:: Página Principal  
 
Projetos - Chevy Cobalt - Luciano Nichetti

Texto: Filipe Sturion
Imagens: Gm Tuner Source/Nichetti Drag Racing/Divulgação

01.jpg

O Brasileiro é apaixonado por veículos de tração dianteira. Este tipo de tração é encontrado na esmagadora maioria dos carros comercializados em nosso país, e por essa razão, faz a cabeça dos Brasileiros!

Nas provas de Arrancada, é notória a grande quantidade de veículos de tração dianteira, em especial do VW Gol, e foi com um Gol que o piloto gaúcho Luciano Nichetti fez história na Arrancada Brasileira, chegando a unificar os recordes de diversas pistas pela categoria Força Livre Dianteira, até então categoria máxima para este tipo de carro.


Enquanto os brasileiros usavam toda sua criatividade para baixar os tempos da FLD, que cairam rapidamente da casa dos 10s para os 9s, e logo em seguida para a até então impossível casa dos 8 segundos, os Americanos também radicalizavam com os bólidos de tração dianteira na categoria Pro FWD, muito mais liberal que a nossa FLD. Com estruturas tubulares, entre-eixos maiores, câmbios sequenciais e motores extremamente potentes, os americanos conseguiram até o grande feito de colocar um veículo de tração dianteira na casa dos 6 segundos!

Porém os grandes investimentos nesses bólidos também tiveram um lado negativo, já que a até então crescente NHRA Sport Compact, que englobava este "novo" tipo de carro, acabou encerrando suas atividades com a diminuição do grid, já que muitos não conseguiram acompanhar os custos da categoria.

Com isso, muitos Pro FWD ficaram parados nos EUA, e agora estão voltando para as pistas na categoria Extreme/Modified Compact, que reúne diversos tipos de Imports, sejam de tração dianteira ou traseira.

Sempre antenado nos Estados Unidos, o brasileiro Luciano Nichetti irá acelerar o Chevy Cobalt que pertenceu a
Charlie Schafer, e foi pilotado por Jason Junt! O bólido, construído em fibra de carbono, possui propulsor GM Ecotec, desenvolvido pela divisão de performance da gigante americana. O 4 cilindros de 2.1 litros possui 3 bicos injetores por cilindro, queima metanol, e conta com um turbo-compressor Borg Warner. O propulsor produz nada menos que 1450hp a 9200 rpm! A transmissão fica por conta de um eficiente câmbio sequencial X-Trac. Com esta receita, Jason Hunt registrou, no ano de 2007, o tempo de 7s19 a 320km/h, nos 402 metros da pista de Indianapolis.

Ainda este ano, Nichetti irá acelerar o bólido em terras americanas, pela nova categoria Extreme Compact. Inicialmente, 2 provas estão marcadas na pista de Palm Beach, nos dias 3 de outubro e 4 de dezembro. Nos EUA, brasileiros e americanos trabalharão juntos para desenvolver ainda mais o Cobalt. O brasileiro Douglas Carbonera chefiará a equipe, junto ao manager Ezequias "Mano" João, brasileiro que reside nos Estados Unidos. A equipe contará também com os cuidados de Charlie Schafer e seu pessoal. O turbo Borg será substituido por um Garrett GTX4508R, e com essa mudança, Nichetti tentará andar na casa dos 6 segundos com o FWD em solo americano!

Para 2012, o piloto deverá acelerar aqui no Brasil, onde irá encarar, a bordo do tração dianteira, os veículos de tração traseira da categoria Extreme 10.5! Aqui, Douglas Carbonera continuará a frente da equipe, que será 100% brasileira, e terá também os cuidados do experiente preparador José Staudt, da Staudt Motorsport, e Fabio de Oliveira, da Nichetti Drag Race. Mal podemos esperar para ver essa briga!


01.jpg 02.jpg 03.jpg 04.jpg 05.jpg
06.jpg 07.jpg 08.jpg 09.jpg 10.jpg
11.jpg 12.jpg 13.jpg 14.jpg 15.jpg
16.jpg 17.jpg 18.jpg    




Voltar


 
  :: Página Principal