:: Página Principal  
 

  - Etapas

  - Regulamento

  - Recordes


Paranaense de Arrancada 2005 - 2ª Etapa - 20, 21 e 22 de maio

Comentários

Foi realizada nos dias 20, 21 e 22 de maio a 2ª Etapa do Paranaense de Arrancada. 40 mil pessoas lotaram a arquibancada do Autódromo de Curitiba, e puderam ver os pegas entre 260 pilotos! Recorde de público e de participantes em etapa do campeonato paranaense. No sábado pela manhã São Pedro deu um susto em todos, pois a chuva teimava a cair na capital paranaense. Porém o santo mostrou que também gosta de arrancada, mandando a chuva parar e o sol aparecer para secar a pista. Já no domingo o sol apareceu mais forte, e milhares de pessoas chegaram cedo ao autódromo para ganhar uma camiseta dos pilotos Scortgagna Jr e Caca Daud. Os primeiros 1500 expectadores foram contemplados com as camisetas. Tivemos também a presença ilustre do presidente da Goodyear do Brasil, o sr Chris Corcoran, que foi aplaudido de pé ao chegar de helicóptero ao autódromo, para presenciar uma largada entre os pilotos Scort e Helder. Após essa largada, o também piloto Goodyear, Caca Daud, levou o ilustre visitante para uma arrancada a bordo do golf de resgate da Força Livre. O evento, que contou com o apoio da Goodyear, Master Power Turbo, Racco Cosméticos e rádio Jovem Pan e BPTran, foi um dos melhores já realizados nos últimos anos. Muitas disputas na pista, belos burnouts e empinadas espetaculares fizeram parte das 4 largadas oficiais realizadas no evento. Devido ao grande número de carros participantes, não foi possível realizar as costumeiras 5 largadas oficiais. O evento contou ainda com o show de zerinhos, que dessa vez teve uma novidade, além dos opalas e chevettes, tivemos também 2 caminhões participando. Desde a primeira etapa podemos observar que os tempos de reação estão um pouco altos. Isso se deve ao fato de uma alteração no farol de largada. Antes cada luz âmbar durava 0.5 segundos. Este tempo foi baixado para 0.3 segundos. Por esse motivo, o piloto tem que reaprender a hora de soltar a embreagem para arrancar, e isso tem causado os tempos de reação mais altos. Vamos agora saber o que aconteceu em cada categoria:

Desafio
Alberto Glaser mostrou muita habilidade com seu Ford andando várias vezes na casa dos 15 segundos cravados, e o tempo de 15.039 mais reação de 0.071s garantiram a ele a primeira colocação. Já em segundo lugar temos Jean Xavier da Silva com 15.148s de pista mais 0.188s de reação. Em terceiro lugar, e deixando o segundo escapar na reação temos Maurício Taborda Fracaro com 15.121 segundos no painel mais 0.257s de reação.

Standart
O imbatível Clovis Waechter deixou a categoria standart para disputar com ainda mais competitividade a Street Tração Dianteira, mas deixou seu representante na categoria, Nouvac Brust, da cidade de Santa Cruz do Sul - RS, que segue também imbatível com o tempo de 13.618s mais 0.381s de reação. O segundo lugar ficou para Josué Batista Jr, de São Paulo – SP, com 14.038s de pista mais 0.347s de reação. Já na terceira posição temos o piloto Douglas Hillesheim, de Palhoça – SC, com 14.547s no placar mais 0.198s de reação.

Street Tração Dianteira
Quem levou a melhor foi o gaúcho Clovis Wachter com 13.193s de pista mais 0.263s de reação. O segundo lugar ficou para o experiente piloto paulista Marcelo Pantuffi, com 13.454s nos 402 metros mais reação de 0.465s. A terceira colocação também foi para a cidade de São Paulo. O piloto Marcelo Ceschini marcou 13.593s de pista mais 0.388s de reação.

Street Tração Traseira
Esta foi sem dúvida uma das categorias mais equilibradas do fim de semana, com os 10 primeiros colocados andando na casa dos 12 segundos. Além disso os opalas levantaram o público presente com belos burnouts. Quem levou a melhor foi Cristiano Julio de Imbituva – PR, com 12.240s de pista mais 0.025s de reação. Cristiano foi seguido de perto por Artur Corbari, com 12.266s de pista mais reação de 0.117s. Em terceiro lugar e deixando a vitória escapar na reação de 0.245s, temos o piloto paulista Fabio Lopes que marcou 12.200s no placar.

