:: Página Principal  
 

6ª Etapa da Fórmula Arrancada - 15, 16 e 17 de outubro

Comentários

Realizada nos dias 15, 16 e 17 de outubro, a 6ª e última etapa do Paranaense de Arrancada fechou o campeonato com chave de ouro! Muitos carros deram um show nas pistas, e a equipe da Força Livre Motorsport deu mais um show de organização! A chuva que prometia lavar a reta paranaense durante o fim de semana acabou caindo apenas a noite, e o sol apareceu durante o dia para abrilhantar ainda mais o fechamento do Campeonato Paranaense de Arrancada. Nesta etapa 2 recordes foram batidos e também um tabú foi derrubado! Veremos isso com mais detalhes nos comentários das categorias. Após as largadas a pista era liberada para o show de zerinhos dos opaleiros e chevetteiros, e já tem gente se especializando nisso! Pudemos observar carros construidos exclusivamente para os zerinhos, e até pilotos com coreografias ensaiadas! Vamos agora ao que aconteceu em cada categoria:

Standard
Marcos Ribeiro da cidade de Campo Largo – PR, pegou a largada na veia e ficou com a primeira colocação. Sua reação foi de incríveis 0.002 segundos e seu tempo de pista foi de 14.136s. Em segundo lugar veio Evaldo Rocha Jr, de Florianópolis – SC, com 0.142s de reação e 14.442s de painel.

Street Tração Dianteira
Juliano Antunes levou mais um troféu para a cidade de Campo Largo – PR com o tempo de 13.654 de pista mais reação de 0.029s. Na segunda posição veio Marcio Gonçalves, representando a cidade de Curitiba, com 14.479s no painel e 0.158 de reação.

Street Tração Traseira
Os opalas da equipe Benatto Racing estão andando muito próximos! Quem levou a melhor foi o piloto Roderan Busato da cidade de Curitiba, com o tempo de 12.122s mais 0.025 de reação. Roderjan foi seguido de perto pelo também curitibano Raul Correa com 12.163s de pista mais 0.060 de reação.

Hot Rod
Flaviano Cella trouxe seu bonito Willis de Campo Grande para desfilar pelos boxes do AIC. Flaviano está preparando um opala para a categoria STTT, e para não deixar de acelerar, resolveu colocar seu belo hot rod na pista! O piloto levou o caneco para casa com o tempo de 17.117s de pista mais 0.442s de reação.

Street Turbo Tração Dianteira B
Em uma das categorias mais disputadas do automobilismo brasileiro, quem levou a melhor foi o piloto Glauco Mehl, da cidade de Palmeira – PR, com 11.946s mais a ótima reação de 0.014s. Na segunda posição veio o piloto Sergio Nunes, de São Bernardo do Campo – SP, com 12.063 de pista mais 0.049s de reação. Nunes perdeu seu titulo de recordista da categoria para o piloto Carlos Eduardo, o Kadu, de Campinas – SP. Kadu marcou impressionantes 11.818s no painel, e é agora o novo recordista da categoria Turbo B!

Street Turbo Tração Traseira
Já está virando rotina! O piloto Rodrigo Panza de Curitiba – PR mais uma vez baixou o recorde da categoria e de quebra levou o caneco para a sua coleção! Rodrigo voltou com o fusca ainda avariado depois do acidente da etapa passada, mas mostrou que tem muitos HPs escondidos no pequeno besouro. Rodrigo virou 11.605s no painel, que somados a reação de 0.066s o deram o primeiro lugar mais uma vez! Na segunda colocação veio o piloto da cidade de Palmeira – PR, Fabio Stelle, com o tempo de 11.818s no painel mais reação de 0.100.

Street Turbo Tração Dianteira A
Leandro “Gatinho” Romera, da cidade de São Bernardo do Campo – SP, vem melhorando o carro a cada etapa, e dessa vez andou muito forte com seu gol e estampou no placar de Curitiba o ótimo tempo de 11.437s mais reação de 0.038s! Este tempo garantiu a Leandro a primeira colocação. Em segundo lugar e ainda acertando o seu novo sistema de injeção veio Michel Hadad Jr, com o tempo de 11.701s mais 0.099s de reação. Outro destaque da categoria foi o piloto Celso Bonilha, da equipe Lelo Motorsports de São Bernardo do Campo – SP, que fechava a reta paranaense de fumaça a cada burnout! Já o piloto Caca Daud, atual recordista da categoria, sofreu com o quebra de seu carro ainda nos treinos, e para não passar a etapa em branco, acelerou o gol pertencente ao piloto Bruno Alves.


Super Street Tração Dianteira
Vicente Orige Silva, da cidade de Florianópolis – SC, mais uma vez não deu chances para os adversários. Devido a um adendo no regulamento, Vicente foi obrigado a abandonar seu cabeçote 16 válvulas e utilizar um de 8 válvulas para poder continuar na categoria, mas mesmo com a mudança de última hora e alguns acertos para serem feitos, Vivente levou o caneco para casa com o tempo de 11.234s mais 0.031s de reação. Na segunda colocação veio Marcelo Poltronieri da cidade de Curitiba, com o tempo de 12.381s de pista mais 0.143s de reação.

