:: Página Principal  
 

3ª Etapa da Fórmula Arrancada - 18 a 20 de junho

Comentários

Debaixo de muito sol foi realizada nos dias 19, 20 e 21 de junho no autódromo Internacional de Curitiba a 3ª Etapa do Campeonato Paranaense de Arrancada. Como não poderia deixar de ser a prova organizada pela Força Livre Motorsport foi impecável. O número de participantes cresce a cada etapa, e o nível das disputas está cada vez mais elevado. A soma da qualidade com a quantidade fizeram desta terceira etapa a melhor realizada neste ano!

Vamos saber como foi a prova em cada categoria:

Desafio
Esta etapa lançou uma nova categoria na Fórmula Arrancada, destinada a pilotos amadores que querem tirar suas diferenças com responsabilidade e com toda a segurança e infra-estrutura de uma prova de arrancada. Trata-se da categoria “Desafio”, que em sua estreia já contou com mais de 20 participantes. Nesta categoria o preço da inscrição é diferenciado, e não é necessária filiação a uma entidade automobilística como nas categorias profissionais. O tempo marcado pelo piloto não deve ser abaixo dos 15 segundos, para evitar assim que carros com um nível maior de preparação se inscreva na categoria que é destinada para pilotos amadores. A vitória ficou com o curitibano Bruno Vasques, que marcou 15.015s no painel e reação de 0.364s. Na Segunda colocação ficou Marcelo Menarin da cidade de Castro – PR, com 15.349s mais 0.260s de reação. Muitos pilotos viraram abaixo dos 15 segundos, e por isso seus tempos não foram validados.

Standart
A primeira das categorias profissionais da Fórmula Arrancada continua sendo dominada pelo piloto gaúcho da cidade de Santa Cruz do Sul, Clovis Waechter. Clovis levou mais um troféu para sua coleção e ainda bateu mais uma vez o recorde da categoria. Seu tempo foi de 13.355s mais 0.102s de reação. Na segunda colocação ficou o piloto da cidade de Campo Largo – PR, Marcos Ribeiro, com 14.175s de pista mais 0.046s de reação.

Street Tração Dianteira
Não contente com a primeira colocação e a quebra de recorde na categoria Standart, Clovis Wachter ficou com a primeira colocação na Street Tração Dianteira com o tempo de 13.304s no placar mais 0.042s de reação. Aqui Clovis foi seguido de perto pelo 2º colocado Juliano Antunes, que marcou o tempo de 13.414s mais a boa reação de 0.064s.

Street Tração Traseira
O piloto curitibano Raul Correa não deu chances para os adversários e estampou no placar o novo recorde da categoria que agora é de 12.078s. Somado a reação de 0.147s, este tempo garantiu a Raul a primeira colocação. Em segundo lugar veio o também curitibano Roderjan Busato com 12.256s no painel mais 0.062s de reação. Não podemos deixar de destacar também o piloto Alexandre Almeida que levantou a galera com lindos burn outs que fecharam a reta do autódromo de fumaça!

Hot Rod
Depois de mais de 4 anos afastado das pistas o piloto Alexandre Kayayan mostrou que não perdeu a tocada e voltou com seu lindo camaro aspirado com motor de consideráveis 454 polegadas e injeção de nitro. O resultado de medidas tão exageradas foi o recorde da categoria Hot Rod e a primeira colocação com o tempo de 9.819s no painel mais 0.383s de reação. Além disso o piloto paulista levantava o autódromo de Curitiba com belos burn outs. Na segunda colocação veio Rafael Radunz com seu Essex ano 1927 com o tempo de 16.899s mais 0.501 de reação.

Street Turbo Tração Dianteira B
O piloto Sérgio Nunes aterrorizou a categoria sagrando-se o primeiro a entrar na casa dos 11 segundos na Turbo B. Sérgio estampou no placar o incrível tempo de 11.905s, novo recorde da categoria. Este tempo somado a reação de 0.250s deu a Sérgio a primeira colocação. Sérgio foi seguido de perto pelo piloto Herold Weigert, que ficou na segunda posição com o tempo de 12.129s mais 0.038s de reação. Na soma do tempo com a reação a diferença entre os 2 foi de apenas 0.012s! Esta briga irá esquentar nas próximas etapas da Fórmula Arrancada!

