:: Página Principal  
 
NHRA Mello Yello Drag Racing Series 2013 - Sidnei "Grandão" Frigo - Top Fuel
Arizona Nationals - Phoenix, AZ, EUA - 22 a 24 de fevereiro

Recomende essa cobertura no Facebook:
Curta o DragsterBrasil.com:

Texto: Filipe Sturion

Depois da ótima participação na corrida de estreia, em Pomona, na California, a equipe Artivinco Racing levantou acampamento e seguiu diretamente para a cidade de Phoenix, no Arizona, onde já na semana seguinte, seria realizada a segunda etapa do Campeonato. Os 600km de distância foram cumpridos em pouco mais de 7 horas pelo caminhão da equipe. A próximidade entre as etapas deixou evidente o nível de profissionalismo exigido para participar do Mello Yello Drag Racing Series, principal divisão da NHRA. São necessárias diversas peças reserva. No caso da categoria Top Fuel, a organização exige que a equipe possua um carro reserva montado e alguns motores também montados!


A pista de Firebird é um grande complexo automobilistico. Além da pista de Arrancada, existem circuitos para as mais variadas provas e um gigantesco lago artificial (construído no meio do deserto!) para receber provas de Arrancada com barcos!
Infelizmente, após 30 anos de serviços prestados, o complexo será desativada em abril deste ano. Firebird foi construído sob terras indigenas, em um regime de concessão, que não foi mais renovado. Esta foi a última etapda da NHRA em Firebird, e o automobislimo mundial perderá um de seus maiores templos...

Assim como acontece em todas as etapas da NHRA, não há treinos livres, e as diferentes categorias têm dias certos para andarem. A Top Fuel, categoria do piloto brasileiro Sidnei Frigo, teve puxadas classificatórias na sexta e no sábado. Já no domingo tivemos as eliminatórias.


Foram realizadas 2 puxadas classificatórias na sexta-feira e mais duas no sábado. Grandão classificou-se para a fase eliminatória com o tempo de 3s866, obtido na última puxada de sábado, ficando até então com a 14ª colocação. No ano de 2013 a disputa está extremamente acirrada! Apenas 0s1 separam o primeiro classificado do último integrante dos Top 16!
Nas primeiras puxadas o Dragster estava passando com alguns cilindros apagados, prejudicando o rendimento e impedindo o piloto de andar na casa dos 3 segundos.

Ainda durante as classificatórias, o Top Fuel de Grandão passou por uma quebra no fim da reta, com direito a uma impressionante bola de fogo! A equipe Artivinco Racing precisou trabalhar rápido para que o piloto acelerasse novamente e conquistasse o tempo na casa dos 3 segundos necessário para avançar para a fase seguinte.


Nos intervalos entre as puxadas, enquanto os mecânicos revisam o carro e buscam o melhor acerto para a próxima largada, Sidnei "Grandão" Frigo aproveitava para treinar seu tempo de reação. Sensores instalados no carro simulam uma largada. Grandão aciona freio e embreagem como em uma largada verdadeira, e confere no equipamento como está seu tempo de reação.


Depois do ótimo desempenho na etapa de estréia, em Pomona, Sidnei "Grandão" Frigo conquistou o carinho do público americano e, durante a etapa, o brazuca distribuiu muitos autógrafos! Na apresentação dos pilotos classificados, realizada no domingo, Grandão recebeu o reconhecimento do público, apaixonado pelo Drag Race. (foto abaixo)


O box da equipe Artivinco Racing recebeu diversas personalidades da Arrancada americana. Podemos destacar a visita do vice-presidente de operações da NHRA, Sr Graham Light.


Classificado na 14ª posição, Sidnei "Grandão" Frigo pegou novamente o piloto Tony Shumacher, que havia se classificado em 3º lugar. Grandão fez um melhor tempo de reação com 0s055 contra 0s065 de Tony, porém logo em seguida o Top Fuel do brasileiro perdeu a tração e Shcumacher, da equipe US Army, levou a melhor com 3s806.O americano, hepta-campeão da modalidade, foi o vencedor da etapa.

O próximo compromisso da equipe Articinco Racing será entre os dias 14 e 17 de março, na prova Amalie Oil NHRA Gatornationals, realizada em Gainesville, no estado da Florida.


Fotos
Fotos: Fabio Felix Pascoal
 
  :: Página Principal