Super Street Tração Traseira
Mais uma vez o piloto Regis Ramos, de São José dos Campos - SP, deu um show a parte com seu opala, com lindas empinadas de primeira, segunda e até terceira marcha, lindos burnouts e belas purgadas de nitro! Regis ficou em primeiro lugar com o ótimo tempo de 9.761s mais reação de 0.126s. Na segunda colocação veio o piloto Leandro dos Santos, de Uberlândia – MG. Leandro também não deixou barato e derreteu os pneus de seu lindo Dodge branco! O tempo de Leandro foi de 11.311s e a reação de 0.243s.

Força Livre Tração Dianteira
A primeira colocação ficou para Avelino Queiroz, da cidade de Salvador – BA! Avelino, que está montando um dragster que utilizará a mecânica do gol FLTD, marcou o tempo de 10.529s na pista mais reação de 0.328s. Na segunda posição veio o piloto Everson de Camargo, que não conseguiu repetir o desempenho que vinha tendo nas etapas anteriores e marcou 10.889s mais reação de 0.056s. Everson também sofreu com a falta de aderência da pista e quase chocou-se contra o pinheirinho de largada.

Força Livre Tração Traseira
Há anos os pilotos de fusca com motor AP tentavam entrar na casa dos 9 segundos. Era um tabú a ser quebrado. Muitos passaram perto, mas o autor da façanha e também primeiro lugar na etapa foi Flávio Lhano, da cidade de São Paulo – SP. Flávio foi com certeza o grande destaque da prova. Em uma de suas largadas, o piloto quase capotou seu besouro, quando o fusca subiu a reta atravessando e levantando faísca raspando com o chassi no chão! Já em outra largada ele simplesmente levou o público paranaense ao delírio quando empinou seu fusca a mais de 1 metro do chão! Depois de tudo isso, para fechar sua participação com chave de ouro, Flávio Marcou 9.845s na pista mais 0.273s de reação, tornando-se assim o primeiro fusca com motor AP a andar na casa dos 9 segundos! Em segundo lugar veio Jonathan Liao, de São Paulo – SP, com o tempo de 10.432s mais 0.298s de reação. Outro que empinou bonito foi o piloto Gerson Arruda, da cidade de Londrina – PR. Já o piloto Marcio Martins, de Curitiba, perdeu o controle do seu fusca e chocou-se contra o pinheirinho de largada. Foram apenas algumas lâmpadas quebradas substituidas, e a prova pode seguir em frente.

Estruturada
Eduardo Dutra da Silva levou o caneco para casa com a sua linda Kharmann Ghia. Edardo largou apenas no começo do evento devido a problemas mecânicos, mas o tempo conquistado nas primeiras baterias foi suficiente para lhe garantir a primeira posição com o tempo de 9.885s de pista mais 0.091s de reação. Em segundo lugar veio Fabio Lopes, de São Paulo – SP, com o tempo de 10.600s. Fabio também tirou as rodas do seu lindo Maverick verde do chão!

Pro Mod
Mais uma vez deu Sandro José Bruno, piloto e preparador da equipe Sportsystem de São Paulo – SP, com o tempo de 9.513s no painel mais a ótima reação de 0.033s. Sandro também fez parte do “festival de empinadas” da etapa, mas este não ergueu tão alto devido a regulagem de suas whellie bars. Na segunda posição, representando a cidade de Curitiba, veio o piloto Fabio Barbosa, registrando o tempo de 11.866s de pista mais 0.117s de reação.

Dragster Light
Luis Alberto Fontana andou mais uma vez na casa dos 7 segundos e levou o caneco para casa! Fontana marcou 7.926s no painel mais reação de 0.153s. Em segundo lugar veio o piloto Elder Gandolfo, que teve problemas em um dos cabeçotes de seu V8 e foi impedido de largar durante todo o fim de semana. O tempo de Elder foi de 18 segundos, com o cabeçote quebrado.

Dragster Motor Dianteiro
Mais um troféu para Luis Alberto Fontana que andou sozinho na categoria mas nem por isso deixou de cravar o pé no acelerador . O tempo foi de 8.144s mais 0.290s de reação.

Dragster Motor Traseiro
Mais uma vez o paranaense Luis Alberto Fontana, com o tempo de 8.377s mais 0.079s de reação.

Drag Bike
Show de burnouts e bons tempos dos pilotos Romeu Magiollo e Irapua Kiel. Melhor para Romeu, representando a cidade de São José do Rio Preto, com o tempo de 10.371s mais reação de 0.054s. Já Irapua, da cidade de Castro – PR, marcou 10.486s no painel mais 0.286 de reação.

Desafio
O piloto que chegou mais próximo dos 15 segundos cravados foi Leandro Silveira, de Curitiba, com 15.008s mais reação de 0.159s.

Comentários: Filipe Bontorin Sturion


Resultados
Fotos

Sexta-Feira

Sábado

Domingo

Fotos: Fabio Felix "Pascoal" / Filipe Bontorin Sturion


 
  :: Página Principal