:: Página Principal  
 

1ª Etapa da Fórmula Arrancada - 5 a 7 de março

Comentários

A Fórmula Arrancada começou com o pé direito como não poderia deixar de ser! Foram 130 inscritos entre carros e motos, buscando o melhor tempo debaixo de muito sol e de uma torcida de mais de 20 mil pessoas! A arrancada mostra que nos últimos anos cresceu muito, prova disso foi o investimento que foi feito em mídia para esta etapa. Era comum para os curitibanos assistirem a propagandas da prova na Rede Globo durante o horário nobre, e escutarem chamadas da arrancada em rádios durante todo o dia! Patrocinadores, abram seus olhos! Além de investir em propaganda, a equipe da Força Livre investiu também em infra-estrutura. Os carros de apoio agora são GOLF turbo modelo exportação de 6 marchas e com muito tuning! E por falar em Tuning, tivemos juntamente com a Arrancada a primeira etapa do Campeonato Paranaense de Tuning, que contou com a presença de 30 carros de alto nível! Cada vez mais o tuning mostra que não é uma mania passageira, mas que veio para ficar para a alegria de nossos olhos! Esta foi uma receita excelente para todos nós amantes do automobilismo: na pista carros fortíssimos brigando por cada milésimo de segundo, e no estacionamento carros tunados em grande estilo! A premiação em dinheiro para os primeiros colocados na arrancada continua, bem como a premiação para os recordes quebrados. Outro ponto a ser destacado é a participação do público de Curitiba! A cada aquecimento de pneu, carro no corte de giro na hora da largada, bons tempos conquistados, é grande a vibração da arquibancada, que vai ao delírio! E para animar ainda mais os torcedores, como não poderia deixar de ser, no final das puxadas a pista é aberta para os opaleiros, chevetteiros e afins fazerem um show de zerinhos! Muita fumaça e pneus estourando, faíscas e manobras radicais, fazem deste show um dos mais aplaudidos pelo público! Vale ressaltar também que o nível técnico dos participantes está cada vez mais alto! Muitos carros começaram o ano utilizando pneus da marca Hoosier. Esta marca vem se destacando nas provas nos Estados Unidos, por produzir pneus com um composto extremamente mole, que proporciona uma tração muito melhor que os pneus utilizados anteriormente. Além disso, estava montado junto ao espaço do Paranaense de Tuning o bar da revista Hot, onde os mais variados drinks eram servidos por lindas garotas, que levavam os marmanjos de plantão à loucura com as danças e coreografias! Para este ano, foram incluídas 2 novas categorias no Paranaense de Arrancada, a Pro Mod e a hot rod.

Agora vamos ver como foi a disputa em cada categoria:

Standart
Já está virando rotina! O gaúcho Clovis Waechter trás o seu gol de Santa Cruz do Sul para aterrorizar a categoria e bater novamente o recorde que já lhe pertencia! Clovis marcou 13.583s no painel e teve a ótima reação de 0.056s. A segunda colocação ficou com o maringaense Harisson Marques, que percorreu os 402 metros em 14,307s com uma reação de 0,146s. Harisson foi seguido de perto por Marcos Bot Ribeiro, de Campo Largo-PR, que marcou 14,403s + 0,232s de reação, garantindo assim a terceira colocação. A equipe do Racha.com.be parabeniza o piloto Clovis Waechter e toda sua equipe, que vem desempenhando um trabalho impecável nas arrancadas de todo o sul do País!

Street Tração Dianteira
Mais uma vez o gaúcho Clovis Wachter mostrou que não está para brincadeiras! Subiu no lugar mais alto do podium com o tempo de 13,466s + 0,149s de reação. Já a segunda colocação ficou com Juliano Bot Antunes, de Campo Largo-PR, com o tempo de 13,774s nos 402 metros mais uma reação de 0,371s. Paulo Fernando, também de Campo Largo, ficou com o terceiro lugar com 13.893s na pista mais 0,313s de reação! A briga promete esquentar na Street Tração Dianteira!

Street Tração Traseira
Esta foi uma das categorias mais disputadas do final de semana! E também uma das mais aplaudidas pelo público, que adora o show de fumaça feito pelos participantes antes de cada largada! Raul Correa, de Curitiba, reagiu rápido para levar a primeira colocação para casa! Seu tempo de pista foi de 12,293s somado a uma reação de 0,053s. Já o segundo colocado, Artur Corbari Tocchio, percorreu os 402 metros em 12,289s, ou seja, um tempo mais baixo do que o conquistado por Raul. Porém somando a reação de 0,083s, ficamos com um total de 12,372s para Artur, contra um total de 12,346s para Raul! A terceira colocação ficou com Marcos Julio, da cidade de Imbituva – PR. Seu tempo de pista foi 12,402s e sua reação 0,127s. Com um equilíbrio cada vez maior na categoria, a reação está tomando uma importância muito grande!

