:: Página Principal  
 

  - Etapas

  - Recordes


2ª etapa - 15 a 17 de maio

Comentários

Nos dias 16, 17 e 18 de maio, foi realizada a 2ª etapa do Campeonato ECPA de Arrancada. Sem sombra de dúvida, esta prova abriu um novo horizonte na Arrancada brasileira.
A Nytron, patrocinadora que deu nome a etapa, premiou com a quantia de mil reais os novos recordistas da etapa. Para receber o prêmio, o piloto apenas deveria estar com o adesivo da empresa patrocinadora coloco em seu bólido. A utilização do adesivo não foi obrigatória, como ocorre em diversas categorias do automobilismo brasileiro. Cada competidor poderia optar por colar o adesivo, e em caso positivo, disputaria o prêmio.
O incentivo oferecido pela Nytron provocou uma verdadeira “caça ao tesouro” entre os competidores e os tempos despencaram no ECPA!
Os recordes foram baixados diversas vezes no final de semana. No caso da categoria Dianteira Original por ex, a nova marca passou pela mão de 2 pilotos! Vale lembrar que o prêmio foi pago ao recordista ao final da prova, e não em cada quebra de recorde. No total, foram 9 recordistas, e 9 mil reais em prêmios!
Nos Estados Unidos este tipo de apoio é muito comum, e recebe o nome de Contingency Sponsor. Lá existem também outros planos de apoio. Ao adquirir determinados produtos, encontramos o adesivo do fabricante, que poderá ser colado no carro. Ao vencer uma etapa prevista pelo fabricante, com o adesivo estampado no carro, o piloto recebe uma gratificação. Torcemos para que cada vez mais o “Contingency Sponsor” se popularize no Brasil, e parabenizamos a Nytron e o ECPA pela iniciativa e pioneirismo!
Na sexta-feira, os treinos livres foram um pouco prejudicados pela chuva que caiu na cidade de Piracicaba (SP). Mas no sábado, o Sol finalmente brilhou no ECPA e o evento pode ocorrer normalmente. No domingo o tempo seguiu colaborando, mas a prova terminou já com o Sol se pondo, devido a algumas quebras e acidentes que acabaram por atrasar o evento.
Até esta etapa, nunca um doorslamer (termo utilizado para carros em que o acesso do piloto é feito pela porta, e este se posiciona deslocado lateralmente em relação ao centro do veículo, ou seja, nada de dragsters ou funny cars) havia andado na casa dos 5s! No domingo de manhã, o mineiro Cláudio Castañon entrou para a história ao andar na casa dos 5s, e abriu a porta para que outros pilotos também deixassem suas marcas! Sérgio “Sapinho” Ganga, com o Gol FLD, e Adriano Duarte, com o Opala Stock, também estamparam tempos na casa dos 5 no placar!
No final do dia, tanto sábado quanto domingo, ocorreu uma apresentação de Drift com o pessoal da equipe Drift Show. Os carros Japoneses fizeram as curvas do circuito do ECPA de lado!

Desafio
Quem andou mais próximo dos 9s foi Ricardo Luis Darcie, que reagiu rápido para faturar a segunda prova consecutiva. Ricardo, da equipe PAP Injetores, registrou 9s379 mais 0s131 no farol. A segunda colocação foi para Bruno Lavorini Ribeiro, que percorreu os 201 metros em 9s357, mas deixou a vitória escapar com a reação de 0s212.

Dianteira Original
Com novos pneus Hoosier, Samuel Barbosa dos Santos, da equipe Saúva, segue imbatível na categoria. Faturou o prêmio de 1.000 reais com o tempo recorde de 8s101, e venceu a etapa com a reação de 0s209. Samuel foi seguido de perto por Fabiano Maldonado, o Camarão da equipe Iguatemi. Maldonado chegou a registrar o recorde no sábado, mas Samuel recuperou o tempo. A briga na Dianteira Original promete esquentar ainda mais!

Traseira Original
Celso Bueno Camargo, da equipe Benato Racing, faturou mais uma etapa e baixou novamente o recorde da categoria com 7s423! Este tempo mais reação de 0s145 garantiu a Celso o primeiro lugar. Com um novo sistema de suspensão traseira, que já havia sido testado na prova de Curitiba, o Opala amarelo está largando muito, com tempo de 60 pés de 1s724. O segundo lugar foi para Diogo Carnicelli de Campos, da Nivaldo Motores, com 7s821 e a reação quase perfeita de 0s001.

Dianteira Turbo C
A briga pela vitória foi intensa, com os 4 primeiros colocados separados por menos de 0s2. O campeão e novo recordista foi Nelson Matertelli, da equipe Motor Power. Martelli percorreu os 201 metros em 8s249, novo recorde, mais reação de 0s094. Já a segunda colocação foi conquistada por Gustavo Pedrosa, da equipe MCR, com 8s288 mais 0s142. Não podemos deixar de destacar também a participação de Sérgio “Braço duro” Ortega Giovanoni, que na segunda largada de domingo, registrou 8s147, porém, devido a queima da largada, este tempo não foi validado.