Hot Rod
Mais uma vez show e quebra de recorde do piloto paulista Alexandre Kayayan, que agora está com patrocínio da Abouchar Pneus. Depois de um belo burnout, purgada de nitro e empinada, o camaro aspirado com nitro estampou no placar da pista paranaense o tempo de 9.014s. Novo recorde da categoria e arquibancada delirando! Será que na próxima ele entra nos 8s?! A segunda colocação ficou para Marco Aurélio Mega e seu Jipe turbo, que juntos conquistaram o tempo de 16.575s de pista mais 0.315s de reação.

Street Turbo Tração Dianteira B
Com 43 participantes e carros muito próximos, o tempo de reação dos pilotos foi decisivo também na turbo B. O vitorioso foi o atual recordista da categoria, de Floripa – SC, Rodolfo dos Santos Neto, com o tempo de 12.041s mais 0.232s de reação. Logo atrás temos Rodrigo de Barros Santana, que apesar de ter virado o tempo de pista mais baixo da categoria no fim de semana, ficou com a segunda colocação devido a reação. Rodrigo marcou 11.967s no painel mais 0.337s de reação. Na terceira posição, representando a cidade de Palmeira – PR, temos o piloto Glauco Viana com 12.298s de pista mais 0.320s de reação.

Street Turbo Tração Traseira
Peterson Fuser de Ângelo garantiu na reação a vitória para a cidade de São Paulo. O piloto virou 11.966s mais reação de 0.185s. No vácuo veio Flaviano Cella, de Campo Grande – MS, com 11.936s mais reação de 0.372s. Na terceira colocação e virando o tempo de pista mais baixo da categoria no fim de semana temos Valter Silvério da Costa, o Valtinho, com 11.772s e a alta reação de 0.673s, que acabou tirando o piloto da primeira colocação.

Street Turbo Tração Dianteira A
Perdendo apenas para a categoria desafio no número de pilotos inscritos, a Turbo A mostrou mais uma vez ser a categoria preferida pelos pilotos brasileiros. No total foram 47 participantes disputando o lugar mais alto do podium. Quem levou a melhor foi Alex Carrara Moreton, da equipe Kadu Racing, de Campinas –SP. Alex já vem a algum tempo fazendo boas participações no paranaense de arrancada, e mostrou agora estar em perfeita sintonia com o carro, marcando 11.680s no placar somados a ótima reação de 0.098s. S segunda colocação ficou também para a equipe Kadu. O felizardo foi Michel Hadad Jr com 11.887s mais a reação de 0.007s, uma das melhores do fim de semana. O terceiro lugar ficou para Everson de Camargo, o mesmo que corre com o Gol Branco na FLTD. Devido a uma punição imposta pela Federação Paulista de Automobilismo e a CBA, o piloto Sergio Nunes foi impedido de acelerar o gol da equipe Lelo Motorsport. Por isso a tarefa ficou para o experiente Everson, que mostrou boa sintonia com o carro marcando 11.576s no painel. O melhor tempo da Turbo A no fim de semana. Porém a reação do piloto, 0.406s, não foi boa, e por isso Everson terminou na terceira colocação.

Super Street Tração Dianteira
Vitória do imbatível Vicente Orige Silva, de Floripa – SC. Vicente marcou 11.311s mais reação de 0.362, colocando 1 segundo em cima do segundo colocado Juliano Mongilhott, que marcou 12.472s mais 0.199s de reação. Já a terceira posição foi para André Moratelli que está com a injeção do seu gol em fase de acertos. Moratelli, de Chapecó – SC, virou 12.872s de pista mais 0.355s de reação.

Super Street Tração Traseira
Rodrigo Suassuna trouxe seu belo Maverick do Rio de Janeiro e levou consigo o troféu de primeiro colocado. Rodrigo proporcionou belas imagens com belas empinadas de seu maverick, que mostrou ter um perfeito acerto de suspensão. O tempo do piloto foi de 11.007s mais reação de 0.174s. Na segunda colocação temos Renato Skurczynski, com 11.268s de pista mais 0.071s de reação. Já em terceiro lugar, direto de Uberlândia – MG, temos o piloto Leandro Pereira dos Santos e seu belo Dodge branco, com 11.669s no placar mais 0.090s de reação. A categoria SSTT é uma das que mais cresceram de 2004 para 2005, com novos participantes e mais competitividade. O piloto Regis Ramos, que participou assiduamente no ano passado, está preparando seu opala com turbo compressor, e deverá regressar ainda este ano na categoria estruturada.