Street Turbo Tração Dianteira B
Ainda não foi dessa vez que a hegemonia dos pilotos Herold Weigert e Luis Favareto, ambos de Curitiba, foi quebrada. Herlod levou o caneco para casa com o tempo de 12,210s + 0,019s de reação. A Segunda colocação ficou com Luis Favareto, que marcou 12,271s + 0,016s de reação. A dupla paranaense continua imbatível na Turbo B, mas os adversários já estão muito perto, e temos certeza que a briga vai esquentar! Glauco Viana, de Palmeira – PR, seguiu os dois curitibanos de perto, marcando 12,290s nos 402 metros mais a reação de 0,064s. É incrível a força tirada dos motores AP, que são alimentados apenas por 1 bomba de combustível e carburador nacional, geralmente os 3E. Não é permitido também o uso de bicos suplementares. Por esse motivo, grande parte dos preparadores desta categoria optaram pelo uso do álcool hidratado em vez do metanol. Conseguindo assim uma melhor alimentação.

Street Turbo Tração Traseira
Rodrigo Panza, de São Paulo, marcou o novo recorde da categoria com o tempo de 11,792s! O acerto do fusquinha preparado por Bruno Panza impressiona! Logo depois de aterrorizar a categoria com direito a recorde e tudo, Bruno levou o fusquinha para casa em meio ao pesado trânsito de Curitiba! Além de andar muito, o carro tem uma boa lenta, não esquenta, e pode andar tranqüilamente como um carro de família quando está fora das pistas! Parabéns a toda equipe Panza Drag Racing! A segunda colocação ficou com Geovane Cielsielski, de Curitiba, com o tempo de 13,435s, e em terceiro veio Lennon Avelino, também de Curitiba, com 13,735s.

Street Turbo Tração Dianteira A
Esta é sem dúvida a categoria que mais se desenvolveu nos últimos anos. O que mais impressiona é que muitos carros tem condições de brigar pela primeira colocação, o que faz desta categoria também uma das mais disputadas e emocionantes! Celso Valente, da Lelo de São Bernardo do Campo, mostrou que o bom e velho carburador ainda está longe de ser aposentado, quando estampou no placar de Curitiba o incrível tempo de 11,423s, novo recorde da categoria! Celso marcou este tempo usando um carburador importado weber, quando grande parte dos preparadores já estão optando pelo uso da injeção nos carros da turbo A! A equipe do Racha.com.br parabeniza a toda equipe da Lelo Motorsport e ao piloto Celso Valente por esta grande conquista! A segunda colocação ficou com o piloto da cidade de São Caetano do Sul, Leandro Romera, que marcou o ótimo tempo de 11,690s no placar da pista paranaense. Em terceiro veio o campeão paulista de arrancada do ano de 2003 Michel Haddad Junior, da cidade de Campínas – SP com tempo de pista de 11,721s. A briga nesta categoria já está fervendo!

Super Street Tração Dianteira
O piloto Vicente Orige, da cidade de Florianópolis, está de volta aos velhos e bons tempos! Para quem não lembra, Vicente aterrorizava os apzeiros de plantão com seu vectra aspirado nos anos de 97 e 98 na pista de Curitiba. Com a carroceria de seu Vectra já desgastada, Vicente partiu para um novo projeto, um Kadett também aspirado. Vicente sofreu um pouco para acertar o novo carro, mas agora que acertou... quem vai segurar o cara? Vicente levou o caneco para Santa Catarina com 11,683s nos 402 metros e uma incrível reação de 0,003s! O segundo lugar ficou com o piloto de Chapecó – SC, André Moratelli, que compete com um lindo golf amarelo ainda em fase de acertos, mas que com certeza já é um dos grandes destaques da categoria. André marcou 12,425s com a reação de 0,009s. O terceiro lugar ficou com Juliano Salton, de Porto Alegre- RS, com 12,650s + reação de 0,083s. Mal podemos esperar pelo duelo entre Vicente, e o piloto do Fiat 147 vermelho, aquele das 4 webers deitadas, o Franzzoni! Essa não vai dar para perder!

Super Street Tração Traseira
Régis Ramos, de São José dos Campos- SP, mostrou que ainda tem muito coelho pra tirar da cartola! Depois de alguns problemas, Regis foi para a pista para marcar o novo recorde da categoria! Como sempre, Regis largou empinando, e então o carro atravessou e foi em direção ao muro. Quando todos achavam que Regis abortaria a largada, o rapaz simplesmente ignorou a presença do muro alí ao seu lado e continuou com o pé embaixo! O resultado do trabalho da equipe Flash e da loucura do piloto Regis Ramos foi o incrível tempo de 9,833s, novo recorde da categoria! A segunda colocação ficou com Sandro José Bruno, o Xuxa, de São Paulo capital. Sandro e seu fusca aspirado estão na briga para entrar na casa dos 9 segundos. Xuxa passou perto, mas uma quebra do comando de válvulas de seu carro o tirou da disputa. Mesmo assim, Sandro marcou 10,093s e ficou com a segunda colocação. Em terceiro veio o piloto curitibano Julivier Gabardo, que colocou pneus Hoosier na traseira de seu lindo opala e partiu para a briga na categoria. Julvier marcou o tempo de 12,441s.

