:: Página Principal  
 
Projetos - Marea DS - Sergio Filippi Jr

Texto: Filipe Sturion

Sérgio Fillipi Jr é um tradicional piloto da categoria DS Paulista. Participou por anos, das provas em Interlagos, com um VW Gol 16V injetado, com bomba de óleo externa, e muitos outros equipamentos que até então, eram vistos em pouquissimos carros.

Serginho, como é conhecido no meio da Arrancada, sempre gostou de inovar, e por esta razão, afastou-se das pistas para construir um carro totalmente novo. A carroceria escolhida foi a de um Fiat Marea, equipada com o poderoso porém quase inexplorado (no Brasil) motor Fivetech, de 5 cil, 2.4L, e cabeçote com 4 válvulas por cilindro.

Com o projeto em mente, foi dado inicio a construção. Primeiramente a carroceria foi inteiramente reformada, para depois receber o santantonio e estrutura tubular da coluna B para trás. Amortecedores coil over da Skunk2, e camber plate, fazem parte da nova suspensão, que terá a dura missão de passar o torque do fivetech para o solo.
Diversas peças moveis, como portas e frente, foram substituidas por outras, em fibra de vidro.

O motor Fiat de 5 cilindros e 2.4 litros de deslocamento, teve cilindrada elevada para 2.7 litros. O cabeçote foi exaustivamente trabalhado, e recebeu comandos de válvula idealizados por Serginho, com 320 graus de permanência tanto na admissão quanto no escape. Demais medidas não foram reveladas. O motor conta com uma gigantesca bomba de óleo externa de 5 estágios, que além de garantir a lubrificação em rotações elevadas, deverá manter o vácuo no motor e garantir mais alguns preciosos cavalos de potência. O oleo fica armazenado em um reservatorio produzido em aluminio pela americana Steff. A alimentação e ignição do Fivetech serão gerenciados por uma Fueltech FT400, posicionada logo a frente do piloto. Além de comandar o funcionamento do motor, a injeção programável tem a função de datalogger e também de demonstrar na tela, em tempo real, diversos dados como pressão de combustível, temperatura, etc. O combustível é empurrado até os bicos injetores por uma bomba de combustível Aeromotive. O coletor de admissão e os corpos de borboleta estão sendo produzidos sob medida, em conjunto com a PRT Performance. O câmbio foi construido pela Sapinho Câmbios, com engrenagens com engate rápido. As polias do motor foram projetadas pela Belquip Competições.

Serginho, perfeccionista, está atento a cada detalhe de seu novo carro para a categoria Dianteira Super. No interior do veículo encontramos, por exemplo, um novo painel, inspirado no desenho do original, porém todo confeccionado em fibra de carbono. Outro detalhe curioso são as rodinhas da whellie bar, que possuem exatamente o mesmo desenho das Centerline Rev, montadas na dianteira do veículo. Os pedais originais foram substituidos por modelos em aluminio billet, com reservatorios incorporados na mesma peça.

O belo Fiat Marea DS de Sergio Fillipi Jr tem estreia prevista para os dias 4, 5 e 6 de maio, em Curitiba (PR).



Fotos: Fabio Felix Pascoal

01.jpg 02.jpg 03.jpg 04.jpg 05.jpg
06.jpg 07.jpg 08.jpg 09.jpg 10.jpg
11.jpg 12.jpg 13.jpg 14.jpg 15.jpg
16.jpg 17.jpg 18.jpg 19.jpg 20.jpg
21.jpg 22.jpg 23.jpg 24.jpg 25.jpg
26.jpg 27.jpg 28.jpg 29.jpg 30.jpg
31.jpg 32.jpg 33.jpg 34.jpg 35.jpg
36.jpg 37.jpg 38.jpg    

 
  :: Página Principal