Força Livre Tração Dianteira
Quem levou a melhor foi o piloto Everson de Camargo, de São José do Rio Preto – SP. O novo motor 16 válvulas está melhor acertado e novas soluções foram empregadas para transmitir a potência para o solo sem quebras. Everson chegou a andar na casa dos 9 segundos nos treinos, mas nas largadas oficiais seu melhor tempo foi de 10.100s mais reação de 0.324s. Na segunda posição temos o Kadett Aspirado de Vicente Orige Silva arrebentando em uma categoria em que o turbo é amplamente utilizado! Mesmo enfrentando problemas, Vicente marcou 10.447 segundos no placar da pista paranaense, que mesmo somados a alta reação de 0.506s garantiram ao piloto a segunda colocação. Vicente foi seguido de perto por Leonardo Martins Garcia, com 10.668s de pista mais 0.321s de reação.

Força Livre Tração Traseira
Nesta etapa os VW AP predominaram sobre os VW a ar. A primeira colocação ficou com Willian Jorge da Silva, com 10.055s de pista mais 0.347s de reação. Em segundo Lugar veio Flavio Fernandes Lahno, o Mexerica, com 10.632s nos 402 metros mais 0.346s de reação. Já a terceira posição foi para Julio César Semenssato, que marcou 11.192 segundos na pista e 0.127s de reação. Destaque também para Yastaro Sassako e seu Buggy. Yastaro proporcionou uma imagem inédita na arrancada. Em uma de suas largadas o motor VW a ar simplesmente se desmanchou, e foi possível ver partes internas como pistões e bielas voando para os lados. Depois de tamanha quebra, Yastaro colocou seu motor reserva no buggy e já estava pronto para a próxima largada. Outros pilotos que merecem destque são Julio César Fuganti Filho e Marcio André Martins, que foram protagonistas das empinadas mais altas do fim de semana. Ambos simplesmente ergueram até raspar as traseiras de seus fuscas no chão!

Estruturada
César Degreas trouxe seu opala bi-turbo de São Paulo, preparado pela Power Plus, e faturou a primeira colocação com o tempo 8.934s passando a 250km/h no final dos 402 metros, sempre fazendo belos burnouts e levantando a galera presente no autódromo de Curitiba. Em segundo lugar temos o piloto João Eugênio, o Nico, da cidade de Toledo – PR, que montou o novo motor às pressas após a quebra na etapa do Brasileiro em Guaporé-RS. Nico marcou 9.660s no placar mais 0.023s de reação. Já a terceira colocação ficou para o piloto Luis Cláudio Pereira Amanajas, que veio do Macapá – AP. Luis proporcionou belos burnouts e marcou bons tempos com o valente Chevette hatch 6 cilindros turbo. A terceira posição foi garantida pelo tempo de 10.393s mais 0.036s de reação. O piloto Fabio Quinalha esteve presente com sua forte Santa Matilde turbo, mas uma quebra já nos treinos o impediu de marcar tempo.

Estruturada Import
Quem levou a melhor foi o piloto Marcio Roberto Cardoso com o tempo de 12.472s nos 402 metros mais 0.294s de reação. A segunda posição ficou para Fernando Resende Celestino com13.750s de pista mais 0.295s de reação. Já o terceiro lugar foi para Gilmar de La Coleta com 14.146s no placar mais 0.370s de reação. Gilmar não teve dó dos pneus de seu Dodge Néon, e proporcionou belas imagens para os fotógrafos de plantão realizando ótimos burnouts. Não podemos deixar de destacar também o 4º colocado, Adriano Kayayan. Se você não reconmheceu o sobrenome, nós explicamos: trata-se do irmão do recordista da categoria Hot Rod Alexandre Kayayan. Adriano, correu com um belo camaro patrocinado pela Abouchar Pneus e já na estreia marcou 14.062s no placar mais reação de 0.628s. Além de participar da estruturada import, o camaro do Adriano era o carro de apoio do camaro de seu irmão Alexandre.

