:: Página Principal  
 
Projetos - Cobalt XTM - Cacá Daud

Texto e fotos: Filipe Sturion


Recomende essa materia no Facebook:
Curta o DragsterBrasil.com:

Cacá Daud é um dos pilotos mais renomados da Arrancada Brasileira. Durante anos, esteve nos primeiros lugares em todas as categorias de tração dianteira por onde passou. Primeiramente conquistou diversas vitórias a bordo de seu VW Gol caixa, que mais adiante foi substituido por um recém lançado Gol G3, que também lhe rendeu muitas alegrias.
Em seguida encarou um projeto totalmente novo, que foi a construção de um Chevrolet Astra para a categoria DT-A, que até então andava com pneus radiais. Com o Chevrolet, Cacá fez história ao se tornar o primeiro piloto de tração dianteira com pneus radiais a andar na casa dos 10 segundos! A busca pelos 10 segundos trouxe inúmeras inovações à Arrancada brasileira. Cacá foi um dos primeiros a utilizar o datalogger para aquisição de dados e o boost controller para controlar de forma precisa as pressões do Turbo por marcha. Inclusive ajudou no desenvolvimento do equipamento da Fueltech, que causou uma grande revolução na Arrancada Brasileira.
Com missão cumprida, era hora de encarar um novo desafio, e com experiência na mecânica GM 4 cil e o gosto pelos tração dianteira, construiu um Vectra para a categoria FLD, com o qual foi recordista durante um longo período. Além de todos os feitos na pista, também trouxe grandes patrocinadores para a Arrancada.

Agora, o piloto de São José do Rio Preto (SP) encara um desafio ainda maior! Um Chevrolet Cobalt com tração traseira para a categoria Extreme 10.5. Este é o primeiro carro de tração traseira do piloto, que chegou a ter uma experiência com este tipo de tração ao largar com o Fusca aspirado da Sportsystem.

No dia 23 de janeiro, o DragsterBrasil.com esteve na sede da Busato Drag Race, equipe curitibana responsável pelos carros mais rápidos do Brasil, onde pudemos ver de perto o novo bólido de Cacá Daud. Com experiência na importação de carros de corrida, o piloto Roderjan Busato foi o responsável por todo o processo de importação do Cobalt, que agora seguirá para São José do Rio Preto (SP), onde será montado.

O novo Cobalt tem carroceria baseada no modelo americano do veículo, e foi construído pela Jerry Bickel Race Cars, empresa americana responsável pelos Pro Stock mais rápidos do mundo!

O carro possui chassi tubular construido em aço cromomolibdênio, baseado no mesmo projeto dos Pro Stock americanos, que rasgam os 402 metros na casa dos 6 segundos com motores V8 aspirados ou 4 cilindros sobrealimentados! A bolha é feita de fibra de carbono. Os fechamentos também são feitos em carbono, e o titanio também é amplamente utilizado na construção do bólido.

A suspensão traseira é do tipo Four Link, com amortecedores "coilover" da marca Koni. O diferencial modular é da marca Strange, e seu tipo de construção alia resitência ao baixo peso. Já na dianteira são utilizadas bandejas tubulares, com torres em titânio também da Strange.

O Cobalt receberá o já conhecido motor GM 4 cil 16V (C20XE) que equipou os outros carros do piloto, porém agora com turbo roletado Precision. Injeção e ignição ficarão por conta dos produtos da brasileira Fuel Tech, e o câmbio será um Liberty clutchless.

O novo Cobalt virá para disputa da categoria Extreme 10.5 já no primeiro semestre de 2013!


 
  :: Página Principal