informa à organização o tempo em que pretende percorrer a distância de aceleração. As largadas acontecem 2 a 2, como na disputa normal, porém a largada é feita de acordo com o tempo de cada competidor. Se o participante da pista da direita percorre os 402 metros em 16s5, e o da esquerda em 14s5, o primeiro largará exatamente 2 segundos antes. Vence quem passar no final da reta primeiro, porém sem estourar o tempo informado. Com este sistema é possível por exemplo, que um carro de 14s leve a melhor ao lado de um carro de 12s. O que vale é a constância na tocada e o tempo de reação. É importante para o competidor se inteirar do tempo pretendido pelo carro ao lado, como nos conta o piloto Everton ET: "Meu tempo era de 12s, e alinhei ao lado de um competidor cujo tempo era de 16s. Não podia ficar cozinhando o motor no Two Steep por toda a diferença de tempo. Esperei ele largar, aguardei cerca de 3 segundos e só então acionei o Two Steep." Everton, piloto profissional da categoria Turbo B, ainda fala sobre a emoção do sistema de Bracket: "Quando larguei meu oponente já estava vários metros à frente, parecia impossível buscar tamanha vantagem, mas ao final da reta passamos praticamente juntos e levei a melhor por alguns milésimos!"
O grande campeão do Bracket Racing foi Alexandre Kroeff, com um Maverick aspirado e com injeção eletrônica. Alexandre levou os 400 reais de prêmio para casa.
Com este tipo de evento, o Velopark mostra que tem real interesse em proporcionar a motoristas comuns o gostinho da cometição e da velocidade com total segurança, e quem sabe assim, ganhar novos pilotos profissionais no futuro.

Campeões

Categoria 12s:
Everton "ET" Cardoso
Categoria 13s:
Alexandre Arboite
Categoria 14s:
Marco Antônio Motta
Categoria 15s:
João Paulo Petter

Categoria 16s:
Otávio Bassoaldo
Categoria 17s:
Diego Zottis Freitas
Categoria 18s:
Luiz Francisco Kalkaminn
Categoria Bracket:
Alexandre Kroeff

Click e veja os tempos de todos os pariticpantes (Arquivo PDF).

Fotos: JC Racing



 
  :: Página Principal