Dianteira Turbo B
Tabajara Gonçalves Barreto, da Strong Lower Track Engine, pulou no farol para conquistar a vitória em uma das categorias mais disputadas do fim de semana. Tabajara registrou 8s113 nos 201 metros mais reação de 0s026. O segundo colocado, Edes Leandro Borges, da Espaço Motor, registrou 8s077, mas desceu um degrau do pódio com a reação de 0s108. Infelizmente aconteceu um acidente com o piloto Luis Alberto Castro Quitério, da equipe Rapido´s. O piloto acabou ficando sem freio e bateu no final da reta. Graças aos equipamentos de segurança, os danos foram apenas materiais.

Traseira Turbo
Dobradinha da equipe Sportsystem e seus besouros turbinados! O recorde da categoria mudou de carro, mas não de dono! Luis Alberto de Souza era detentor da antiga marca a bordo do Fusca turbo que pertence a Sandro Bruno. Luis voltou ao ECPA com seu conhecido Fusca “Hulk” e faturou a bolada da Nytron, com o tempo recorde de 7s123. Com reação de 0s239, faturou também a primeira colocação. Já o segundo lugar foi para Luciano Pavanelli Pereira, com 7s416 mais 0s193 no farol.

Dianteira Turbo A
Os motores equipados com cabeçote multiválvulas levaram a melhor na nova DT-A. Os 2 primeiros colocados, munidos de multiválvulas, entraram na casa dos 6s nos 201 metros do ECPA! Até então, os DT-A não tinham percorrido os 201 metros da pista piracicabana nos 6s. O campeão foi André Navarro, novo recordista da categoria! Com o Gol preparado pela Motorfort, registrou 6s946 e faturou o prêmio da Nytron! Com a reação de 0s033, conquistou também o primeiro lugar. Na segunda posição temos Edvan Hilário de Menezes, da equipe Espaço Motor, com 6s990 mais 0s139 no farol.

Dianteira Super
Cristiano de Camargo, da Cotton Racing, venceu com o tempo de 7s668 mais 0s199 no farol. Em segundo lugar, João Matsusako, da Iguatemi, que chamou a atenção de todos com largadas com o giro lá em cima e com um belo berro do AP aspirado! Matsukamo registrou 7s915 mais 0s028 no farol.

Traseira Super
Fernando Leme faturou a bordo do belíssimo Opala preparado pela equipe Allen. Leme percorreu os 201 metros em 7s039 mais reação de 0s147. O segundo colocado foi Celso Camargo, que calçou o Opala recordista da TO com pneus slick para registrar 7s303 mais 0s019 no farol.

Força Livre Dianteira
Sergio “Sapinho” Ganga, da Sapinho Câmbios, entrou na casa dos 5s na pista do ECPA e baixou ainda mais o recorde da categoria, com 5s964. Com reação de 0s294, Sapinho garantiu o primeiro lugar! Infelizmente, a mola do pára-quedas do bólido recordista acabou enrolando na whelllie-bar, e Sapinho não conseguiu parar o VW Gol, que bateu no final da reta. Sapinho saiu ileso, mas o Gol FLD sofreu vários danos. A equipe Sapinho está correndo contra o tempo para reconstruir o Gol em tempo para participar da próxima etapa do campeonato Velopark! A segunda colocação foi para Marcelo brito, da DNT Turbos, com 6s267 no 1/8 de milha mais 0s257 de reação.

Força Livre Tração Traseira
Cristian Flavio de Castro, da equipe Criscar, levou a melhor com 6s690 mais reação de 0s124. Devido a quebras, Cristian só pode fazer uma largada válida. O segundo colocado foi Caca Silveira. Com o belo Fusca preparado pela Free Motors, registrou 7s960 mais 0s144.

Importados
Em sua única largada no final de semana, o mineiro Cláudio Castañon saiu forte com o Mustang V8 bi-turbo. Com direito a uma bela empinada, entrou na casa dos 5s e conquistou o novo recorde da categoria com 5s916. Este tempo mais reação de 0s468 colocou Castañon no lugar mais alto do pódio. O segundo colocado foi o alagoano Galba Accioly Filho. Em sua estréia com a Mitsubishi Evo preparada pela G&R, registrou 7s505 mais 0s270 no farol.

Hot Rods
Luis Aparecido Rodrigues, o dono da festa, baixou o recorde da categoria com o Cobra da equipe Nytron. Dono de uma ótima constância, registrou 6s528 mais 0s142 no farol. A segunda posição foi para Fernando Leme, que faturou a categoria TS, e acelerou também na Hot Rod. Fernando registrou 7s095 mais 0s108 de reação.

Stock
Adriano Duarte estreou na categoria em grande estilo! Com o Opala V8 blower que pertenceu a Guilherme Silva, entrou na casa dos 5s e bateu o recorde da categoria! Pela equipe Master Preparações, registrou 5s862 mais 0s336 no farol. A segunda colocação foi para Edenilson “Beleza” Luna, da Belquip. Beleza acelerou o Audi tubular pela primeira vez no ECPA, e registrou 6s510 mais 0s053 de reação.

Dragster Jr
Isabela Porte andou sozinha na categoria mas nem por isso deixou de acelerar. A piloto mirim da equipe Porte Drag Racing registrou 11s403 mais 0s302 no farol. Isabela quer andar cada vez mais forte, e já pediu a seu irmão Henrique Porte um motor mais forte!

Voltar


 
  :: Página Principal