:: Página Principal  
 
NHRA Mello Yello Drag Racing Series 2013 - Sidnei "Grandão" Frigo - Top Fuel
O’Reilly Auto Parts NHRA Winternationals - Pomona, CA, EUA - 14 a 17 de fevereiro

Recomende essa cobertura no Facebook:
Curta o DragsterBrasil.com:

Texto: Filipe Sturion

Finalmente temos um brasileiro na categoria máxima da Arrancada Mundial! Entre os dias 14 e 17 de fevereiro, Sidnei Grandão Frigo fez sua estreia com o Top Fuel na O’Reilly Auto Parts NHRA Winternationals, etapa de abertura da NHRA, em Pomona, na California.

Não existe treinos nas etapas oficiais da NHRA, e já na quinta-feira, o piloto da Artivinco Racing foi com força total para a primeira classificatória. Grandão já andou na casa dos 3s, engolindo os 304 metros em 3s890 a 480km/h.

Já na sexta-feira, Grandão fez sua segunda puxada classificatória, melhorando ainda mais seu recorde pessoal. Desta vez o tempo obtido foi de 3s873 a 493km/h. Com isso, Grandão terminou a sexta-feira na 15ª colocação, ou seja, entre os 16 melhores que se classificariam para a fase eliminatória. No sábado Frigo teve mais uma chance de melhorar seu tempo de classificação, porém isso não aconteceu devido a quebra de um pistão do Top Fuel.
No final das puxadas, Grandão passou para o Top 16 na 16ª colocação.

A cada largada com o Top Fuel, o motor é inteiro desmontado e as peças móveis como pistões e bielas são substituidos. A equipe analisa diversos dados da telemetria, além de dados climáticos, para chegar em um acerto preciso de injeção, ignição e embreagem para a próxima largada.


Grandão comemora a classificação ao lado de sua esposa Daniela Frigo! Vale ressaltar que esta foi a classificatória mais disputada de toda a história da NHRA, com os tempos mais baixos registrados entre os Top 16 até então!

Um piloto de fora dos Estados Unidos conseguir um desempenho tão bom já em sua prova de estréia atraiu a atenção dos Americanos! Ao lado vemos Grandão sendo focalizado pelas lentes da ESPN, o maior canal de esportes do Mundo!


Já no domingo, os 16 classificados são chamados um a um para serem apresentados ao público. Sidnei Grandão teve a honra de estar entre os 16 melhores, e foi recebido com aplausos pelo público presente!


Classificado na 16ª colocação, Grandão pegou já nas oitavas de final um adversário duríssimo, Tony Shcumascher, atual campeão da categoria e classificado em primeiro lugar nesta prova. Representando o Brasil, o piloto da Artivinco Racing registrou 3s849 enquanto seu adversário, da equipe US Army, fez o tempo de 3s785. Mais tarde Tony Shumacher seria o campeão da prova. A equipe Artivinco Racing terminou sua participação em Pomona com a sensação de dever cumprido, já que em sua prova de estreia, classificou-se para as eliminatorias deixando muitos americanos experientes para trás! Parabéns ao piloto Sidnei "Grandão" Frigo e a equipe Artivinco Racing!


O próximo compromisso da equipe Articinco Racing será entre os dias 22 e 24 de fevereiro, na prova NHRA Arizona Nationals, realizada em Phoenix, no estado do Arizona.

Fotos
Fotos: Fabio Felix Pascoal / Alan Bibbo
 
  :: Página Principal