Pro Mod
Ainda não foi dessa vez que os pilotos Scortgagna Je e César Degreas largaram lado a lado. Eles bem que tentaram, mas sempre acontecia alguma coisa que impedia um dos 2 de largar. Quem levou a melhor foi o piloto Scort e o Opala Black Yellow Lethal, que tomaram o primeiro lugar de César Degreas na reação! Scort marcou 8.891s no painel, com reação de 0.114s. Já Degreas marcou 8.840s de pista, mas com reação de 0.692s. Na última largada do dia Scort e Degreas alinharam lado a lado. Degreas deu um show a parte quando o eixo forjado de seu diferencial Dana 44 não agüentou o tranco e a roda caiu. Scort injetou o nitro em seu motor 6 cilindros e o mesmo não agüentou, quebrando no meio da reta. Após a largada, Scort perguntou ao seu público se deveria montar outro 6 cilindros ou partir para o V8. A torcida pediu o motor V8. Vamos esperar pois novidades estão por vir! A terceira colocação ficou por conta de Sandro José Bruno e seu fusca alaranjado, que empinou bonito e marcou 10.093 segundos nos 402 metros mais reação de 0.331s.

Street Bike
Marco Antonio Augusto marcou o tempo de 11.703s no ¼ de milha mais 0.069s de reação. A segunda posição ficou para Ivã Moura Vieira Jr com 12.201s mais 0.423s de reação.

Drag Bike
Romeu Magiolo Filho acelerou sozinho na categoria mas nem por isso deixou de trocar as marchas no corte de giro! Romeu, que é da cidade de São José do Rio Preto – SP, marcou 10.266s no painel mais reação de 0.272s.

Dragster Light 4 cilindros.
O piloto Avelino Queiroz foi o único participante, e mostrou toda a saúde do motor AP que equipa seu dragster marcando o tempo de 9.797 segundos com 239km/h de velocidade final.

Dragster Light
O piloto Sidnei Frigo, o Grandão, veio da cidade de Itatiba – SP e mostrou que seu motor V6 bi-turbo não tem medo dos motores V8! Preparado pelo experiente Antonio Luis de Freitas, o Tonhão da equipe Power Plus, o dragster mostrou saúde ao marcar, sob o comando do Grandão, 7.570s no painel da pista paranaense. Novo recorde da categoria! Gostaríamos de deixar aqui nossos parabéns a toda a equipe PowerPlus, especialmente para o preparador Tonhão, por terem conquistado os recordes nas 3 categorias top da Arrancada brasileira: dragster light com o piloto Sidnei "Grandão" Frigo, dragster motor dianteiro com o Fontana e o funny car administrado pelo Barba da Race Force, e dragster motor traseiro com o Alejandro! O segundo lugar ficou para o piloto Helder Gandolfo, que estreou o novo chassi fabricado pela Fifa Drag Racing. O dragster andava reto, mostrando a eficiência do novo chassi. Helder marcou 7.808s nos 402 metros mais 0.172s de reação. Já em terceiro lugar temos o piloto Antonio Aparecido Leão, que não conseguiu repetir o bom desempenho das etapas anteriores marcando 8.009s mais 0.440s de reação.

Dragster Motor Traseiro
Alejandro Sanchez mostrou constância na tocada e ótimo acerto da equipe PowerPlus andando várias vezes perto de seu recorde. Seu melhor tempo foi de 6.366s de pista mais reação de 0.454s, passando a 359km/h nos 402 metros da reta paranaense! Já Luis Alberto Fontana assumiu as rédeas do top alcohol de André Takeda, mas uma quebra durante um burnout ainda nos treinos o impediu de marcar tempo.

Texto: Filipe Bontorin Sturion


Fotos

Sexta-feira

Sábado

Domingo

Novas Fotos


Resultados

Sigla Categoria
Resultados
01 - ST Standart
02 - STD Street Tração Dianteira
03 - STT Street Tração Traseira
04 - HR Hot Rod *
05 - STTDB Street Turbo Tração Dianteira B
06 - STTT Street Turbo Tração Traseira
07 - STTDA Street Turbo Tração Dianteira A
08 - SSTD Super Street Tração Dianteira
09 - SSTT Super Street Tração Traseira
10 - FLTD Força Livre Tração Dianteira
11 - FLTT Força Livre Tração Traseira
12 - EST Estruturada
13 - IMP Estruturada Import
14 - PM Pro Mod
15 - DL Dragster Light *
16 - DMD Dragster Motor Dianteiro
sem participantes
17 - DMT Dragster Motor Traseiro
18 - SB Street Bike
19 - DB Drag Bike
20 - Des Desafio
21 - DL4 Dragster Light 4 cilindros *

* Novo recorde

Fonte: Força Livre Motorsport - Acessoria de imprensa



 
  :: Página Principal