Força Livre Tração Dianteira
Mais uma vez o piloto Everson de Camargo da equipe ATS de São José do Rio Preto – SP, subiu no lugar mais alto do podium com o tempo de 10,136s. Já na segunda colocação veio o piloto Marco Antonio Salles Oliveira, que agora conta com 2 purgadores de nitro para animar ainda mais o público. O piloto de Florianópolis ficou com a segunda colocação com o tempo de 10,504s. Já em terceiro veio o piloto Dejair Pazzini. O gol amarelo passou por muitos problemas no fim de semana, mas mesmo assim Pazzini marcou o tempo de 10,345s, deixando a segunda posição escapar por causa de sua reação de 0,398s. Sentimos a falta da participação do piloto Carlos Amboni com a saveiro vermelha.

Força Livre Tração Traseira
Thomas Edison, de Curitiba, está “ensainado” para entrar na casa dos 9 segundos com seu fusca equipado com motor AP e muito nitro! Com lindas empinadas e uma incrível demonstração de força, o piloto de Pinhais – PR mostrou que não está para brincadeiras e levou o caneco para casa com 10,039s. Lembram quando este reporter que vos escreve comentou do fusca da equipe Panza Drag Racing? Que o carro bateu o recorde da categoria e foi embora andando para casa? E não é que o cara fez denovo! No sábado pela manhã estava andando pelos boxes quando passa por mim uma TL alaranjada com aparência original, incluindo rodas, altura da suspensão, etc. Para minha surpresa, este aparentemente pacato carro de família levou o segundo lugar da categoria, com o tempo de 11,750s! Era incrível ver como o pequeno carro agarrava com seus pneus ranhurados no chão e engolia os 402 metros da pista de Curitiba! O piloto e feliz proprietário do bólido chama-se José Carlos Lichirgu, e é da cidade de Curitiba. A terceira colocação ficou com o piloto paulista Jonathan Liao, que sofreu com problemas no carro e não pode largar no domingo. Jonathan marcou 12,226s.

Estruturada
O catarinense Eduardo Dutra trouxe seu lindo Karmann Ghia para Curitiba para ficar com o troféu de primeiro colocado na categoria estruturada, com o tempo de 10,547s. O segundo lugar ficou para Pedro Nunes, de Sorocaba-SP, que levantava a galera com lindos burnouts e atravessadas insanas de sua caravan na pista de Curitiba. Pedro marcou o tempo de 11,203s no placar. Já a terceira colocação ficou com o piloto da cidade de Ponta Grossa – PR, Nilton Meller Junior, que marcou 12,828s no painel.

Estruturada Import
No domingo pela manhã Gerson Luiz trouxe seu camaro rodando até o Autódromo de Curitiba. Chegando no box, Gerson e Marco Aurélio, ambos pilotos do camaro e também preparadores do Funny Car do piloto Luis Alberto Fontana, retiraram os abafadores do camaro e o lindo ronco do motor V8 já podia ser ouvido plenamente. A dupla levou a primeira colocação com 11,433s. Vale lembrar que durante os treinos o camaro chegou a entrar na casa dos 10 segundos! A segunda colocação ficou com Mauricio Nurs, de Curitiba, com o tempo de 11,990s. E a terceira posição ficou com o também curitibano Daniel Villanuevo, com o tempo de 15,599s.

Dragster Light
O piloto Luis Alberto Fontana apareceu com seu dragster no domingo para fazer a alegria do público! O motor estava muito bem acertado, e o piloto fez lindos burnouts para o delírio das mais de 20 mil pessoas presentes. Mesmo correndo sozinho, Fontana não poupou o equipamento e acelerou no limite, marcando 8,152s e acrescentando mais um torféu de primeiro lugar a sua estante!

Dragster Motor Dianteiro
Só faltou um ventinho a favor para que o piloto paranaense percorresse os 402 metros na casa dos 7 segundos novamente! Fontana marcou 8,016s e ficou com a primeira colocação depois de um susto nos treinos livres. Com problemas nas whellie–bars, o funny car empinou meio torto e foi em direção ao muro, mas o experiente piloto não se assustou e a tarde marcou ótimos tempos!

Street Bike
O piloto Everson de Camargo, o mesmo do gol branco da FLTD, trouxe sua moto de São José do Rio Preto para marcar o tempo de 11,079s e ficar com a primeira colocação. Em segundo lugar veio Fabio Luis dos Santos, com o tempo de 11,971s.

Drag Bike
Irapua Kiel fez o ótimo tempo de 10,661s e levou o caneco para a cidade de Castro – PR. Em segundo veio Everson de Camargo, que não contente em participar na FLTD e Street Bike apenas, colocou uma garrafinha de nitro “de pedaleira” em sua moto e marcou o tempo de 11,072s. Os burnouts proporcionados pelos 2 competidores eram um show a parte para todo o público presente!

Não tivemos participantes nas categorias Pro Mod, Hot Rod e Dragster Motor Traseiro.

Comentários: Filipe Bontorin Sturion

Fotos (total: 367 fotos)

Fotos: Fabio Felix "Pascoal"


Resultados

 


 
  :: Página Principal