:: Página Principal  
 
Desafio 201 metros - 2ª edição - Curitiba (PR) – 1/05/2011

Texto: Filipe Sturion

Os motoristas que encararam a 2ª edição do Desafio 201 metros não tiveram folga no feriado do Dia do Trabalho. Na tarde de domingo, o Autódromo de Curitiba recebeu nada menos que 150 carros, ótimo público e diversos clubes de carros. Já na quinta-feira anterior ao evento, haviam 120 pilotos inscritos, e como a participação é limitada a 150 carros, muita gente que deixou para se inscrever no dia ficou de fora!

Com casa cheia, a pista foi liberada às 12:20, 40 minutos antes do previsto. Foram feitas puxadas de treino até as 16 horas, quando a saída do box foi fechada para dar inicio ao mata mata. O formato da prova é simples, o participante que perdia a puxada, tinha sua pulseira de piloto retirada já na volta para os boxes, e o vencedor, voltava para a pista. Os carros eram agrupados na curva da vitória, para seguirem para a próxima eliminatória. Na fila para a puxada, vale a astúcia de cada motorista para conseguir acelerar com um adversário com preparação semelhante. Veículos de 1000 cilindradas buscavam veículos também com essa motorização. Carros de tração traseira com carros de tração traseira, etc. Com isso, carros de potência menor conseguiram avançar no evento por diversas rodadas.

A grande final foi realizada entre o VW Gol turbo de Fernando Magalhães e o Chevette AP Turbo de Renelso de Paula Junior. O público, que compareceu em peso, ficou de pé para assistir a puxada. Melhor para o tração dianteira de Fernando, da equipe Bimba Preparações, que registrou 8s406 na puxada final. Já o tração traseira de Renelso, da Street Race, passou muito perto de Fernando, com 8s467.

Enquanto as puxadas rolavam na pista, a área atrás dos boxes era invadida pelos clubes de carros, que estão cada vez mais organizados. Podemos destacar o grupo Kamikaze Club, que estava com tenda personalizada, carros adesivados e um pessoal muito animado. Já o Clube da Pick Up Corsa compareceu com um grande número de membros. Enquanto isso, o Celta Clube, além da confraternização atrás dos boxes, colocou diversos 1.0, aspro ou turbo, para acelerar nos 201 metros.

A parceria com o Detran (PR) continua, e participantes que não possuem pontos na carteira de habilitação ganharam desconto no valor da inscrição.

É grande a necessidade de mais eventos como esse. Podemos ver diversas oficinas que não participam dos eventos profissionais, seja devido aos custos ou regulamentos, levando diversos carros para acelerar no Desafio 201. Não há como criar um regulamento que englobe as necessidades de todos, e por isso, eventos "menores" ganham grande movimento no Brasil. Nos Estados Unidos, existem várias associações e provas distintas, para dar chance a pilotos com necessidades diferentes.

Campeão
Fernando Magalhães
Bimba Preparações
Vice-Campeão
Renelso de Paula Junior
Street Race


Fotos

Fotos: Filipe Sturion
 
  :: Página Principal