Street Turbo Tração Traseira
O piloto Robinson Fernandes ficou na primeira colocação com o tempo de 12.244s mais reação de 0.344s. Já o segundo lugar ficou para os pilotos Paulo Balabech e Geovani Ciesiels que participaram com o mesmo carro nesta etapa. Desta vez o piloto Rodrigo Panza não conseguiu repetir a performance que seu fusca vinha tendo nas etapas anteriores e acabou na terceira colocação.

Street Turbo Tração Dianteira A
Michel Haddad Jr trouxe seu gol de Campinas e mostrou que tem um dos carros mais bem acertados do país. Mesmo sem a presença do seu preparador, o Kadu, o piloto voltou para casa com a primeira colocação com o bom tempo de 11.654s no painel mais 0.022s de reação. O segundo lugar ficou com o piloto da equipe SP Mec, Leandro da Silva, que mostrou que vem evoluindo muito e marcou o tempo de 11.711s mais 0.054 de reação. Na terceira posição veio o piloto Caca Daud, que deixou a segunda colocação escapar na reação. Seu tempo de pista foi de 11.706s e a reação foi de 0.090, que apesar de ser uma boa marca não foi suficiente para assegurar ao piloto a segunda posição.

Super Street Tração Dianteira
Tivemos apenas um participante nesta categoria, mas podemos dizer que mesmo assim foi um show a parte! O piloto catarinesne Vicente Orige Silva simplesmente marcou a incrível marca de 10.929s no placar, novo recorde da categoria! Não podemos esquecer que trata-se de um carro aspirado e sem óxido nitroso! O Kadett vermelho do piloto realmente é uma obra-prima que deve ser admirada por todos nós! Vale lembrar que o piloto andou várias vezes na casa dos 10 segundos nesta etapa.

Super Street Tração Traseira
O piloto paulista Luis Alberto de Sousa largou na veia com seu fusca aspirado com nitro montado pela equipe Sportsystem e marcou o novo recorde da categoria com 9.754s. A segunda posição ficou com Régis Ramos, que é conhecido por levantar a torcida junto com a frente de seu opala durante as largadas. Régis agora conta com um purgador de nitro para fazer um show ainda maior e também limpar o sistema antes de cada largada, mas infelizmente problemas mecânicos impediram Régis de fazer uma boa participação.

Força Livre Tração Dianteira
Há tempos que Everson de Camargo vinha ensaiando o novo recorde da categoria, e agora foi pra valer! Everson estampou no painel de Curitiba o tempo de 9.909s, e conseguiu andar na casa dos 9 segundos em várias largadas durante o fim de semana, mostrando uma boa regularidade de seu carro. A primeira colocação foi assegurada com o tempo de 9.974s mais reação de 0.429s. Na Segunda posição veio o piloto catarinense Marco de Oliveira com o tempo de 10.505s mais 0.172s de reação.

Força Livre Tração Traseira
O domínio da equipe Sportsystem continua. Primeiro lugar para Rodrigo Facchini com 9.513s e reação de 0.287s. Já na segunda posição veio Jonathan Liao com 9.955s no placar mais a excelente reação de 0.007s. Mesmo sem repetir a boa atuação das etapas anteriores, Thomas Edson de Pauli faturou a terceira colocação com 11.997s e 0.309 de reação. O piloto estreou um sistema de 2 turbinas em seu fusca AP turbo.

Estruturada
Pedro Nunes e sua caravan levaram para a cidade de Sorocaba a primeira colocação com o tempo de 10.153s mais 0.239 de reação. Nunes assustou a todos quando sua caravan atravessou de forma muito violenta em uma das largadas, mas o piloto mostrou muita perícia e também um pouco de loucura e não arredou o pé do acelerador! Mesmo sem repetir as ótimas atuações que costumamos ver, Eduardo Dutra e seu belo Kharmann Ghia levaram para Florianópolis a segunda posição com o tempo de 10.990s mais 0.101 de reação.

Estruturada Import
Aqui tivemos um dos pegas mais bonitos do fim de semana! Quando o camaro de Gerson Choinski e o mustang de André Carrilo entravam na pista a arquibancada de Curitiba já se levantava para ver os 2 fecharem a reta de fumaça com belos burn outs de legítimos motores V8! Melhor para André Carrilo que garantiu a primeira colocação no tempo de reação! O tempo de pista de André foi de 10.731s, e a reação foi de 0.092s. Já Gerson, segundo colocado, teve um tempo de pista mais baixo, de 10.619s, mas sua reação de 0.207 o levou para a segunda colocação.

