:: Página Principal  
 
Projetos - Bel Air Delivery - XTM - Henrique Porte


Fotos: Fabio Felix Pascoal / Texto: Filipe Sturion


Recomende essa materia no Facebook:
Curta o DragsterBrasil.com:

Henrique Porte respira Arrancada 24 horas por dia! Está a frente da Dominator Performance, oficina especializada em motores V8 e Dragster Jr. Além disso, é um dos incentivadores na pista Race Valley, localizada em Tremembé (SP).

No ano de 2009, Henrique, que já era responsável pelo Dragster Jr de sua irmã, Isabela Porte, e também o Camaro de sua mãe, Marisa Porte, ganhou grande destaque nas pistas brasileiras a bordo de uma belíssima Chevrolet Bel Air Delivery do ano de 1957, modelo One Fifty, também conhecida como ShoeBox. Nos Estados Unidos, este modelo era comercializado como um carro para trabalho e, por esta razão, é extremamente simples em acabamentos e opcionais.

Apesar da preparação para provas de Arrancada, o processo de importação foi feito de forma a manter os documentos de uso. Por ser um veículo antigo, de coleção, podia andar normalmente nas ruas de Arujá (SP), onde o piloto reside. Sonho de consumo não é? Mas é claro que todo sonho pode ficar ainda melhor! A Bel Air já era utilizada em provas de Arrancada nos Estados Unidos, e possuía um motor V8 big block de respeito, porém o carro era extremamente pesado para o regulamento brasileiro. Para ser competitivo, a Bel Air precisaria emagrecer um pouquinho! Você teria dó de cortar, não teria?!?! Essa palavra não faz parte do vocabulário da família Porte, e o clássico recebeu um novo chassi tubular construído na Dominator Performance, peças em fibra de vidro e os vidros foram substituidos por Lexan!

A suspensão traseira, desenvolvida pela renomada RJ Race Cars, é do tipo Four Link e conta também com amortecedores coil over QA1 com regulagem de compressão e expansão. As whellie bars (rodinhas quem impedem que o carro empine) foram feitas em aço cromomolibdênio pela German Racing, e medem 68 polegadas. Na dianteira são utilizadas balanças tubulares.

Com o regime já feito pensando na categoria Extreme 10.5, a Bel Air Delivery recebeu um novo motor V8 Big Block, maior e mais potente que o anterior. Trata-se de um Shafiroff de 632 polegadas cúbicas, ou seja, nada menos que 10.35 litros! Aspirado, ele já produz 1.180hp e 127kg de torque, porém, ele ainda vai receber o óxido nitroso para deixar a disputa mais interessante. Apenas a título de comparação, o carro do piloto Key Kelley, do seriado de televisão Corridas Proibidas, fez muitas vítimas com um motor V8 com este tamanho!

A Shafiroff é uma preparadora americana, que produz verdadeiras usinas aspiradas.

O projeto partiu de um bloco Brodix em alumínio com camisas forjadas Darton, virabrequim Callies Lightweight com 4.75 pol de curso, bielas BME em alumínio e pistões JE Ceramic Coat de 4.6 pol, especiais para uso com óxido nitroso. Para segurar toda a potência, são utilizados mancais Milodon. Os cabeçotes, modelo Big Chief, são produzidos pela própria Shafiroff. O comando de válvulas Bullet Roller, desenvolvido para óxido nitroso, mostra que o V8 realmente tem sede, com graduação de 324º na admissão e 336º no escape. Montado sob um coletor de admissão Edelbrock Cast Single Plane, encontramos um carburador Dambest de 1.500cfm. Levando em conta que o carro queimará gasolina C23, o quadrijet é realmente muito grande!


Será utilizado ainda a bomba de vácuo Moroso e a bomba de água elétrica Meziere. Henrique Porte, que é um dos caras mais “Old School” da Arrancada brasileira, utilizará uma FuelTech FT500 para gerenciamento de ponto de ignição e datalogger. O par de coletores de escape, do tipo 4x1, foi feito em aço inox, pela German Racing. O kit de óxido nitroso foi desenvolvido pela Applied Nitrous System e possui 1 estágio.


O câmbio utilizado será um Powerglide ATI de duas marchas, com carcaça reforçada. A alavanca seletora de marchas é uma B&M com trocas automáticas. O Diferencial é um Ford 9”, com terceiro membro Mark Williams e spool lightweight em titânio! A preocupação com peso do conjunto é grande! Até as pontas de eixo, também Mark Williams, são ocas! Todos os prisioneiros de roda também são confeccionados em titânio. Aliando baixo peso e grande eficiência, os freios contam com discos e pinças Wilwood.


O tanque de combustível é o Moon Gasser Style, e remete aos anos 50! Já o banco do piloto, em aluminio, é construído pela própria Dominator Performance. O cinto de segurança é um Simpson de 5 pontos, com fechamento Camlock.
Para andar forte na Extreme 10.5, o carro está calçado com pneus traseiros M/T medida 33x10.5W, montados em rodas Weld de 16 polegadas.

A Bel Air recebeu os últimos acabamentos na German Racing, e agora retornou a Dominator Performance para que finalmente o gigantesco V8 passe a queimar a gasolina de competição C23 em solo brasileiro! O bólido tem estreia prevista para o segundo semestre de 2017, na pista Race Valley!

001.jpg
002.jpg
003.jpg
004.jpg
005.jpg
006.jpg
007.jpg
008.jpg
009.jpg
010.jpg
011.jpg
012.jpg
013.jpg
014.jpg
015.jpg
016.jpg
017.jpg
018.jpg
019.jpg
020.jpg
021.jpg
022.jpg
023.jpg
024.jpg
025.jpg
026.jpg
027.jpg
028.jpg
029.jpg
030.jpg

 
  :: Página Principal