Pro Mod
Ainda no sábado pela manhã o piloto Scortgagna Jr, o Scort, levou o opala Black Yellow Lethal para pista e marcou o incrível tempo de 8.379s! Seria recorde da categoria se o tempo não tivesse sido atingido nos treinos. Na primeira largada oficial Scort teve problemas e marcou o tempo de 8.950s mais reação de 0.469s, este tempo já lhe garantiu a primeira colocação. Na largada seguinte, a parcial de 60 pés tinha sido ainda melhor que a parcial dos treinos, e a equipe Power Tech já estava vendo o novo recorde no placar, quando para a tristeza de todos os amantes da arrancada o bloco motor do opala quebrou, fazendo com que o virabrequim se desloque para baixo. Mas Scort já prometeu voltar para conseguir mais essa marca em sua brilhante carreira. Na segunda colocação veio o piloto paulista Sandro José Bruno que com seu fusca laranja ainda em fase de acertos virou 10.116s e 0.062 de reação.

Drag Bike
Giuliano Zoneti veio de Pelotas – RS e trouxe junto sua Hayabusa para faturar a primeira colocação com o tempo de 10.019s mais 0.123s de reação. Giuliano é um dos pilotos que mais investem na categoria Drag Bike. Há algum tempo atrás Giuliano andava com injeção de nitro em sua moto, e agora ele aterrorizou de vez, simplesmente turbinando o motor da moto de produção em série mais rápida do mundo! O resultado deste trabalho é o novo recorde da categoria: 10.019s! Já na segunda posição veio o piloto Romeu Maggiolo Filho com o tempo de 10.217s mais 0.143s de reação.

Dragster Light
A hegemonia do paranaense Luis Alberto Fontana finalmente foi quebrada! Mérito para Antonio Leão, que com uma grande reformulação na estrutura de seu dragster mostrou que veio para ficar e além da primeria colocação voltou para São Paulo com o novo recorde da categoria! Seu tempo foi de 7.680s e a reação foi de 0.443s. Na Segunda colocação veio o piloto Luis Alberto Fontana com 7.924s mais 0.314 de reação. Nesta prova Fontana voltou a andar na casa dos 7 segundos e também veio com nova pintura na bolha de seu funny car. Além disso o piloto relembrou os velhos tempos quando na largada de Domingo de manhã andou sem a bolha, deixando exposta para a torcida toda a beleza de seu motor chevy 350 polegadas. Em terceiro lugar veio o piloto Helder Gandolfo, com o tempo de 8.803 segundos e incrível reação de 0.011s! Durante esta largada Helder deu um susto em todos quando seu dragster atravessou de forma assustadora e quase foi passear na pista do adversário! Mas Helder usou toda a sua experiência e continuou com o pé no fundo! Vale lembrar que as partes internas do motor desse dragster não são forjadas!

Dragster Motor Dianteiro
Fontana andou sozinho na categoria mas nem por isso deixou de acelerar no fundo! Marcou 8.155s e reação de 0.406s.

Dragster Motor Traseiro
Alejandro Sanchez trouxe seu dragster top alcohol de São Paulo mas infelizmente não conseguiu uma boa participação. Foi um final de semana de muito trabalho da equipe Power Plus, que teve que resolver muitos problemas com o motor do bólido. Primeiro foi o conversor de torque que se desintegrou ainda nos treinos. Depois de uma noite inteira de trabalho o problema foi resolvido, e nos treinos de sábado pela manhã o piloto marcou 7.0s. Quando parecia que os tempos baixos começariam a ser alcançados, um novo problema no balanceiro do motor tirou Alejandro da disputa, para a tristeja de todos os presentes no autódromo. Alejandro ficou com a primeira posição com 9.407s mais 0.381s de reação.

Comentários: Filipe Bontorin Sturion


Resultados (em breve)


Fotos de Sábado

Fotos de Domingo

Fotos: Fabio Felix "Pascoal" / Filipe Bontorin Sturion



 
  :: Página Principal